O intercâmbio é muito mais do que aprender um novo idioma. Fazer um intercâmbio abre um mundo de possibilidades, principalmente para os adolescentes que ganharam um programa especial chamado de Intercâmbio Teen. Hoje eles estão ligados ao mundo todo através da internet e mais do que isso querem consumir experiências diferenciadas. Querem vivenciar culturas diferentes, fazer amigos de outras nacionalidades e colecionar stamps nos seus passaportes. Mas, quando estamos falando de adolescentes o intercâmbio deve ser elaborado com mais cuidado, com supervisão de pais ou responsáveis. E por falar em pais, eles já ficam de cabelo em pé só de pensar na possibilidade de seus filhos estarem do outro lado do mundo sozinhos.

Mas, a boa notícia  é que cada vez mais as escolas tem desenvolvido programas para atender aos intercambistas menores de 18 anos. Os programas incluem não só o curso de idiomas como acomodação e atividades diversas. Dessa forma não tem o porque não liberar a garotada para o intercâmbio.

Por que escolher a modalidade de Intercâmbio Teen ?

Uma das vantagens dos programas para os adolescentes é a segmentação por idade. Isso os deixa mais a vontade podendo interagir com outros adolescentes da mesma idade de todas as partes do mundo. Estes programas também funcionam como um ensaio para a garotada que tem o desejo de passar uma temporada no exterior estudando. Os pais podem ficar completamente tranquilos já que este tipo de programa tem supervisão da escola por todo o período.

Programas de intercâmbio high school

 

Quando ocorre os programas para adolescentes?

Na sua maioria os programas ocorrem durante as férias. Assim, permitindo que os adolescentes possam ficar entre 4 a 8 semanas no destino. Os summer e winter camps são os mais tradicionais programas para adolescentes. Os summer camps ocorrem nas férias de julho. Isso porque os principais países que recebem intercambistas nesta época como:Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Malta, Itália e Espanha, estão no período do verão. Já o winter ocorrem durante as férias de fim de ano aqui no Brasil. Além disso, algumas escolas possuem programas de curta duração normalmente durante feriados prolongados como o de Páscoa.

Quais serão as atividades realizadas?

Os intercambistas passam em média de 20 horas semanais dentro de sala de aula, aprendendo um novo idioma e praticando as habilidades de fala, escrita, leitura e compreensão auditiva. Essas aulas ocorrem em um dos períodos do dia manhã ou tarde. Já no outro período os estudantes realizam atividades esportivas, visitas pelas cidades e conhecendo pontos turístico. As escolas também possuem uma longa lista de atividades internas como tarde do cinema, jogos e competições.
Grupo de amigos jogando voleibol

 

Qual será a acomodação ?

As acomodações mais utilizadas para os programas de adolescentes são as residências estudantis e as host families. Em ambas as acomodações os estudantes serão supervisionados. Para aqueles que optarem pela residência os estudantes contarão com o acompanhamento da equipe da escola. Já aqueles que ficarão em casa de família, os host supervisionarão os adolescentes. Em ambas as acomodações os estudantes receberão as duas principais refeições o café da manhã e jantar. Alguns programas também oferecem a opção de almoço ou lunch box, e para aqueles que possuem alguma restrição alimentar poderão optar por um cardápio diferenciado mediante a disponibilidade.

High School

Certamente, o High School é outra opção de intercâmbio para a tribo do under 18. O High School pode ser realizado por um semestre ou um ano letivo e diferente dos intercâmbios de menos duração intercambista já deve ter uma compreensão maior do idioma do destino a ser visitado. Os adolescentes que optam pelo High School vão estudar além do idioma local, disciplinas como matemática, história, geografia, biologia e esportes. Além dessas matérias obrigatórias, os estudantes também poderão fazer atividades como aula de fotografia, artes e desenvolvimento de jogos. Ao contrário do que muitos pais pensam o ano letivo cursado pelos seus filhos no exterior não será um ano perdido. Isso porque o estudante poderá fazer a equivalência das aulas cursadas no exterior para o Brasil.

Programas de Intercâmbio Teen oferecidos pela Optima Intercâmbio

A Optima Intercâmbio é uma agência de segurança e com anos de experiência. Possuímos parceria com as principais e mais reconhecidas instituições que oferecem os programas para adolescentes. Conheça as nossas opções de intercâmbio teen.

Previous reading
“Obrigada Optima Intercâmbio por tornar tão mais fácil e real a realização do meu sonho!”
Next reading
“Mais um Brasileiro e sonhador”