Exames de Proficiência para Língua Inglesa

Ter um certificado em inglês após ser aprovado em algum dos exames de proficiência é uma vantagem importante e muitas vezes necessária, pois esse é um requisito exigido por muitas universidades no exterior. Além disso, possuir um dos certificados é um diferencial! Principalmete para o currículo, algo que várias empresas multinacionais enxergam como uma qualificação fundamental no momento da contratação.

Como são esses exames de proficiência em língua inglesa?

De forma geral, as provas para a obtenção dos certificados mais importantes avaliam as habilidades de leitura (reading), redação (writing), conversação (speaking) e compreensão auditiva (listening). Todas essas habilidades são testadas em um ou dois dias. Para cada prova existe um tempo específico para ser realizada, o que exige uma boa preparação dos alunos.

aluno realizando a prova do exame de proeficiencia

IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS é administrado pelo British Council. É um dos exames de proficiência em língua inglesa mais exigidos por instituições de ensino da Europa, Austrália e Nova Zelândia. Essa prova é dividida em quatro seções, listening, writing, reading e speaking. O exame oral feito através de uma entrevista com o examinador. Ao todo a prova é realizada em dois dias. Tendo como vantagem não sobrecarregar os estudantes com muitas horas de prova em sequência.Para realizar o IELTS basta agendar a prova pela internet. Para fazê-la escolhe-se uma  instituição de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior, que seja credenciada pelo British Council. Em caso de reprovação, esse exame pode ser refeito sem um período mínimo de espera necessário.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service. Este certificado é amplamente exigido, especialmente nas instituições de ensino dos Estados Unidos e Canadá. Essa prova possui dois exames de proficiência disponíveis. O TOEFL ITP, no qual não é necessário comprovar as habilidades writing e speaking, enquanto o TOEFL iBT, exige todas as habilidades e é o mais importante nas admissões em universidades no exterior.O agendamento do exame e a escolha do local da prova podem ser feitos pela internet. Caso necessário, é possível refazer o teste quantas vezes for preciso, bastando esperar um intervalo de alguns dias.

Cambridge

Esse exame da Universidade de Cambridge, controlado pelo Cambridge English Language Assessment. O Cambridge possui certificados diferentes de acordo com o nível pretendido pelo estudante. Entre os exames de proficiência mais procurados do Cambridge estão o FCE (First Certificate in English), o CAE (Certificate of Advanced English) e o CPE (Proficiency).Cada tipo de exame possui um tempo de avaliação próprio.Ainda sim, todos eles tem um formato de prova oral na qual o estudante precisa passar por uma entrevista com o examinador.

Cursos de preparação para exames de proficiência

Devido as especifidaes e elevado nível elevado desses exames de proficiência, assim o ideal é realizar um curso de preparação específico para o exame que deseja.Nesses cursos, o formato da prova é amplamente estudado. Além disso, são dadas dicas sobre como estudar e como fazer os exames da melhor forma possível.alunos estudando para a prova de proficiência

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09