10 Dicas para o seu Primeiro Intercâmbio

De repente você se dá conta de que adora viajar e gosta de estudar idiomas. Então, por que não unir o útil ao agradável fazendo seu primeiro intercâmbio? Essa é uma das melhores maneiras de aprender uma língua estrangeira, mesmo que você só saiba algumas palavras e frases simples. Não importa sua idade, existe um intercâmbio perfeito para você, seja para ficar fluente na língua que você já aprendeu; trabalhar como babá; se preparar para um exame de proficiência, ou se especializar na sua área de atuação. Para fazer seu primeiro intercâmbio com segurança, nada melhor do que confiar em quem tem experiência, como a agência Optima Intercâmbio que cuida de tudo para que o intercambista aproveite ao máximo sua estadia no exterior.

Anote estas 10 dicas preciosas antes de se aventurar no seu primeiro intercâmbio, e boa sorte:

Dicas de Intercâmbio 1

 

1- Escolha o lugar ideal e pesquise tudo o que puder antes da viagem

Pense bem no objetivo que você quer alcançar com seu primeiro intercâmbio, para depois escolher o lugar mais adequado às suas expectativas, e também ao seu bolso. Pesquise sobre a cultura do país de destino; o estilo e o custo de vida da cidade em que você vai ficar; como é o bairro e o que tem nos arredores; procure saber sobre o clima; informe-se sobre o transporte público, e se você dirige, como são as leis de trânsito e se sua carteira de motorista é válida.

2- Que tipo de intercâmbio você procura

Os cursos de idioma são os mais procurados tanto para os níveis básico e intermediário, como para o avançado. Veja em qual você se encaixa para ter um bom aproveitamento. Fazer um ano no high school é uma opção para aqueles que ainda cursam o ensino médio no Brasil, desde que você tenha algum conhecimento do idioma escolhido, para não se prejudicar nas matérias básicas. Para quem está se preparando para um exame de proficiência com certificado internacional o intercâmbio é um grande aliado. Muitos preferem fazer um curso de graduação ou uma pós, para crescer na carreira profissional. E há quem queira trabalhar e estudar. Em todos os casos a Optima Intercâmbio é uma boa parceira para orientar na escolha do seu primeiro intercâmbio.

Dicas de Intercâmbio 2

 

3 – Documentos e visto

Agora é hora de preparar os documentos para a viagem. O mais importante de todos é o passaporte em bom estado de conservação, com data de validade que cubra todo o período de intercâmbio. Com o passaporte você anda sem problemas no exterior, mas há lugares que exigem também outro tipo de documento. Já nos países do Mercosul é permitido circular apenas com o RG. E não deixe para tirar o visto na última hora, pois o processo pode ser um pouco lento. Saiba também que alguns destinos pedem visto específico para estudantes, dependendo da duração do intercâmbio. Por isso, providencie tudo com antecedência para não ter aborrecimentos.

4 – Acomodações

A acomodação mais apropriada para cada pessoa vai depender do intercâmbio escolhido. Para morar com uma família é preciso se adequar aos hábitos da família para viver uma verdadeira imersão cultural. Em alguns países há colégios internos para estudantes de high school; os universitários podem dividir alojamentos com outros estudantes; e se preferir privacidade é possível alugar um imóvel. A Optima Intercâmbio orienta você nessa tarefa com as melhores sugestões para seu caso.

5 – Cuidados com a saúde

Quando chegar ao destino, dê um tempo para seu corpo se adaptar ao novo fuso horário antes de começar as atividades. Quem toma remédios de uso contínuo e controlado deve levar a receita médica e a quantidade necessária durante o período de intercâmbio, e verificar se o medicamento é permitido naquele lugar. Muitos países exigem um seguro de saúde, que pode ser feito através da Optima Intercâmbio. Mesmo sem obrigatoriedade faça um, pois os tratamentos médicos no exterior podem ser caros.

Dicas Intercâmbio 4

 

6 – Dinheiro e câmbio

Leve sempre uma quantia em espécie, com algumas notas de valor baixo e também moedas, que são muito usadas no exterior. Não se esqueça do cartão de crédito e débito internacional para fazer saques e compras, e procure as redes bancárias mais próximas de sua moradia. Na hora de fazer o câmbio conte mais uma vez com os serviços da Optima Intercâmbio que oferece uma boa taxa e deixa você livre para cuidar de outros detalhes da sua viagem.

7 – Economize nas despesas

É uma tentação estar em outro país. Dá vontade de fazer tudo, desde comer no melhor restaurante até comprar presentes para todos os amigos e parentes. Mas, controle-se. Você mesmo pode lavar suas roupas básicas e cozinhar uma refeição deliciosa com compras feitas no supermercado. Use mais a internet e menos o telefone para se comunicar com familiares. Vá a todos os programas gratuitos e informe-se sobre os bilhetes econômicos ou descontos especiais para estudantes no transporte público.

Dicas de Intercâmbio 3

 

8 – Aproveite seu tempo livre

Tente aproveitar ao máximo o tempo de sua viagem e esteja aberto a novas experiências. Faça programas culturais, vá ao teatro, cinema, e não fique só em casa descansando depois da aula. Pegue um ônibus ou metrô e vá a um shopping center. Entre em lojas diversas e pergunte o preço dos artigos. Assista à televisão e ouça rádio para acostumar seus ouvidos; leia os jornais locais, revistas e anote o que for útil ou curioso para você, como gírias e expressões. E nunca tenha vergonha de falar e errar, afinal, você está lá para aprender.

9 – Fazendo as malas

Não exagere na bagagem para não pagar taxa pelo excesso de peso. Leve as roupas mais práticas e versáteis. Se for para um lugar muito frio deixe para comprar roupas e calçados apropriados quando chegar lá. E não se esqueça de levar na bagagem de mão itens essenciais para qualquer eventualidade, e seus documentos.

Dicas Intercâmbio 4

 

10 – Deixe sua vida organizada para a volta

Já pensou na volta do intercâmbio? Melhor deixar sua vida no Brasil organizada antes da partida, para chegar tranquilo e matar as saudades da família, dos amigos e dos lugares que você frequentava. Deixe alguém responsável por suas correspondências e por tudo que não puder ser resolvido pela internet durante o período de intercâmbio, e mantenha-se informado.

Fazer intercâmbio é estar aberto a tudo o que o mundo oferece, trazendo enriquecimento em todos os aspectos da vida e fazendo de você uma pessoa mais confiante e independente.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09