Aplicativos para usar no intercâmbio

A revolução tecnológica promoveu uma nova extensão do corpo humano. Os smartphones tornaram-se essenciais em nossas rotinas profissionais ou comportamentais. Usamos aplicativos desde para resolver problemas do trabalho como para escolhermos repertórios de músicas para praticar esportes. Se antes valia o ditado “quem tem boca vai à Roma”, hoje vale a máxima de que um smarphone poderá te levar a qualquer lugar. Criados para esse fim específico ou não, há aplicativos para usar no intercâmbio que poderão tornar sua experiência fantástica. Sugerimos uma lista de apps que você poderá baixar todos gratuitamente e abusar do uso em sua viagem.

Aplicativos para se comunicar

Mulher deitada na cama em frente a um computador

O desejo de fazer um intercâmbio passa pela busca de aprender ou aperfeiçoar um novo idioma. Muitos que saem com esse objetivo percebem a dificuldade de se comunicar, especialmente nos primeiros dias. Mesmo para quem já tem uma boa formação de segunda língua, a prática cotidiana exige conhecimentos que serão adquiridos no intercâmbio. Portanto, até lá é preciso encontrar soluções para resolver necessidades básicas de viajantes.

O Google Translate é um dos mais conhecidos e acessados aplicativos de tradução. Utilizado para traduções em mais de 60 idiomas, é uma ferramenta prática e rápida de utilização. O usuário consegue, além de traduzir expressões ou palavras, ter uma ajuda nas suas pronúncias. Para isso poderá tanto digitar as palavras como dizê-las através do microfone. E a tradução poderá ser visualizada na língua selecionada ou ouvida via áudio.

Já o Duolingo é um aplicativo excelente para aproveitar o tempo disponível e treinar conhecimentos bilíngues. Ele utiliza técnicas pedagógicas dinâmicas e interativas para que se aprenda enquanto se passa o tempo.

Localização e transporte

Utilizando aplicativo de localização

Existem aplicativos para usar no intercâmbio que vão ajudar você a não se perder e encontrar lugares para lazer, estudos ou acomodação. Possuindo registro de quase todas as ruas do mundo, o aplicativo Google Maps é o maior aplicativo de localização. A partir dele é possível buscar locais específicos, traçar rotas mais rápidas ou encontrar endereços. Para quem está em uma cidade totalmente nova, essa ferramenta será de grande serventia.

Outro aplicativo que pode ser interessante aos intercambistas é o Uber. Oferecendo agilidade, conforto e preços melhores do que os tradicionais taxis, este aplicativo se tornou preferência nas cidades onde se faz presente. Embora no Brasil haja questões legais em discussão, o aplicativo já é estável nos principais destinos de intercâmbio. É sempre importante ter uma opção econômica e segura para se locomover dentro de cidades onde não temos domínio espacial.

Aplicativos para usar no intercâmbio

Mulher a frente utilizando celular e ao fundo outras pessoas também utilizando aparelho

Há outras utilidades que podem ser importantes para a vida no intercâmbio. Cuidar das finanças é algo que pode gerar dificuldades para muitos. O aplicativo Mobills é uma plataforma que ajuda na organização financeira, alertando sobre compromissos e apresentando através de gráficos e números a situação financeira mensal. Administrar a vida sozinho é uma experiência proporcionada no intercâmbio que ensina muito. Pagar despesas fixas, economizar para o lazer, comprar itens de necessidade básica, etc. São muitas as responsabilidades e este aplicativo poderá ser uma ótima ferramenta.

Accuweather é o nome de um app muito famoso cuja função é informar condições climáticas com alto índice de acerto. Tanto para programar viagens e passeios nos fins de semana de folga durante o intercâmbio, quanto para saber as roupas ideais para um dia de trabalho ou estudo.

Redes de internet estáveis, seguras e rápidas são objeto de busca por parte de muitos intercambistas. O aplicativo Wifi Finder é um localizador de pontos de internet gratuita. Ele faz buscas e apresenta informações sobre velocidade, localidade e segurança. Através dele você poderá selecionar bares, lanchonetes, praças e parques onde poderá utilizar a internet para se comunicar ou até mesmo trabalhar.

App’s para planejar viagens

Amigos analisando um mapa

Após sugerir aplicativos para usar no intercâmbio, segue dicas para ir se organizando antes de sair em viagem. O MTRIP é um guia turístico on line que permite você organizar viagens e passeios incluindo no roteiro dicas de museus, locais históricos, atrações gastronômicas, lojas e baladas. Na mesma linha, mas focado em encontrar opções de estadia em hostels, há o Hostelworld. Com um número próximo a 23.000 opções de hostels que você pode reservar ou até mesmo pagar via aplicativo.

Depois dessa seleção de aplicativos, fica evidente que não dá pra viajar sem estar conectado! Baixe essas e outras opções para incluir a tecnologia como parte da sua bagagem! E quanto aos programas, passagens e organização do intercâmbio, deixe com a Optima! Buscaremos juntos a melhor opção para sua experiência ser incrível!

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09