Como escolher uma agência de intercâmbio

13 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Estudar no exterior é um grande sonho e também um grande investimento emocional, financeiro, pessoal e profissional que pode trazer frutos incríveis para toda a vida. Por isto escolhemos as melhores dicas sobre como selecionar e contratar um agência de intercâmbio de qualidade.

Confiança e credibilidade no mercado

Uma agência confiável tem sua missão e práticas claramente escritas em seu website e é importante cruzar estas informações com depoimentos de redes sociais e sites de confiança (como o Reclame Aqui) para garantir a credibilidade do serviço.

Primeiramente é preciso verificar se a agência é legitima, ou seja, se é de fato, uma agência de intercâmbio registrada. Para isto é importante saber se ela tem CNPJ e endereço fixo no Brasil, duas características essenciais de agências de confiança.

Uma agência que não possui CNPJ não é considerada uma empresa e portanto não tem nenhuma obrigação legal e nem contratual. Caso haja algum problema você não poderá exigir seus direitos como consumidor. Os grandes problemas só aparecem depois que o intercâmbio já começou, quando o consumidor obtém algo bem diferente daquilo que ele contratou: Moradia, escola, seguro, etc. Fique atento e descarte estas agência que não possuem CNPJ!

Uma forma de verificar a confiabilidade e credibilidade de uma agência de intercâmbio é pesquisar sobre a agência em meios legais e sites como Reclame Aqui e PROCON e procurar especialmente reclamações que mostram desrespeito da agência ao consumidor, cobranças de taxas indevidas, prejuízos materiais e morais, propaganda enganosa, falta de suporte após assinatura de contrato, seguro de saúde que falham no quesito de cobertura, etc.

Outro ponto importante para selecionar uma agência de intercâmbio de confiança é considerar o tempo de mercado, que deve ser de pelo menos 5 anos, e também o fato de que são especializadas em intercâmbios. Estas são as mais recomendadas.

  • Considere os seguintes pontos para selecionar a uma agência de intercâmbios confiável e com credibilidade:
  • Tem CNPJ e endereço fixo no Brasil.
  • Não possui reclamações no Reclame Aqui, PROCON.
  • Boas referências sobre a agência online e nas redes sociais.
  • Boas referências de conhecidos e amigos.
  • Boas referências de viajantes e intercambistas.
  • Pelo menos 5 anos de mercado.
  • Especializada em intercâmbios.
  • Associada com escolas de qualidade, com reconhecimento necessário.

Custo x Benefício

Nós da Optima Intercâmbio sabemos que é extremamente importante ter um equilíbrio entre o custo e o beneficio de um intercâmbio que oferece, acima de tudo, qualidade e segurança. O intercâmbio é um momento único e especial, que marca as vidas dos viajantes para sempre e que merece, portanto, dedicação, preparação, atenção e carinho para que o sonho do seu intercâmbio não se torne um pesadelo.

Uma agência de intercâmbio que oferece um valor muito abaixo dos demais no pacote de intercâmbio pode até despertar o interesse de quem busca economizar. Contudo, sabemos que o preço não pode ser o fator determinante na hora de decidir em qual agência confiar um projeto de vida tão especial como um intercâmbio.

O barato pode sair muito caro

Algumas escolas oferecem preços que aparentam ser mais baixos, mas quando se somam todos os serviços oferecidos, qualidade das escolas, nem sempre há economia. A mesma coisa acontece com valores de diferentes agências, por isto é importante colocar na ponta do lápis todos os serviços, item por item, e seus valores.

Se uma escola ou agência não discriminar claramente o valor de cada item e serviço oferecido, oferecendo simplesmente um pacote fechado, fique atento!

Para saber ao certo como comparar e saber de fato o custo e o benefício de cada agência é preciso, em primeiro lugar, pesquisar os valores oferecidos para TODOS os serviços e somá-los a fim de obter o preço TOTAL do investimento do intercâmbio. É importante que você seja minucioso com o pacote de intercâmbio que você pretende comprar: Faça perguntas sobre os detalhes de cada item para não ser surpreendido e correr o risco de ter uma experiência frustrada. Pergunte e questione sobre todas as características e lembre-se de comparar pacotes que oferecem as MESMAS coisas, pois há grande variação em preços.

Uma agência de intercâmbio que presta serviços de alta qualidade deve atender às necessidades de seus clientes. Assim como no Brasil existem diversos tipos de escolas, instituições educacionais e acomodações, o mesmo acontece no exterior. As diferenças em valor determinam também diferenças em qualificação de professores, estrutura física das escolas, reconhecimento do curso e diplomas no exterior, mix de nacionalidade em salas de aula, carga horária de aula diária e semanal, quais são os horários disponíveis das aulas, o número de alunos por turma, a localização da escola, a qualidade do material didático e muito mais, portanto pesquise sobre a escola onde você pretende estudar.

Não se iluda com agência de intercâmbio que promete o que não está em contrato

Tenha cuidado ao confiar totalmente em anúncios e ofertas que parecem ser boas demais para serem verdade. Todos os destinos de intercâmbio oferecem opções variadas de escolas e o recomendado é que você invista em uma escola de qualidade e que melhor se encaixe ao seu perfil e disponibilidade de investimento.

Outro ponto importante para considerar o custo x benefício de um pacote de intercâmbio é saber se a agência fornece apoio integral ao cliente, antes, durante e depois do embarque. Nós da Optima Intercâmbio somos companheiros no seu intercâmbio e damos apoio aos nossos clientes a cada passo deste momento de vida tão importante.

  • Considere os seguintes pontos para comparar o custo x beneficio do seu intercâmbio:
  • Detalhes e valores de todos os itens do intercâmbio.
  • Boas referencias dos itens oferecidos.
  • Reconhecimento e qualificação da instituição de ensino/escola.
  • Escola que oferece o que você está buscando.
  • Se a agência oferece tudo aquilo que você precisa para o intercâmbio (preparação antes, durante e depois do embarque para o seu intercâmbio).
  • Condições contratuais

Atenção aos detalhes

Uma boa agência de intercâmbio é transparente e honesta, tanto quanto a suas missões e valores, quanto às suas práticas, portanto é importante entender bem todo o processo do intercâmbio, desde a primeira conversa com a agência até assinar o contrato.

Inclusive é muito importante se atentar a alguns detalhes do contrato que podem indicar sérios problemas, como por exemplo, contratos feitos em inglês. Contratos em inglês não devem ser assinados pois, o serviço oferecido é de uma empresa no Brasil e ela tem obrigação de lhe oferecer um contrato em português. É seu direito!

Você deve somente assinar contratos que você possa ler e entender todas as cláusulas com clareza, portanto tenha paciência, e leia com calma para entender tudo que você vai receber e quais são os termos e condições do contrato. Se houver dúvidas, não se sinta constrangido em perguntar. Uma agência honesta irá esclarecer todas as suas dúvidas e até mesmo enviar o contrato para que você possa ler e anotar suas perguntas, antes mesmo do pagamento.

Fique atento para agências que oferecem contratos, mesmo em português, mas sem CNPJ. Como já falamos acima, somente uma empresa registrada, com CNPJ e endereço fixo no Brasil é considerada pela lei como uma empresa que tem responsabilidade e obrigação de cumprir com seus contratos. Exija o numero de CNPJ da empresa em seu contrato e confira!

Verifique também se há taxas de cancelamento para o intercâmbio, quais os valores, se há reembolso ou não e como funciona caso aconteçam imprevistos.

Pergunte se há flexibilidade para mudança do pacote de intercâmbio, incluindo datas, destinos, cidades, escolas, etc. caso haja insatisfação ou outras mudanças.

Toda atenção é pouca

Fique atento, mais uma vez, para ter todos os itens do seu intercâmbio discriminados (e com valores e especificações) no seu contrato. Esta é a maior garantia de que você receberá exatamente tudo que consta aqui e não ser cobrado taxas extras posteriormente. Pergunte sobre TODOS os gastos envolvidos.

Se você está interessado em uma oferta específica, exija que tudo esteja claramente escrito em seu contrato para que, tudo que foi prometido na venda, seja, de fato, entregue. Não confie somente na palavra do consultor da agência.

Evite fechar seu contrato com o valor em moedas estrangeiras (como Dólar e Euro), pois como há flutuação no valor da moeda, o valor final do seu contrato também muda (diariamente), e você não saberá ao certo qual é o valor total. Ao fechar seu pacote de intercâmbio com os valores fixos em Reais no dia da assinatura do contrato, você saberá exatamente quanto está pagando e não terá surpresas no dia do pagamento das parcelas. Com os valores fixos em reais você poderá se programar financeiramente com base em valores exatos e não em valores que mudam constantemente.

Veja também se o contrato tem variação de valores e reajustes. Alguns contratos tem taxas de conversão cambio que parecem ser incríveis, neste caso, atenção! Consulte o Banco Central e casas de câmbio para verificar o valor da moeda de seu interesse com todas as taxas (incluindo IOF) para analisar se a taxa de câmbio oferecida é realmente adequada.

Tenha cuidado com brindes, promoções de agências que não existem na escola desejada, acomodações gratuita e outros itens gratuitos utilizados para atrair clientes, mas que normalmente dependem de disponibilidade ou outros requisitos e que, de nenhuma forma, garantem a qualidade e segurança de um intercâmbio de sucesso.

Finalmente confirme se a sua matrícula realmente foi efetuada com a escola escolhida por você. Exija um documento da escola que confirma a sua matrícula, pois muitos intercambistas são surpreendidos dias antes do embarque com a desculpa de que a escola contratada não tem mais disponibilidade e tentam jogar outra escola em você.

Fique de olho:

  • Exija um contrato em português.
  • Leia e entenda (com clareza) seu contrato.
  • Exija que a empresa tenha o CNPJ claramente escrito no contrato.
  • Tenha todos os itens do pacote do seu intercâmbio claramente discriminados no contrato.
  • Verifique as condições e taxas de cancelamento.
  • Veja as condições e opções de reembolso.
  • Atente-se para a flexibilidade do pacote (datas, escolas, acomodação, etc.).
  • Feche seu intercâmbio com o valor fixo em Reais.
  • Compare e verifique a taxa de câmbio oferecida.
  • Cuidado com itens gratuitos, não oferecidos pela escola no exterior.
  • Confirme e exija sua matrícula com a escola desejada.

Procure uma agência de intercâmbio que é sua parceira de viagem

Nós da Optima Intercâmbio sabemos o quão importante é o seu intercâmbio e por isto mergulhamos nesta aventura com você, dando apoio antes, durante e depois do seu embarque.

Uma agência de intercâmbio honesta e de confiança sempre estará aberta para explicar todos os detalhes, escutar as necessidades, esclarecer dúvidas e ajudar seus clientes. Com o mundo conectado e tecnológico de hoje, as melhores agências e os maiores negócios trabalham online e estão equipados para atender seus clientes de inúmeras formas, portanto não se preocupe se a agência de intercâmbio não for na sua cidade, você não precisa comparecer fisicamente para se matricular e fechar um pacote de intercâmbio.

Qualidade no atendimento

Nós da Optima Intercâmbio focamos em oferecer contato de alta qualidade e segurança com nossos clientes, ajudando, explicando e esclarecendo dúvidas, além de envio de documentação através de e-mail, Skype, WhatsApp, telefone entre outros.

Somos comprometidos com o sucesso do seu intercâmbio e fazemos sua matrícula junto à escola que você deseja contratar, efetuamos o pagamento para o exterior, dando todo o apoio necessário durante o processo. Além disto, oferecemos uma grande variedade de itens adicionais que podem tornar a sua experiência ainda mais especial, como passagens aéreas, cartão multi-moedas, moedas estrangeiras, serviço de tradução juramentada entre outros.

Sabemos que uma boa agência de intercâmbio deve funcionar como um ponto de contato durante a viagem e porque prezamos pelo bem-estar de nossos clientes, damos todo o apoio para a preparação do seu intercâmbio, antes, durante e depois do seu embarque: Desde um uma simples dica até um suporte emergencial.

Sabemos como é importante proporcionar uma experiência de alta qualidade e por isto somos parceiros de viagem de quem busca este sonho, proporcionando uma experiência tranqüila e segura.

Sempre buscando excelência e qualidade em nosso serviços, nós da Optima Intercâmbio somos movidos pela honestidade, integridade e lealdade aos nossos clientes. Tudo que prometemos é cumprido e ficamos muito felizes em ter a honra de ajudar a realizar sonhos e mudar vidas de tantas pessoas que confiam em nosso trabalho.

Veja depoimentos de nossos clientes aqui.

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco