Intercâmbio na Escócia

Por que fazer intercâmbio na Escócia?

A Escócia é um país repleto de histórias e tradições, pelas quais é reconhecido mundialmente. A Escócia é um dos países da Europa com maior número de castelos em seu território.  Eles foram construídos ao longo da Idade Média e da Idade Moderna com objetivo de proteger as terras dos povos invasores. As principais cidades escocesas, como Edimbungo e Glasgow, se encontram na região das Lowlands. É onde grande parte dos estudantes que fazem intercâmbio na Escócia escolhem ficar. Nessa parte do país é também onde se encontram as principais instituições de ensino e onde o estilo de vida das pessoas é mais cosmopolita e agitado.

Intercâmbio na Escócia

Em relação à natureza e à prática de esportes, o país também merece destaque. A região montanhosa do país é famosa e nela são praticadas modalidades como montanhismo e trekking. Fazer intercâmbio na Escócia é uma oportunidade imperdível para os estudantes. Oportunidade esta que vai muito além do objetivo de aprimorar o inglês. É a chance de conhecer um dos países mais tradicionais do velho mundo. O país possui, entre diversos outros pontos de destaque, o famoso Lago Ness. O local ficou famoso pela lenda de um monstro marinho que vive no mesmo lago.

A cultura escocesa

A cultura da Escócia recebeu a influência de vários povos ao longo dos séculos. Entre eles os vikings, os celtas e, mais recentemente, os ingleses. Isso foi o bastante para criar tradições e costumes característicos do país. É o caso do estilo de música folk, tradicionalmente tocado com a gaita de fole, um instrumento tipicamente escocês.

Além da música, os escoceses também são reconhecidos historicamente pela sua vestimenta. Os kilts, se assemelham a um tipo de saia xadrez, e eram utilizados pelos guerreiros do país durante as batalhas da Idade Média. Apesar de não serem mais usados, os estudantes de intercâmbio na Escócia ainda poderão ver os habitantes locais vestidos com kilts durante as festas populares e eventos que celebram a cultura do país.

Quem faz intercâmbio na escócia irá perceber que outro elemento importante da cultura local é o uísque. Bebida tradicional que é produzida nas muitas destilarias que existem no país. Para os escoceses, nenhum uísque no mundo é tão bom quanto o deles. Por essa razão é possível encontrar a bebida com facilidade em estabelecimentos e casas de todo país.

Whisky no intercâmbio na Escócia

Culinária local

A gastronomia escocesa possui como alimentos de destaque o salmão, frutos do mar, bacalhau, mexilhões, além de carne vermelha. Assim como acontece na Inglaterra, o Fish and Chips, famoso prato com peixe e batata frita. Por ser muito popular, poderá ser encontrado com frequência no intercâmbio na Escócia.

Os estudantes de intercâmbio na Escócia também irão se familiarizar com Mince and Tatties. A receita consiste em carne vermelha picada em pedaços acompanhada de batata cozida.

Em relação aos doces, os escoceses gostam muito de pudins e sobremesas cozidas a vapor. É o caso do Clootie Dumpling, um doce feito com frutas secas e farinha de aveia.

Sobremesa Clootie Dumpling no Intercâmbio na Escócia

Clima

O clima escocês pode ser descrito como úmido e chuvoso durante a maior parte do ano. A época com mais dias de sol e menos chuva é a primavera, especialmente nos meses de abril e maio, que é quando a temperatura média na capital, Edimburgo, permanece em torno de 15°C.

Durante o outono e o inverno, os alunos de intercâmbio na Escócia precisam se preparar para o frio e dias mais curtos, tendo em vista que o sol se põe aproximadamente às 16:00 horas. A temperatura média durante o inverno é de 3°C, sendo que os meses mais frios são janeiro e fevereiro.

O verão, por sua vez, se de destaca por ter dias bem longos, com sol até a noite, especialmente na região norte do país. Já as temperaturas nessa época do ano, estas são consideradas amenas, raramente ultrapassando os 20°C. Desse modo, é possível perceber que o clima no país é bem diferente do no Brasil, mas os estudantes de intercâmbio na Escócia não tem com o que se preocupar pois a região possui uma excelente estrutura para suportar o frio.

Vida noturna na Escócia

As noites escocesas, especialmente na capital Edimburgo, são muito animadas. Jovens e adultos tem opções variadas para todas as preferências. O programa noturno mais tradicional para quem faz intercâmbio na Escócia são os pubs e bares. Os estabelecimentos estão por toda a cidade e oferecem bons pratos para acompanhar os drinks. Algumas das regiões mais movimentadas são a Cowgate, Royal Mile e New Town.

Um dos estabelecimentos com a maior variedade de uísque na capital escocesa é o Whiski Bar. Ele possui uma carta de bebidas que inclui mais de 300 opções de rótulos. Outro point para quem procura boa comida e bebida é o Holyrood 9A. Sem dúvida um dos bares mais populares para quem aprecia cervejas artesanais e busca um ambiente jovem e descolado.

Bar especializado em Whiscky no intercâmbio na Escócia

Os estudantes de intercâmbio na Escócia ainda podem aproveitar a noite no país de outras formas. Há baladas animadas como a Espionage e Cabaret Voltaire, que agitam as noites escocesas. Também há diversas opções de programas culturais nas cidades como cinemas, exposições, festivais e espetáculos musicais.

Transportes públicos

O transporte público mais utilizado pela população escocesa, inclusive na capital Edimburgo, é o ônibus. Existem linhas que interligam todas as regiões ao centro da cidade. Confortável e pontual, o sistema de ônibus do país é bastante eficiente. Costuma indicar nas paradas quanto tempo falta até o próximo ônibus chegar, o que facilita a rotina dos estudantes de intercâmbio na Escócia.

Para distâncias mais curtas, os escoceses tem o hábito de praticar caminhadas, especialmente quando o clima está agradável. Edimburgo possui vários parques, praças e áreas arborizadas, os quais fazem parte do trajeto diário de milhares de pessoas. Essa é uma opção econômica e viável para os alunos de intercâmbio na Escócia que moram perto do local em que estudam.

Estudo e trabalho na Escócia

São várias as oportunidades de estudo para quem pretende fazer intercâmbio na Escócia. Os principais são programas para aprender inglês e também para se preparar para os principais exames de proficiência na língua. Nesse último caso, muitos alunos escolhem o país como destino para estudar para exames como FCE (First Certificate in English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

A opção de trabalhar no país enquanto se estuda é um processo bastante restrito. Por essa razão, os estudantes de intercâmbio na Escócia devem ter em mente que o país não é a escolha ideal para unir trabalho e estudo. O país não permite acesso ao trabalho para estudantes de idioma.

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio na Escócia? Edimburgo no intercâmbio na Escócia

A escolha da cidade é uma escolha importante do intercâmbio na Escócia ou em qualquer outro país. Entre os brasileiros, Edimburgo é a cidade mais popular por uma série de motivos. Por exemplo, o custo de vida é mais acessível quando comparado a outras cidades do Reino Unido.

O nível de excelência da educação local é outra vantagem de Edimburg. A cidade conta com ótimos centros de ensino e universidades reconhecidas entre as melhores do Reino Unido. A riqueza cultural da cidade também é algo valorizado pelos alunos de intercâmbio na Escócia. Eles se encantam com a qualidade dos museus e da arquitetura da cidade, a qual serviu como inspiração para a criação da saga Harry Potter.

Apesar de ser uma grande cidade e oferecer serviços e estrutura de qualidade, Edimburgo possui apenas 500 mil habitantes. Preserva assim, uma atmosfera tranquila e aconchegante, o que às vezes é difícil de se encontrar em uma metrópole com milhões de pessoas.

Conheça os programas para intercâmbio na Escócia da Optima

A Optima Intercâmbio é referência no Brasil em programas de intercâmbio na Escócia. Oferecemos cursos de inglês, intercâmbio de férias, modalidades preparatórias para os exames de proficiência, cursos para professores e muito mais. Somos parceiros de grandes instituições de ensino escocesas e também nos países mais tradicionais em intercâmbios culturais e educacionais. A Optima fornece todo o apoio para que os estudantes se adaptem ao intercâmbio na Escócia e aproveitem essa experiência única e imperdível.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

5,3 milhões

Moeda Libras (GBP)
Línguas oficiais Inglês, Gaélico Escocês
Culinária Ensopados e assados com batatas e vegetais cozidos. Chás e tortas também são amplamente consumidos.
Clima Temperado Oceânico sendo a média de temperatura, 6° graus durante o inverno e 18° graus durante o verão.
Fuso Horário GMT+00:00
Território 78.782 km²
Orçamento Fácil Edimburgo

Escócia

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09