20 dicas de sucesso para o seu intercâmbio

Um intercâmbio de sucesso depende de um bom planejamento e portanto é essencial ter o auxílio de uma agência especializada e de confiança como a Optima Intercâmbio. Nos dedicamos a cada aluno e organizamos todos os detalhes relacionados à viagem, orientando o intercambista de modo consciente e honesto e instruindo passo a passo como o aluno deve proceder a cada etapa.

A Optima Intercâmbio reuniu 20 dicas essenciais para o seu intercâmbio de sucesso:

1. Planeje a viagem com bastante antecedência.

2. Escolha com cuidado uma agência de intercâmbio honesta e de confiança. Recomendamos que o intercambista faça pesquisas junto ao PROCON sobre a existência de processos contra a empresa e situação financeira da mesma.

3. Busque opiniões de clientes que utilizaram o serviço da agência para saber se eles receberam o que lhes foi prometido e se tiveram o suporte necessário.

4. Obtenha seu passaporte com antecedência.

5. Busque informações sobre seu destino.

6. Conheça quais são as condições de visto, legislação, costumes, clima, meios de transporte, moradia, documentação, idioma, etc.

7. Verifique se há a necessidade de se tomar vacinas específicas para entrar no país.

8. Organize suas finanças para cobrir seus gastos para não ter surpresas desagradáveis.

9. Procure viajar em baixa temporada, evitando preços altos para vôos e acomodação.

10. Adquira um plano de seguro-saúde internacional com cobertura total para o destino de embarque. Ter um seguro-saúde é requisito na maioria dos países.

11. Faça um check-up antes do embarque. Inclua exames médicos, odontológicos, oftamológicos, etc. para evitar ter gastos médicos durante o intercâmbio.

12. Organize sua comunicação com familiares. A ferramenta de comunicação online chamada skype é uma opção acessível e disponível em qualquer lugar do mundo, basta ter uma conexão com a internet.

13. Estudantes com menos de 18 anos, devem obter junto a Polícia Federal uma autorização para fazer viagens internacionais.

14. Faça uma procuração de plenos poderes em nome de familiares residentes no Brasil caso uma eventualidade ocorra durante o intercâmbio.

15. Certifique-se qual é a quantidade e peso de bagagem permitido pela companhia aérea de sua escolha. Confira o peso das bagagens antes de sair de casa e evite desgastes antes do embarque.

16. Organize sua mala de acordo com seu destino. Lembre-se que alguns produtos de higiene pessoal são pesados e nem sempre tem o efeito esperado em outros climas.

17. Leve na bagagem de bordo apenas o necessário para utilização durante o vôo. Leve também uma troca de roupas, caso haja extravio de malas. Não esqueça de ter em mãos uma agenda com telefone úteis, de familiares e contatos no seu destino, incluindo agência, transfer, acomodação, consulado, embaixada, etc.

18. Leve remédios sempre acompanhados por receitas médicas, se possível, traduzidas para o idioma de destino.

19. Se há intenção de dirigir em seu destino, obtenha a carteira de habilitação internacional.

20. Faça seu pré-embarque com pessoas experientes que o orientarão como se comportar diante a imigração do país, o que fazer em caso de perda de vôo, ao chegar ao aeroporto, se a mala for extraviada, etc.

Somente uma agência especializada como a Optima Intercâmbio pode lhe dar todo o apoio necessário antes, durante e depois da sua viagem ao exterior.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09