Você já pensou em estudar no Canadá? Pois saiba que isso não só é possível, como é muito mais descomplicado do que se imagina. Abaixo listamos tudo o que você precisa saber antes de preparar as malas e embarcar rumo sua evolução profissional.

É caro estudar no Canadá?

Os valores cobrados para estudar no Canadá variam muito, pois depende de diversas variáveis. Para os cursos de idioma, os valores para estudar no Canadá vão depender:

  • Duração do curso;
  • Tipo do curso de idioma;
  • Acomodação;
  • Material didático;
  • Seguro saúde;
  • Serviços adicionais, como translado e receptivo no aeroporto;

Por exemplo, as escolas de idioma oferecem cursos de cerca de 1.000 dólares canadenses por um curso de 1 mês de duração, até 10.000 mil dólares canadenses por um curso de um ano.

Você também pode disputar uma bolsa de estudos em uma das instituições de ensino do país. Mas vale salientar que durante o processo seletivo são abertas poucas vagas para estrangeiros e o processo é bem competitivo e difícil. O requisito principal é falar fluentemente inglês ou francês. Além disso, é o aluno quem deve providenciar a inscrição, pois ela geralmente não é feita através da agências de intercâmbio.

Uma boa alternativa para quem deseja estudar no Canadá, é fazer um curso de idioma de curta duração (quatro semanas). Ao optar por um pacote de curso de idiomas, estarão inclusos o curso completo, hospedagem do aluno, material didático e seguro saúde.

Custo de vida

Um detalhe bem importante, é que o país exige a comprovação de que o aluno terá como pagar o curso e a sua estadia no país até concluir sua formação. Essa comprovação exigida pelo governo canadense é de CAD$ 1.500 por mês. O país entende que esse é o valor mínimo para morar nas principais cidades do Canadá, custeando moradia, alimentação, transporte, entretenimento, internet e afins. Essa comprovação, geralmente, é feita através da apresentação de extratos bancários.

Quais são os requisitos básicos para se estudar no Canadá?

Estudar no Canadá é menos burocrático do que nos Estados Unidos, país vizinho e destino bem popular para fazer intercâmbio em inglês. Porém existem alguns requisitos básicos que precisam ser ressaltados. Veja quais são:

  • Nível de inglês: deve ser comprovado pelos certificados TOEFL ou IELTS para conseguir estudar o ensino médio, graduação, pós-graduação ou MBA no Canadá. Você pode fazer proficiência no Brasil, em instituições oficiais, como grandes universidades, ou participar do Pathway, programa que permite que universidades ensinem inglês a estrangeiros.
  • Nível de inglês para cursos de idiomas: os cursos de idioma não exigem conhecimento prévio em inglês ou francês. Ou seja, é a melhor opção pra quem deseja aprimorar o inglês ou francês no Canadá! A própria escola fará um teste com o aluno para saber qual o seu nível do idioma para iniciar os estudos, que variam do básico do idioma, até o nível avançado
  • Visto de estudante: assim que for admitido por uma universidade canadense, college ou colégio de ensino médio, a instituição emitirá uma carta de admissão para que o aluno tire um visto de estudante. O visto será tirado depois da admissão e não durante o processo seletivo. Durante esse período o aluno pode viajar para o Canadá com visto de turista.
  • Visto de turista para curso de idiomas: caso realize um curso de inglês ou francês com duração de até seis meses, não é necessário um visto de estudante. Para isso um visto comum de turista é o suficiente. Se o curso ultrapassar esse período, ainda que seja um curso de idiomas, será necessário visto de estudante.
  • Comprovação de renda: mesmo que o estudante fique no Canadá bancado pelos pais ou algum outro parente, é obrigatória a comprovação de que terá como se manter no país, o que inclui não só o pagamento de uma instituição, mas também de hospedagem e alimentação. Essa é uma forma do governo local evitar que imigrantes cheguem no país sem condições de se manter ou de voltar para seus respectivos países, aumentando assim a taxa de pobreza e desigualdade.

Quais as vantagens de se estudar no Canadá?

Estudar no Canadá é ter muito mais facilidade em todos os sentidos de sua estadia. Confira agora as vantagens:

  • Preços mais acessíveis: quando comparado aos Estados Unidos, o Canadá oferece preços muito mais econômicos.
  • Elevada qualidade de vida: o Canadá dispõe de algumas das melhores cidades do mundo para se viver, com destaque para Ottawa e Vancouver, sendo que está última também é considerada a quinta cidade mais segura de todo o mundo. O salário mínimo no país também é alto, sendo até 7 vezes maior que o do Brasil. Além disso, universitários podem usar o transporte público de graça, mesmo os estrangeiros.
  • Facilidade de obtenção do visto: conseguir entrar no Canadá é muito mais fácil do que nos EUA. Além disso, obter um visto de estudante com direito a trabalhar, também é muito mais simples e rápido do que em outros países.

 

estudar no canadá em vancouver
Vancouver, Canadá

 

6 motivos para se estudar no Canadá

Se você ainda tem dúvidas se vai ou não estudar no Canadá, separamos uma lista com 6 motivos que vão te convencer a escolher seu destino de intercâmbio. Veja quais são:

  • A forma de pronunciar o inglês no Canadá é muito mais limpa, sem sotaques, permitindo melhor compreensão para quem ainda não se sente muito seguro em uma segunda língua;
  • Ao estudar no Canadá, o aluno também pode aproveitar para apreender francês, já que o país tem como línguas oficiais o francês e o inglês;
  • O Canadá é um dos dez melhores países para imigrantes em todo o mundo, de acordo com pesquisa feita pelo HSBC;
  • O Canadá é um país seguro com infraestrutura completa em saúde e educação, o que o eleva ao patamar de alto padrão de vida;
  • O país possui lugares lindíssimos e pontos turísticos conhecidos mundialmente, como a Torre CN, Parque Nacional Banff, Cataratas no Niágara e Jardins de Butchart. Assim é possível estudar e aproveitar o tempo livre usufruindo de uma das paisagens mais lindas do mundo;
  • As estações do ano são bem definidas. Diferentemente do Brasil, no Canadá você pode viajar certo do que lhe espera em cada época do ano. Se por um lado o país dispõe de um dos invernos mais rigorosos do mundo, podendo chegar a -15º, por outro os verões são quentes e dependendo da região, lembram bastante o Brasil.

 

estudar no canadá em toronto
Toronto, Canadá

 

Como faço para estudar e trabalhar no Canadá?

O Canadá permite que estudantes estrangeiros trabalhem no país gozando dos mesmos direitos trabalhistas que os trabalhadores nativos. A exceção é salário, que pode ser diferente em algumas empresas, conforme previsão legal. Esta é uma ótima maneira de se inserir ou se remanejar no mercado de trabalho.

Para usufruir desse benefício, o aluno que almeja estudar e trabalhar no Canadá precisa fazer um curso com no mínimo seis meses de duração, além disso, o curso deve ser voltado para a sua vida profissional. Por exemplo: marketing, administração de empresas, tecnologia da informação, e etc. Um fato interessante, é que o visto que permite trabalhar no país é válido após a conclusão do curso pelo mesmo período da formação. Por exemplo: se o curso superior durou um ano e meio, o aluno tem mais um ano e meio para continuar no Canadá trabalhando com o mesmo visto, após concluir seus estudos.

 

Optima Intercâmbio solicite orçamento

 

Estude no Canadá com uma agência de confiança

É essencial que o viajante tenha o apoio de uma agência de intercâmbio parceira na hora antes de dar esse passo importante na vida. Estudar em outro país não é uma tarefa fácil no começo, afinal, não se conhece as regras, lugares e preços. Entretanto, ao contar com uma uma equipe especializada, o viajante pode ficar tranquilo! Afinal, toda a parte burocrática é resolvida por quem já entende do assunto! Permitindo muito mais segurança para quem acaba de chegar em novo destino!

Em resumo, todo o passo a passo dito anteriormente é facilitado se tiver um grande apoio por trás do aluno. Por isso, a Optima recomenda você a sair da zona de conforto e iniciar o planejamento de seu intercâmbio, contando com uma empresa séria com mais de 10 anos de mercado. Nós possuímos diferentes pacotes de intercâmbio de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, mestrado e MBA. Fale conosco e nós te ajudamos a escolher o programa que mais se encaixa no seu perfil para dar um up em sua carreira. Ser bilíngue nunca esteve tão fácil!

Previous reading
Como estudar no Canadá? Tudo o que precisa saber
Next reading
Explore as principais cidades do Canadá