St. Patrick's Day: o feriado mais famoso da Irlanda

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
pessoas no saint patricks day em dublin vestidas de leprechaun

Em todos os anos, no dia 17 de março, é comemorado o St. Patrick’s Day na Irlanda. O feriado é uma das datas mais importantes para o país e, também, é comemorado pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. E a Optima Intercâmbio também já entrou no clima dessa festa! Conheça um pouco mais sobre uma das festas mais tradicionais da Irlanda!

Quem foi São Patrício

O St. Patrick’s Day é uma comemoração que relembra a história de São Patrício. Hoje, ele é um dos santos padroeiros da Irlanda. Existe muita história sobre a vida de São Patrício, mas a mais aceita é de que ele nasceu na Grã-Bretanha, no final do século IV.

Sua família tinha uma grande afeição com a religião, entretanto, Patrício não se considerava de nenhuma religião. Com apenas 16 anos, São Patrício foi capturado por piratas irlandeses que o levaram para a Irlanda. Por lá, ele foi escravizado e mantido em cativeiro por seis anos. O tempo que ele passou em cativeiro foi fundamental para que ele encontrasse sua espiritualidade e fortalecesse seu relacionamento com Deus. Assim, Patrício acabou convertendo-se ao cristianismo.

Após seis anos em cativeiro, teve uma visão que dizia que logo estaria em casa e que ele deveria fugir para a costa da Irlanda, onde havia um navio que o levaria para casa. O que aconteceu, de fato. Após chegar em casa, Patrício tornou-se padre e voltou para a Irlanda, quando começou a converter vários pagãos ao cristianismo.

Uma das histórias mais tradicionais relacionadas à São Patrício é que o santo utilizava um trevo de três folhas para explicar aos pagãos celtas sobre a Santíssima Trindade. Por isso, os trevos são um dos símbolos da festa de St Patrick’s Day.

Outra história que está ligada ao santo é que ele expulsou todas as serpentes da Ilha da Irlanda. São Patrício teria sido picado por uma serpente enquanto estava em uma montanha e, após isso, amaldiçoou-as. Na verdade, essa história é como uma metáfora para que os evangelizados entendessem que o pecado deveria ser banido. O fato de não existir cobras e serpentes na Irlanda está ligado ao isolamento geográfico da ilha.

Após evangelizar milhares de pagãos celtas na Irlanda, durante 30 anos, São Patrício se muda para a cidade de Down - que hoje se chama Downpatrick por causa dele - e permanece lá até sua morte.

meninas com adereços verdes do st. patricks day

História

O dia 17 de março é o dia em que Saint Patrick morreu. Desde o século XVII o dia do santo está no calendário da Igreja Católica (predominante na República da Irlanda) e, também, da Igreja Anglicana (predominante na Irlanda do Norte). Assim, o dia de São Patrício se tornou um dia sagrado para os cristãos da ilha das Irlandas.

A relação com toda bebedeira do St. Patrick's Day é que o feriado cai durante a Quaresma e, assim, era uma forma de fugir das obrigações de abstinência que antecedem a páscoa. A primeira celebração do St. Patricks Day como conhecemos hoje teve início não na Irlanda, mas nos Estados Unidos. Em 1762, soldados irlandeses do exército britânico marcharam pela primeira vez em Nova York. Naquele desfile, os soldados tinham a intenção de homenagear e relembrar a Irlanda. A cor verde era o símbolo do país e, a partir dessa época, passou a ser relacionada também ao São Patrício.

Na Irlanda, a data é feriado nacional desde 1903. E a primeira Day Parades de São Patrício foi realizado na cidade de Waterford, no mesmo ano. Ao longo do tempo, a comemoração foi se desenvolvendo e entrando para o calendário popular irlandês.

Mas foi somente a partir dos anos 1990 que a Irlanda abraçou de vez a data e resolveu transformá-la no grande festival que é hoje. Em 1996, o primeiro St. Patrick’s Day foi realizado com o intuito de criar uma nova data turística e movimentar a economia da Irlanda.

A partir daí, todo o mundo começou a celebrar a data. Estados Unidos e Canadá tem festas que não deixam nada a dever à tradicional festa irlandesa. Reino Unido, Austrália, Japão, Rússia, Malta e, até mesmo, o Brasil, tem eventos dedicados ao Saint Patrick's Day.

pessoas em uma parada de saint patricks day
Foto via Flickr / @giuseppemilo

Como é comemorado

Por sua proximidade com a páscoa e por cair durante a Quaresma, o St. Patrick s Day foi, também, uma maneira de “tirar uma folga” das responsabilidades do período. Como isso acabou ficando um pouco fora de controle, a Igreja resolveu transformar a data em um feriado cristão durante o século XVII. Isso acabou obrigando os católicos a respeitarem a memória e o trabalho do santo evangelizador.

Ao longo do tempo, a festa acabou tomando outros significados. O mais claro deles é o fato de estar diretamente relacionado ao folclore e à cultura irlandesa. A cor verde, por exemplo, não era símbolo da festa - mas sim o azul. O verde começou a ser utilizado por nacionalistas irlandeses contra o domínio britânico no final do século XVIII. Eles cantavam a música “The Wearing of the Green” durante a rebelião contra o exército britânico, que usava a cor azul.

Hoje em dia, as comemorações do St. Patrick's Day pela Irlanda recebem milhões de visitantes todos os anos, graças à grande fama do festival. Por vários dias seguidos há um verdadeiro carnaval irlandês, onde a população e os turistas saem às ruas vestidos e pintados de verde para beber cerveja e celebrar a cultura irlandesa. Em Dublin, por exemplo, o Festival de Saint Patrick’s Day costuma durar em torno de cinco dias.

Há vários símbolos que caracterizam a festa hoje em dia. O primeiro é o clássico trevo que, como citado anteriormente, foi uma ferramenta de São Patrício para evangelizar os irlandeses e celtas.

Outro símbolo clássico é o leprechaun, ou “duende irlandês”. Diz a história que eles são responsáveis por consertar os sapatos das fadas e guardar tesouros no final do arco-íris. A verdade é que eles não têm muito a ver com São Patrício, mas sim com o folclore da ilha da Irlanda desde os tempos medievais.

Se a cor da festa é verde e a bebida símbolo da Irlanda é a cerveja, por que não misturar as duas coisas? Por lá, a data é celebrada com muita (muita mesmo!) cerveja verde. Normalmente elas levam um xarope de menta que dão a cor característica à bebida. Já aqui no Brasil alguns bares colocam apenas algumas gotas de corante verde.

cerveja verde é um dos símbolos do st patricks day

Locais na Irlanda para curtir o St. Patrick’s Day

Você pode curtir o St. Patrick's Day em quase todas as cidades da Irlanda. Ainda mais naquelas que costumam receber intercambistas. Há celebrações por todo o país. Mas veja quais são as mais populares.

Dublin

O St. Patrick's Day em Dublin é, sem dúvidas, o maior do mundo. A festa dura de quatro a cinco dias e recebe mais de 500 mil pessoas para assistir à parada. A capital irlandesa se colore de verde, com edifícios e prédios iluminados com a cor e cheios de decorações. O bairro de Temple Bar é uma ótima opção para quem quer curtir as festividades na cidade, já que é uma região repleta de bares e, sem dúvidas, você vai encontrar algum lugar para ficar.

Limerick

A cidade de Limerick tem uma das maiores paradas fora da capital, Dublin. É uma boa opção para quem está na cidade ou para quem quer conhecer a região e aproveitar, durante a viagem, outros pontos turísticos, como os icônicos Cliffs of Moher.

Cork

Quem está em Cork poderá curtir uma comemoração vibrante e colorida pelas ruas da cidade. Mais de 5 mil pessoas se reúnem para comemorar a data e há diversas apresentações culturais.

Galway

Em Galway as comemorações do St. Patrick’s Day é uma maneira de mostrar os artistas locais e celebrar as diversas culturas e talentos da cidade. Por isso, os desfiles de Saint Patrick’s Day em Galway costumam exibir várias opções artísticas que mostram a multiculturalidade da cidade. Além dos tradicionais bares e pubs da cidade, você poderá curtir apresentações culturais por toda a cidade.

Agora, para curtir de verdade o St. Patrick's Day o melhor é fazer um intercâmbio na Irlanda, aprender sobre toda a cultura do país e se jogar na festa! Peça já um orçamento para seu intercâmbio com nossa equipe especializada!

Foto de capa: Flickr / @giuseppemilo

Dublin Galway Limerick Cork St. Patrick's Day
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco