Como o Coronavirus afeta seu intercâmbio?

Informações atualizadas em: 19 de março de 2020, às 16h11

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Coronavirus Intercambio

Com o intuito de manter nossos Viajantes atualizados, a Optima Intercâmbio vai disponibilizar nesta página as informações necessárias para que você esteja sempre informado a respeito do coronavírus e seu intercâmbio. Mas já avisamos: não há motivo para preocupação. O importante é seguir todas as recomendações do governo local onde você está fazendo, ou fará seu intercâmbio.

Situação nos principais destinos de intercâmbio

Muitos países têm enfrentado diferentes realidades a respeito do novo coronavírus. Por isso, separamos as informações dos principais destinos de intercâmbio e quais as atitudes que eles estão tomando para conter a disseminação do Covid-19.

Irlanda

O Governo da Irlanda tem tomado medidas para evitar que o coronavírus se espalhe entre a população. Por isso eles solicitam alguns cuidados entre a população, como distanciamento social, auto-isolamento para as pessoas que tiverem sintomas semelhantes ao da gripe, evitar lugares lotados e aglomerações. Há, também, o fechamento de escolas, creches e instituições de ensino superior até o dia 29 de março, no mínimo. O mesmo vale para pubs e casas noturnas. Assim, as comemorações do St. Patrick’s Day também deverão não acontecer.

O governo Irlandês anunciou no dia 16 de março que a população também evite deslocamentos desnecessários, como viagens. Até o fechamento deste texto, não há nenhum anúncio oficial da proibição de viagens para o país.

Apesar disso, também foi anunciado que qualquer viajante - seja residente irlandês ou não - que chegar ao país nos próximos dias deverá fazer uma quarentena de 14 dias, mesmo que não possua os sintomas do novo coronavírus

Malta

A Ilha de Malta também colocou os moradores sob restrições. A partir de quarta-feira, 16 de março, bares, restaurantes, cinemas e outros locais públicos serão forçados a fechar. As autoridades de saúde afirmaram que não há necessidade de um bloqueio total do país, pelo menos por enquanto.

Em Malta, há multa para quem infringir a lei de quarentena, que poderá custar entre mil e 3 mil euros.

Até agora, essas medidas foram tomadas para evitar um “efeito tsunami”, garantindo que o sistema de saúde do país possa lidar com os possíveis novos casos de coronavírus.

Canadá

O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira que o Canadá fechará suas fronteiras para viajantes estrangeiros na tentativa de limitar a disseminação do novo coronavírus. As restrições entram em vigor na quarta feira, 18 de março.

Austrália

No dia 19 de março o governo australiano anunciou que todos os estrangeiros estão impedidos de entrar no país a partir de sexta-feira, 21h do horário local.

Essa proibição significa que pessoas com viso de estudante ou trabalho que, atualmente, estão fora da Austrália, não poderão entrar na Austrália até segunda ordem.

Os australianos ainda poderão retornar do exterior, entretanto terão que se auto-isolar por 14 dias.

Alemanha

A Alemanha também anunciou uma série de medidas para restringir a movimentação da população e conter o espalhamento do Covid-19 pelo país. Com isso, instituições culturais como museus e teatros, além de baladas, deverão permanecer fechadas. Eventos religiosos também estão proibidos e restaurantes têm horário limitado de funcionamento.

Desde segunda-feira, 16 de março, as fronteira com a França, Suíça e Áustria estão fechadas. O controle de fronteira não se aplica ao transporte de mercadorias e trabalhadores que precisam atravessar a fronteira.

A Alemanha é um importante hub aeroportuário do mundo. Por isso, é importante ficar atento se seu voo foi cancelado. A maior companhia aérea alemã anunciou que irá cancelar 23 mil voos entre 29 de março e 24 de abril por causa do surto do coronavírus.

Portugal

O Primeiro-Ministro de Portugal anunciou que há o fechamento de fronteiras para turistas que vem da Espanha. Essa medida deve se estender até a páscoa.

França

Na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou a suspensão do segundo turno das eleições. Há, também, a suspensão de viagens por 30 dias em países fora da Zona de Schengen. Assim, só poderão entrar no país os cidadãos franceses que estejam em outro país.

O Governo francês também proibiu reuniões públicas entre amigos e familiares a partir de 17 de março. Houve, também, a anistia de contas de luz, gás e aluguéis para empresas, bem como a restrição da circulação de pessoas.

Já estou fazendo intercâmbio. E agora?

Se você já está fazendo seu intercâmbio, é muito importante seguir as medidas anunciadas pelo governo do país onde você está. Essas medidas podem variar de caso a caso, já que a realidade em inúmeros países é bem diferente.

Se você está na Irlanda, por exemplo, deve permanecer em casa e evitar aglomerações, já que as escolas estão fechadas e há a recomendação de distanciamento social. O mesmo deverá ser feito para quem está em Malta e Canadá.

Mas, mesmo assim, não há motivo para pânico. Uma vez que você tome todas as medidas recomendadas pelos governos e órgãos de saúde, a chance de você contrair o vírus Covid-19 são minimizadas. Lave bem as mãos e mantenha distanciamento social, principalmente.

Em algumas escolas há a disponibilização de aulas on-line ou a disponibilização dos materiais e conteúdos de ensino por meios digitais, de forma que o aluno não seja prejudicado e aprenda mesmo fora da sala de aula. Por isso, é importante verificar se a sua escola tomou alguma dessas medidas.

Ainda não viajei. Posso alterar a data do curso?

Sim, a Optima Intercâmbio permite que você altere a data de início do curso. Entretanto, é preciso prestar atenção aos prazos:

  1. Se você vai embarcar nas próximas semanas, você deverá entrar em contato o mais rápido possível com Optima para podermos contactar a escola e fazer alterações sem custo. Por isso, não deixe de falar conosco através do nosso departamento de pós-venda o mais rápido possível!
  2. Se o seu embarque não está tão próximo, mas você quer reagendar seu curso, pode entrar em contato conosco com uma antecedência de, no mínimo, 45 dias úteis antes da data de embarque.

Tomando essas medidas, temos certeza que o seu intercâmbio será um sucesso e sem preocupações!

Já comprei minhas passagens aéreas. Posso enfrentar alguma restrição?

Se a sua passagem aérea tem como destino ou escala em algum país com restrição de viagens, o que nós recomendamos é que você entre em contato com a sua companhia aérea e verifique quais são os procedimentos que elas estão seguindo. Mais uma vez, isso pode variar bastante caso a caso, dependendo da companhia aérea.

Mas é sabido que várias companhias aéreas oferecem a possibilidade de trocar as passagens, pedir o reembolso ou remarcar as viagens. Entre em contato com sua companhia aérea e verifique quais são os procedimentos caso seja necessário trocar os seus bilhetes.

Se eu realmente for embarcar, como funciona a quarentena?

Cada país tem suas regras específicas para quarentena. Entretanto, no geral, durante a quarentena você deverá ficar em casa, isolado, evitando contato com outras pessoas por até 14 dias.

Minhas aulas serão canceladas?

Mais uma vez, cada governo está tomando suas próprias medidas. Pode ser que o país para o qual você vai fazer intercâmbio decrete isolamento para todas as pessoas, dependendo de quão grave o contágio pelo coronavírus esteja na região.

Alguns outros países em que o contágio não esteja tão grave podem manter as aulas. Mas, mesmo assim, algumas unidades de escolas estão cancelando as aulas por conta própria, mesmo que o governo não tenha imposto nenhuma restrição.

Não se preocupe, se você ainda não embarcou para seu intercâmbio, nós avisaremos caso ocorra algum cancelamento das aulas!

Quero comprar meu intercâmbio agora. Devo enfrentar algum problema?

Você pode comprar seu pacote de intercâmbio sem problema nenhum com a Optima Intercâmbio a qualquer momento. Como um intercâmbio é um projeto que normalmente é realizado no futuro, você pode comprar agora e viajar na data de sua preferência.

O Optima Intercâmbio permite que você escolha a data de embarque de acordo com seus planos e disponibilidade por parte da escola. Para isso, estipulamos uma data estimada em seu contrato - a qual você pode alterar dentro do período de três anos, ou seja, dentro da validade do contrato.

Devido ao Covid-19, a recomendação é que nos próximos três ou quatro meses as viagens sejam evitadas. Dessa forma, os embarques que estão próximos foram e estão sendo reagendados para datas a partir de agosto, quando espera-se que a pandemia esteja controlada. Dessa forma as escolas estarão lotadas por causa dos reagendamentos. Assim, esperar para se matricular após a normalização da pandemia dificilmente conseguirá embarcar rapidamente.

Assim, não espere a pandemia passar para se matricular! Se você quer fazer o intercâmbio, o Covid-19 não impede de reservar sua vaga na escola agora. Pelo contrário, fazendo sua matrícula agora você estará efetuando sua reserva para a data futura e, ainda por cima, garantirá o tarifário atual. Por causa da grande demanda causada pelos reagendamentos, os preços tendem a sofrer reajustes e poderá haver limitações de vagas.

Estamos disponíveis para lhe ajudar a planejar seu intercâmbio com total segurança. Solicite já seu orçamento!

Se você já comprou seu intercâmbio e já está tudo programado, os problemas que você poderá enfrentar é apenas passar por um período de quarentena e encontrar lugares fechados, impossibilitando o turismo, por exemplo. Por isso é importante, nesse caso, entrar em contato conosco para verificar se há alguma medida a ser tomada, como a remarcação da sua viagem.

Recomendamos a todos os viajantes com embarques programado para os próximos três ou quatro meses que, se possível, adiem a viagem como medida de segurança e evite transtornos de última hora.

Contudo, não há com o que se preocupar, pois a Optima Intercâmbio vai te ajudar em todas as etapas do intercâmbio!

Saúde Coronavirus
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco