Intercâmbio em Quebec

Informações gerais

População
542.298
Idioma
Francês e Inglês
Extensão territorial
485,77 km²
Moeda
Dólar canadense (CAD - C$)
Fuso Horário
UTC -5 ou UTC -4 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

A cidade de Quebec é a capital da província de mesmo nome. Por lá, o francês é a língua oficial e sua rica cultura de heranças europeias são a marca da cidade. Além disso, a cidade possui grandes festivais e eventos, bem como ótimos restaurantes e uma vida noturna emocionante. Cada dia mais a cidade atrai estudantes internacionais, especialmente por oferecer instituições de ensino modernas, de qualidade e por possuir um dos custos de vida mais atrativos do Canadá. Fazer um intercâmbio em Quebec, Canadá, é uma experiência que oferece um mundo inteiro em descobertas!

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Temperado

Salário mínimo

Salário mínimo

CAD$ 12,50/hora

Código telefônico

Código telefônico

+1

Tomada

Tomada

120 V

Características do país

  • Cultura

  • Culinária

  • Vida noturna

  • Transporte Público

  • Diferencial

  • Custo de Vida

  • Trabalho

Cultura

A charmosa cidade de Quebec é um pedacinho da Europa no Canadá e uma das cidades mais antigas do país! Fundada em 1608 por um explorador francês como um centro comercial, a cidade de Quebec passaria para domínio britânico em 1759 após uma guerra devastadora contra o Reino Unido. Mesmo assim, as heranças francesas na cultura da província de Quebec permanecem até hoje, como podemos observar na língua oficial da região: o francês.

 

Hoje em dia, a Quebec City é um dos destinos mais populares para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO leva o visitante para fazer uma viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedo, construções históricas e museus que contam um pouco da história da cidade. 

 

 

Passear pela Old Quebec vai fazer você viajar no tempo! Na Haute-Ville (Cidade Alta), você pode visitar o Parc des Champs-de-Bataille e as Plains of Abraham, locais que foram campos de batalha para as guerras contra a Inglaterra. Na Rue Du Tresor você encontrará uma riquíssima cena cultural que leva à primeira igreja do Canadá: a Basilique-cathédrale Notre-Dame de Québec. Quando passar pelo Dufferin Terrace, tire uma foto no Château Frontenac, um dos hotéis mais fotografados do mundo e marque a Optima Intercâmbio nas redes sociais!

 

Para chegar à Basse Ville (Cidade Baixa), você tem duas opções: faça uma boa descida de 170 degraus pela L’Escalier du Casse-Cou, a escadaria quebra-pescoço, ou use o Funiculaire du Vieux-Quebec, um sistema sob trilhos que interliga as duas partes de Quebec. Por ali, conheça a Place Royale, marco zero da cidade, e o Musée de la civilisation à Québec.

 

O Jacques-Cartier National Park e a Montmorency Falls são os lugares ideais para visitar e ter contato com a natureza!

Culinária

Comer nos aconchegantes e adoráveis restaurantes e bistrôs de Quebec pode ser, facilmente, um atrativo turístico. A gastronomia da cidade de Quebec mistura os mais tradicionais costumes da culinária francesa com os produtos locais de excelente qualidade. 

 

A culinária tradicional da região inclui os famosos poutines, feito de batatas fritas, coalhada de queijo fresco e um delicioso molho de carne. Os fèves au lard, feijões são cozidos lentamente com gordura de porco e a soupe aux pois é uma deliciosa sopa de ervilhas, vegetais e carne de porco. A pâté à la viande é uma torta de carne que lembra muito os empadões brasileiros.

 

 

Uma das iguarias do Canadá é o maple syrup - ou xarope de bordô - que acompanha diversas receitas doces, como a tarte au sucre e crêpes.

Vida noturna

A vida noturna de Quebec é uma das mais charmosas da América do Norte e conta com opções que agradam os gostos de todo mundo! Você pode simplesmente sair para jantar em um dos vários restaurantes e bistrôs pela cidade ou, se quer curtir madrugada adentro, os bares e baladas se agitam com um público muito animado.

 

A Rua St.-Jean e a Avenida Grande Alée Est são duas das regiões que concentram boa parte dos restaurantes, bares e baladas da cidade. Como são bem próximas, dá para comer uma bela refeição em algum restaurante em uma e cair na noite em outra. Na Cidade Velha, há alguns pubs no melhor estilo irlandês, com ambientes rústicos e ótimas cervejas. 

 

 

A grande cena cultural da cidade de Quebec oferece opções para todos os gostos, com grandes óperas e apresentações de orquestras sinfônicas, até clubes onde o jazz e o rock imperam. Há, também, uma cena muito favorável para peças de teatro e espetáculos de dança. Um clássico exemplo é a presença constante do Cirque du Soleil na cidade, que é um clássico do Canadá.

Transporte Público

Ao fazer um intercâmbio em Quebec, você não precisará nada mais do que alguns minutos de caminhada para passear pelos maioria dos pontos turísticos de Quebec. A maior parte deles fica localizada em Old Quebec, uma área relativamente compacta e ideal para ser conhecida a pé ou de bike. 

 

 

Se você quiser economizar tempo de caminhada durante o intercâmbio em Quebec, pode optar por usar o sistema de transporte público da cidade. Ele é basicamente composto por linhas de ônibus pontuais, modernos e com ar condicionado ou aquecedor (dependendo da estação do ano). Ele é uma ótima maneira de percorrer algumas distâncias maiores. 

 

A cidade de Quebec ainda conta com duas estações de trens que fazem parte da rede ferroviária do Canadá. Por meio dessa rede é possível conhecer boa parte do país e, de quebra, fazer uma visitinha a alguma cidade dos Estados Unidos, já que esses sistemas são conectados.

 

A maneira mais fácil de pagar as tarifas do transporte público da cidade de Quebec é por meio do cartão recarregável Opus Card, que pode ser comprado e recarregado em vários estabelecimentos comerciais e estações de ônibus.

Diferencial

A grande vantagem de fazer um intercâmbio em Quebec é a possibilidade de aprender francês sem gastar muito. Não só o país, como também a cidade de Quebec têm ótimo custo benefício para o estudante que deseja aprender francês no exterior, mas não quer gastar tanto como em um intercâmbio na França. 

 

Assim, a Optima Intercâmbio oferece cursos de francês em Quebec para intercambistas que buscam ensino de qualidade moderno, relevante e atual em um destino charmoso, rico em história e beleza natural. 

 

Um estudante que escolhe fazer seu intercâmbio em Quebec vai vivenciar um dia-a-dia cheio de cultura e história. Muitos dos grandes momentos da história canadense foram escritos pelas ruas da cidade de Quebec e o estudante poderá utilizar da riqueza cultural da cidade para mergulhar no aprendizado da língua!

 

 

Por que não curtir a belíssima natureza da região de Quebec durante seus momentos de folga? Fazendo um intercâmbio em Quebec, o estudante terá grandes oportunidades para conhecer lugares e paisagens deslumbrantes.

Custo de Vida

A cidade de Quebec larga na frente quando o assunto é custo de vida baixo. Ela é considerada uma das três cidades mais baratas para se viver no Canadá, o que é um grande atrativo para quem deseja fazer um intercâmbio na cidade para aprender francês. 

 

Assim, alugar um apartamento com um quarto pode custar a partir de CAD$ 600. É claro que o valor da moradia pode variar bastante de acordo com a região escolhida e a qualidade do imóvel. Por isso, escolher ficar em uma casa de família pode ter um ótimo custo-benefício. 

 

Os valores com alimentação também podem variar de acordo com os hábitos alimentares do estudante. Entretanto, uma refeição básica custa, em média, CAD$ 15. Quem prefere economizar, pode fazer compras em supermercados e preparar a própria comida em casa. Assim, o estudante vai gastar, em média, CAD$ 250. 

 

Para se locomover em Quebec por meio do sistema de transporte público o estudante vai gastar a partir de CAD$ 3,50 em um ticket de uma única viagem. O passe mensal vai custar a partir de CAD$ 89,50 e dá direito a viagens ilimitadas pela rede de transporte durante o período de validade. 

 

Para se manter conectado à internet, é possível adquirir uma linha local de telefone celular por um preço a partir de CAD$ 35.

 

É importante prestar atenção nos valores de impostos da região de Quebec. No Canadá, os preços exibidos nas prateleiras não são os preços dos caixas, já que o valor dos impostos é calculado no final da compra. Alguns produtos alimentício possuem tributação livre, mas, no geral, as taxas ficam em 14,975% em cima do valor da prateleira. 

Trabalho

Boa parte do mercado de trabalho de Quebec é concentrada nas áreas de administração pública, serviços de defesa, comércio, transporte e turismo. Além disso, a cidade possui um grande número de empresas que ajudam a transformar a cidade em um importante distrito de negócios.

 

Quem tem a intenção de fazer um intercâmbio em Quebec, Canadá, e aprender a língua francesa, também poderá trabalhar para complementar a renda. Para ter esse direito, o estudante deve estar matriculado em um curso profissional reconhecido pelo governo e que tenha duração mínima de seis meses. 

 

Assim, quem procura a cidade apenas para fazer um curso de idiomas não terá a oportunidade de trabalhar no país. Mesmo assim, o Canadá é um país que possui grandes incentivos e facilidades à migração de profissionais qualificados ou pouco qualificados em inúmeras áreas.

Inspire-se com quem já foi

“Cada segundo da viagem foi mágico: a escola (Edu-inter) era maravilhosa, tanto em questão de infra-estrutura quanto de qualidade de ensino, a host family que me acolheu era extremamente calorosa e receptiva, e quanto às pessoas e lugares que conheci, não tenho nem palavras… A viagem foi perfeita!”

Leia mais

Bárbara Wagmacker - Vila Velha - ES

Solicite sua cotação de passagens!

Perguntas frequentes

Qual é o clima de Quebec? +

Os verões de Quebec têm temperaturas agradáveis e é chuvoso. Durante o inverno, as temperaturas são extremamente baixas e neva muito. Ao longo do ano, as temperaturas médias variam entre -15 ºC e 26 ºC.

Qual é a diferença de horário entre Quebec e o Brasil? +

Quebec tem 2 horas a menos que Brasília. Ou seja, se é meio-dia em Brasília, em Quebec serão 10h da manhã. Quebec tem horário de verão e, com isso, a diferença aumenta para 3 horas.

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo