Animais de estimação na Irlanda
(foto)

Qual a documentação necessária para se trazer um animal (gato, cachorro ou ferret) de estimação para a Irlanda?

Todo animal de estimação que é de outro país deve passar por uma série de exames antes de sair do país de origem. Ele teve ter um microchip, deve ter todas as vacinas (e comprovação das mesmas) e deve fazer um teste de sangue feitos por um veterinário qualificado. Os exames devem ser feitos NESTA ORDEM. Somente assim, você poderá pedir o Passaporte para o seu animal (pois é, animais de estimação têm passaporte com foto e tudo mais!) O Passaporte deve ser emitido pelo menos 6 (seis) meses após o exame de sangue. Lembre-se de pedir mais informações ao seu veterinário ou autoridade competente no Brasil a respeito disso.

No caso do Brasil, também é necessário ter uma licença de importação do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos (Department of Agriculture, Fisheries and Food). Para isso você deve preencher o Formulário para pedir a Licença de Importação (Faça o download aqui) que inclui dois documentos: O “Formulário para Aplicação da Licença” (Form A) e o  “Formulário de Declaração e Saúde” (Form B) .

Depois de preenchê-los, você deve enviá-los para a Divisão de Saúde e Bem Estar do Animal (Animal Health and Welfare Division) do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos no endereço abaixo:

Department of Agriculture, Fisheries and Food
Special Projects Unit
Floor 4 Centre
Agriculture House
Kildare Street
Dublin 2
IRELAND

O que é esse Passaporte de Animal de Estimação?

O Passaporte de Animal de Estimação (The Pet Passport ) é um documento da União Européia que comprova que o animal preenche alguns requisitos:

– O animal deve vir de um país que é qualificado.
– O animal deve ter um microchip implantado.
– O animal deve ter recebido a vacina anti-rábica.
– O animal deve ter feito exame de sangue e não ter apresentado problemas, com pelo menos 6 meses de antecedência à entrada no país.
– O animal deve ter passado por tratamento anti-carrapatos e não deve ter tênia (solitária).

Não tem problema que meu bicho de estimação é do Brasil?

O animal de estimação que é de um país não qualificado (que é o caso do Brasil), devem obter além do passaporte uma licença de importação do Departamento da Agricultura, Pesca e Alimentos.

Seu bichinho deve entrar no país por via aérea, podendo vir pelos aeroportos de Dublin, Cork or Shannon. Se ele vier por Cork ou Shannon, ele deve ser transportado novamente por via aérea até Dublin.

Para verificar que o animal de estimação não trará nenhum tipo de doença para a Irlanda, ele terá de, obrigatoriamente, passar 6 (seis) meses em uma quarentena pública aqui na Irlanda.

Há somente um lugar na Irlanda que faz isso e é o Lissenhall Quarantine Kennels and Catteries que fica em Lissenhall, Swords, Co Dublin e infelizmente você não pode levar o bichinho até lá. Quem deve fazer esse serviço é uma empresa autorizada, chamada Kelly Couriers que fica na 30 Selskar Avenue, Skerries, Co. Dublin.

E se meu bicho de estimação é de outro país?

Exitem regras diferentes para países diferentes. Para a maioria dos países da União Européia basta ter os exames e o Passaporte do animal e isso também é válido para alguns países que não fazem parte da União Européia, infelizmente esse não é o caso do Brasil.

Para animais que vem de outros países que não fazem parte da União Européia, podem entrar na Irlanda DESDE que esses países sejam qualificados, infelizmente esse não é o caso do Brasil.

Animais desses países devem obter o “Certificado Veterinário para Cães, Gatos e Ferrets domésticos que estão entrando no país sem propósito comercial” (Veterinary Certificate for the Domestic Dogs, Cats and Ferrets entering the European Community for non-commercial movements) além da documentaçao adequada. Clique aqui para fazer o download do Certificado Veterinário.

Para animais de estimação de países que não fazem parte da União Européia e não são qualificados (que é o caso do Brasil), é necessário que se peça uma licença de importação e que o animal fique por 6 (seis) meses em quarentena pública na Irlanda. Para maiores informações sobre a quarentena e o transporte até lá, clique aqui.

O único caso onde eles não pedem nem o passaporte e nem a quarentena é quando o animal de estimação é do Reino Unido ou da Isle of Man.

Como funciona o pagamento de tudo isso?

Todos os custos (exames, veterinário, transporte, quarentena, etc. ) devem ser pagos pelo dono do animal.
A estadia na quarentena e o transporte devem ser pagos antes da licença de importação ser emitida e lembre-se que o animal de estimação não pode viajar sem essa licença.

Fonte: Texto gentilmente cedido pelo blog www.vidanairlanda.com

18 Comments

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Boa tarde Gabriela

    Obrigada pelo contato um de nossos consultores estará em contato com você . Com relação ao animal de estimação a própria companhia aérea poderá lhe informar de todos os outros detalhes necessários para que animal de estimação viaje com tranquilidade . Cada companhia aérea trabalha de uma forma diferente então seria interessante analisar com calma quais companhia que leva e qual procedimento faz .

    Abraços

  • Gabriela Marques,

    Boa noite,
    a referida quarentena já foi extinta pelo governo irlandês correto?
    Tenho uma Pug de seis meses, castrei-a a aproximadamente um mês e devido a isso tenho todos os exames imagináveis! Gostaria muito de leva-lá junto comigo à ilha da Esmeralda! É possível? Vou dia 17 de Janeiro! Pela Lufthansa!

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Rafaella,
    Sim, é possível alguma acomodação que aceite, enviaremos todas as informações para que possa analisar.
    Att:

  • Rafaella,

    Olá, queria saber como funciona o intercâmbio levando meus cachorros… É possível uma estadia que os aceite? Obrigada.

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Elisabeth,
    Agradecemos seu contato.
    Um de nossos consultores entrará em contato e passará todos os procedimento a vocês.
    Att:

  • elisabeth,

    olá
    meu filho está se casando mês que vem e ir morar em Dublin, eles tem um cachorro shitzu e depois de um mês morando lá gostariam muito que eu o levasse para morar com eles, será que consigo??
    Me ajudem com respostas de documentação e custo e se ele tem que ficar por seis meses longe dos donos lá em Dublin.
    Obrigada

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Shirley,
    Um de nossos consultores entrara em contato com você e passará todas informação possíveis, para que você possa levar gatinho para Irlanda.
    A disposição.
    Att:

  • shirley,

    Olá!

    Gostaria de levar meu gatinho para Irlanda. Li em mtos blogs, mas a questão ainda é muito confusa. Essa quarentena de 6 meses já foi extinta pelo governo irlandês, certo?
    Minha grande questão é que muitos lugares dizem que eles só podem ser transportados no porão do avião, mesmo os de pequeno porte. E para isso é preciso a contratação de um serviço aduaneiro para fazer os trâmites com a cia aérea.

    Alguém pode me dar uma luz?!

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Jéssica,
    Agradeço seu contato e interesse em nosso serviços.
    Em instantes um de nossos consultores entrará em contato para lhe passar todas as informações sobre como levar seu bichos de estimação para Irlanda.
    Abraços.
    Att:

  • Jéssica Carvalho,

    Olá! Pretendo fazer um intercâmbio ano que vem e tenho 01 cãozinho de 11 meses.
    Não tenho com quem deixar e nem pretendo fazer isso.
    Como proceder?

    Obrigada.

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Karine,

    Em instantes um de nossos consultores entrará em contato com você.

    Abraços.
    Att:

  • Karine,

    Olá, estou querendo fazer intercâmbio pra Irlanda, e tenho um cachorro é uma gatinha. Pretendo ficar mais de um ano lá. Mas moro no Japão, será que são as mesmas regras?
    E sobre apartamento, é difícil achar algum que permite animais de estimação?

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Tatieli,

    Obrigado pelo seu contato.

    Um de nossos consultores entrará em contato com você para explicar tudo sobre levar animais de estimação para o intercâmbio, qual o processo, burocracias, custos e etc..

    Me coloco a disposição.
    Abraços!

  • Tatieli Rodrigues Phelipe,

    Boa Tarde

    Quero fazer um intercambio de no minimo 6 meses no ano que vem, e tenho 2 cachorrinhas e não tem como deixar elas aqui no Brasil, vai ser mais dificil achar uma residencia ou outro lugar que aceite animais ?

    Obrigado!!

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Bianca,
    Em instantes um de nossos consultores entrará em contato com você.
    Qualquer duvida, não deixe de nos contatar.
    abraços!

  • Bianca,

    Tenho algumas dúvidas: Intercâmbio de 1 ano com 3 gatas, é impossível? Eu pretendo ficar em Cork bem mais de 1 ano e realmente não tenho com quem deixar meus pets. Isso invalidaria o meu intercâmbio?
    Parece que agora a quarentena é contada no Brasil, essa informação procede?
    Se puderem informar, agradeço!

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Oi Andressa, bom dia!
    Tudo bem com você? Espero que sim!
    Andressa, um de nossos consultores entrará em contato com você para te passar as informações corretas.
    Você pode levar seu cãozinho, sem problemas!
    Grande Abraço!
    Att

  • Andressa Ribeiro,

    Amigo boa noite.

    Estou querendo fazer um intercambio para Irlanda, porem pretendo levar meu cãozinho.
    Duas agencias me falaram que não é possível levar cachorro, que a imigração pode não deixar que entremos no país, enfim, fiquei muito chateada.
    Vocês poderiam me ajudar a entender esse processo?
    Se tiver todos os itens relacionados no seu post (seguir todas as regras necessárias para a entrada do meu cachorro na Irlanda), é possível ficar com ele no meu período de Intercambio?

    Minha ideia é alugar uma casa para que possamos não incomodar ninguém.

    Bom, espero que possam me ajudar. Se possível, se puderem me enviar cotações de boas escolas em Dublin ou Cork, agradeceria também.

    Abraços. Andressa Ribeiro.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Previous reading
    Wallysson Rangel, Intercâmbio Cultural
    Next reading
    O que é TravelMoney?