Uma vez alguém me disse que, para encarar um intercâmbio, o principal ingrediente que precisamos reunir é coragem. Não acreditei imediatamente, até mesmo porque eu não estava planejando nenhuma viagem, mas este pensamento passou a me acompanhar.
Algum tempo depois, meu esposo e eu começamos a desejar fazer um intercâmbio. E muitas dúvidas surgiram: onde, quando, como, onde, quanto… eram diversas perguntas que ainda não havíamos conseguido responder.
Começamos a buscar informações a respeito de intercâmbio e indicações de agências, até que uma colega de trabalho dele mencionou que havia fechado com a Optima Intercâmbio, e que havia ficado muito satisfeita com o apoio da agência.
Demoramos um pouco para conseguir fechar as datas das férias, quando nos demos conta, faltava uma semana para entrarmos em férias. Foi uma grande correria: decidir o destono, pesquisar e comprar passagens, fechar o pacote de intercâmbio… E nisto a Optima foi realmente um diferencial! Eles nos ofereceram toda agilidade de que precisávamos, além da prestatividade dos colaboradores e a simpatia do membro da equipe em Dublin, que nos recepcionou e acompanhou para a troca de chip dos celulares e tour pelo centro da cidade.

A escola

A acomodação era boa, bem localizada, um pouquinho afastada do centro da cidade e da escola em que estudamos, mas nos sentimos bem-vindos, por outro lado  fizemos amizade com os outros students que estavam por lá.E a escola em que estudamos – Emerald School – é um espetáculo a parte! A qualidade do ensino, a preocupação dos docentes, o staff super atencioso, a coordenação que nos atendeu prontamente… Que ambiente!
A partir daí, foi tudo muito intenso: descobrir novos ambientes, estudar, fazer novos amigos, experimentar culinárias típicas de outros países… Andar pelas ruas apreciando os prédios, tomar um gelatto, caminhar à beira do mar, caminhar pela O’Connel Street e absorver os sons, as cores e as pessoas…. Ah, que incrível sensação! Visitar cidades vizinhas, museus, parques, praças… Utilizar o transporte público e o táxi, baixar o mapa da cidade no maps e descobrir que o decoramos todinho! Para nós, intercâmbio é isto: sentir, se perder e se achar!

Vivian e Tiago Sampaio 

Sorocaba/ SP

Previous reading
“Que bom que escolhermos Bray”
Next reading
“Conheci lugares de tirar o fôlego”