Apesar de todos os atrativos existentes no país, alguns viajantes ficam ressabiados quando o assunto é o clima irlandês, conhecido por sua instabilidade. Isso acontece porque, mesmo com as estações do ano bem definidas, na Irlanda o clima pode sofrer mudanças repentinas no decorrer das 24h. Mas não se preocupe, as temperaturas amenas permitem uma fácil adaptação, principalmente para brasileiros.

Já faz algum tempo que a Irlanda tem sido uma das principais escolhas de intercambistas brasileiros. Seja pela qualidade de vida oferecida pelo país, pelo custo mais acessível ou mesmo pela experiência de viver em um local tão exuberante. Se você está interessado em saber mais sobre o clima na terra de São Patrício, então continue lendo este artigo.

Irlanda e o clima do país

 

clima na irlanda bray
Por do sol em Bray, Irlanda

 

A Irlanda é um país de clima temperado e bastante imprevisível no quesito variações diárias, independente da estação em que se encontre.

Pode parecer estranho, mas é totalmente normal um dia de sol intenso e quente ser interrompido por uma nuvem carregada com chuva igualmente intensa. Apesar de frequente durante todo o ano, as chuvas costumam ser de curta duração. Por conta dessas mudanças bruscas, muitos dizem que é possível vivenciar as 4 estações em apenas um dia. Em um ano, apenas 100 dias não são marcados por nuvens, chuvas e vento forte.

Contudo, o tempo na Irlanda é considerado bem ameno com momentos intercalados de chuva e sol. A ausência de temperaturas extremas, tanto no verão quanto no inverno, faz com que haja um equilíbrio climático facilmente adaptável. Isso faz com que o país seja perfeito para quem melhorar seu inglês!

Apesar de somente a primavera estar livre do grande volume de chuva, todas as estações são bem definidas em suas temperaturas. Em geral, na Irlanda o clima tende a permanecer entre 8°C e 20°C, com valor médio anual de 10°C.

 

Irlanda em clima de neve
As temperaturas mais extremas já registradas foram 33,3°C e -19°C, em 1881.

 

Uma coisa é fato, na Irlanda, o clima incerto costuma render muitas conversas entre os habitantes do país. Afinal, quem nunca parou para analisar as repentinas mudanças climáticas que pegam as pessoas de surpresa, e às vezes, nos momentos mais inoportunos?

Estações do ano

Como mencionado anteriormente, na Irlanda o clima de cada estação é bem definido. Diferente da primavera, quando o sol juntamente com temperaturas frescas e agradáveis se fazem presentes, as outras três estações (verão, outono e inverno) são marcadas por um clima chuvoso. Mas quase sempre com uma visitinha do amigo sol.

As estações do ano na Irlanda ocorrem nas seguintes datas:

  • Primavera: Março, Abril e Maio
  • Verão: Junho, Julho e Agosto
  • Outono: Setembro, Outubro e Novembro
  • Inverno: Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Veja algumas outras características particulares de cada época do ano na Irlanda e seu clima diferenciado.

Irlanda em clima de primavera

O período desta estação é de março a maio, sendo abril o mês considerado bastante agradável. Na primavera, época do florescer, a temperatura não costuma ultrapassar a média dos 12°C. No blog da Optima, você encontra uma lista com lindos pontos turísticos para conhecer durante a primavera na Irlanda.

Irlanda em clima de verão

O verão irlandês, que ocorre de junho a agosto, nem se compara com o verão brasileiro. Ainda que seja um período mais quente, a temperatura raramente chega a ultrapassar os 30°C. A média entre as temperaturas mais elevadas varia entre 18°C a 20°C.

Em alguns dias desta estação, a luz solar se faz presente por cerca de 18 horas. O céu só escurece depois das onze horas da noite.

Irlanda em clima de outono

Durante os meses de setembro a novembro, a média das temperaturas mais elevadas costuma ficar entre 18°C e 14°C. Em setembro, na Irlanda o clima é considerado ameno e reproduz belas paisagens com suas folhagens em tons de dourado. Vale destacar, que, outubro pode ser o mês que apresenta mais registros de chuva.

Irlanda em clima de inverno

Na Irlanda, o clima de inverno é visto por alguns como um dos mais amenos em comparação com outros países europeus, e dificilmente chega a -10°C. A média da temperatura nesta estação fica entre -2°C e -7°C. Janeiro e fevereiro são os meses mais frios. Mesmo podendo atingir temperaturas negativas, a neve é rara.

Irlanda, clima com variação entre regiões e cidades

 

clima na irlanda cork
Blarney Castle Gardens – Cork, Irlanda

 

Em relação à extensão territorial, a Irlanda é um dos países mais representativos do continente europeu. Em decorrência desse fator, é comum haver variações de temperatura entre as regiões da ilha.

No interior na Irlanda o clima é mais intenso. É lá que são encontradas as áreas mais frias do país, com média anual de 8°C. Já na costa sudoeste se encontram as áreas mais quentes que atingem a média anual de 10°C. Em regiões costeiras é incomum que a temperatura atinja temperaturas negativas.

Conheça um pouco sobre as temperaturas das três cidades irlandesas mais escolhidas por brasileiros.

Cork

Localizada na região sul da Irlanda, Cork é uma das cidades com mais sol, apesar das constantes chuvas que caem durante o ano. Lá é possível que os períodos chuvosos somem 152 dias, com mais de 70 dias de chuva forte. Em contrapartida, a falta de sol na cidade pode totalizar uma média de 60 dias por ano. São muito raros os registros negativos ou superiores a 25°C. Em média, existem onze dias de neve e uma semana de granizo. Dos 365 dias do ano, Cork pode apresentar cerca de 100 com nevoeiro, principalmente durante a manhã e no inverno. Durante o inverno, a temperatura média pode alcançar de 5°C a 8°C, já o verão pode variar entre 10°C a 15°C.

Dublin

Na capital da Irlanda o clima costuma apresentar um índice de chuva elevado em comparação com algumas cidades. Mas ainda assim, não se compara com o alto volume produzido na região oeste do país. Com relação à temperatura, Dublin é considerada amena, registrando médias de 8°C no inverno e 19°C no verão. No inverno, a sensação térmica dos habitantes diminui devido aos ventos fortes que a cidade recebe. No município, fevereiro é considerado o mês mais seco do ano, maio e junho os mais ensolarados e dezembro o mais úmido.

Galway

Galway é uma cidade artística e universitária, considerada por muitos como um dos lugares mais descontraídos da costa oeste europeia. Possui como característica particular o vento forte recebido do Atlântico Norte. É possível haver intensos vendavais entre o final do outono e o início da primavera. Lá chove constantemente durante todo o ano, fazendo com que a umidade varie entre 70% e 100%. Além disso, sua temperatura costuma ser bastante amena, com máxima de 20°C no verão e mínima de 6°C no inverno. O verão de Galway proporciona dias longos, com luz solar até depois das 23h. Já no inverno, a claridade do dia fica até aproximadamente 16h.

Melhor época para visitar a Irlanda

 

clima irlanda dublin
Howth – Dublin, Irlanda

 

Como em vários outros países, o verão acaba sendo a estação preferida dos turistas por seu clima mais quente, seus dias mais longos e programação diferenciada. Porém, em qualquer estação do ano a Irlanda pode oferecer o que há de melhor em suas paisagens e cultura. Contudo, diante da pouca variação climática entre as estações, é difícil dizer qual seria a melhor época do ano na terra de São Patrício. Se você planeja economizar no intercâmbio pagando mais barato, evite viajar durante a alta temporada na região, que costuma ser entre junho e setembro, no verão. Escolher a primavera, outono ou inverno para visitar o país permite que você conheça paisagens diferentes das normalmente encontradas no Brasil.

Como já mencionado, as chuvas são intermitentes e o sol pode ser bem forte. Então, o ideal é ter entre os seus pertences um protetor solar e um casaco impermeável para facilitar a sua vida em um dia de passeio ao ar livre.

A Irlanda tem o clima influenciado pelo Oceano Atlântico

Como nada acontece por acaso, há um motivo para a Irlanda ter esse tipo de clima. Resumindo, o Oceano Atlântico exerce grande influência sobre o clima ameno do país, onde a média da temperatura fica em torno de 10°C. Isso ocorre por causa da corrente marítima de temperatura elevada, conhecida como Deriva do Atlântico Norte.

É muito raro na Irlanda o clima alcançar uma medição extrema devido à proteção das montanhas e colinas contra ventos fortes vindos do mar. Por ser situado próximo ao mar, o clima é bastante úmido e chuvoso. São os ventos do oeste que mantém a temperatura branda no inverno irlandês.

Por que a Irlanda é uma boa opção de intercâmbio?

A Irlanda é muito desenvolvida e capaz de proporcionar experiências incríveis para aqueles que optam por viver no país. Além do encanto natural das belas paisagens, da rica cultura folclórica local e da receptividade dos irlandeses, a tradição dos pubs também é bastante marcante. Por aqui, não faltam depoimentos elogiando o país.

Para os brasileiros, a parte gastronômica não deixa a desejar. Há vários pratos tradicionais que usam ingredientes que estamos acostumados, como carne e batatas. Diferente de outros países da Europa, como explicado anteriormente, a Irlanda tem o clima facilmente adaptável para brasileiros. Outros pontos altamente favoráveis ao país são: qualidade de vida, segurança, menor custo de vida em comparação com outros países europeus e norte-americanos. Da Irlanda também é possível fazer viagens rápidas para outros países do continente por bons preços. Ah… mais um fator bastante relevante, o país permite que o estrangeiro com visto de estudante venha a trabalhar sem problema algum.

Depois de tantas vantagens só falta escolher a cidade irlandesa para viajar, não é mesmo?

Na Optima você encontra várias modalidades de intercâmbio e recebe todo o suporte necessário durante o processo, do começo ao fim. Se você ainda não decidiu onde fazer intercâmbio em inglês, entre em contato conosco e que lhe ajudaremos a planejar seu projeto!

 

solicite orçamento optima

3 Comments

  • admin,

    Se precisar de mais alguma informação por favor entre em contato com um de nossos representantes que será um prazer ajudar Julia.
    Equipe Optima Intercâmbio.

  • Daniel,

    Só de ver esta neve já esta me dando arrepios. Mas deve ser melhor do q o calor infernal aqui de São Paulo… 🙂

  • Julia,

    Olá pessoal muito obrigada pela informação detalhada, estava procurando sobre o clima da Irlanda e encontrei no site vocês. Acabei de enviar uma cotação. Poderia me enviar os preços ainda hoje? Eu conheço o Bruno Valaro que está fazendo intercâmbio em Dublin. Ele me deu referências muito boas de vcs…

  • O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Previous reading
    História da Fontana di Trevi em Roma
    Next reading
    Em quais países a CNH brasileira é válida?