Para os intercambistas que estão embarcando para Dublin ou Dún Laoghaire para cursar o tradicional ano acadêmico, se faz necessário ter o visto de estudante, o Irish Residence Permit para permanecer legalmente no país. A boa notícia é que este visto pode ser adquirido já estando na Irlanda. Porém, o processo de aquisição do mesmo ocorre ainda no Brasil. Isso porque o estudante deve fazer o agendamento no site do INIS, a imigração do país, para aquisição do visto. Para ajudar os estudantes que estão passando por esse processo pela primeira vez vamos resumir em 3 passos como realizar o agendamento online do seu IRP.

O agendamento

Primeiramente, o intercambista deverá acessar o site da INIS e no fim da página clique em Make Appointment:site para agendamento irp

Em seguida, preencha o formulário com as informações pessoais. As duas primeiras perguntas são referentes ao tipo de visto pelo qual será aplicado. Por isso em Category deverá Study e em Sub Category o tipo de curso que o qual será realizado. Depois de preenchido o fomulário, clicar em Look for Appointment:

site do irp

Finalmente,  após clicar em Look for Appointment poderá buscar pela disponiblidade clicando em Specific Data (uma data específica) ou por Closest to Today (data mais próxima). Uma fez feita a escolha entre as duas opções, proceder marcando na caixa. Eu não um sou robô e clicar em Find Available Appointment.

site irp

Depois de realizado o agendament é enviado uma confirmação do mesmo via e-mail e com esta confirmação do agendamento deverá comparecer no prédio da imigração, que fica no centro da cidade 13/14 Burgh Quay, Dublin 2. É necessário comparecer ao local com quinze minutos de antecedência do horário agendado e lembre-se de ter em mãos:

– Cópia do agendamento impresso

– Passaporte

– Carta original da escola

– Comprovação do Learn Protection (normalmente incluso na carta da escola)

– Comprovante do seguro contratado

– Comprovação financeira de 3 mil euros

O valor para a aquisição do IRP é de 300 euros. O valor pode ser pago direto na imigração com cartão de crédito, débito ou via boleto. O cartão do IRP será postado para o endereço informado dentro de um prazo de 15 dias úteis.

Desafio do agendamento

Dublin hoje é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas do mundo todo que desejam aprender o inglês. Devido essa alta procura nem sempre é possível conseguir realizar o agendamento do IRP no primeiro acesso. A dica é inicie a busca pelo Appointment em média de 10 semanas antes do embarque. De acordo com a INIS, o site da imigração libera as vagas todos os dias entre 10:00 e 10:30 horário da Irlanda, por isso confira a diferença de horário entre Brasil x Irlanda e esteja preparado para buscar as vagas nos horários citados. Ainda as 14:00, também horário da Irlanda,é feito um update do sistema liberando vagas remanescentes.

Outras informações sobre o IRP

Seja persistente nas tentativas de agendamento do IRP, entre no site todos os dias e ao longo do dia, sempre que possível, confira se não há alguma data disponível. Lembre-se de buscar por datas após o início das suas aulas, já que precisará das cartas atualizadas providas pela escola e a apólice do seguro.

Evite ao máximo deixar para fazer o agendamento quando chegar na Irlanda. Na entrada do país ao passar pela imigração no aeroporto, os agentes têm questionado os intercambistas sobre o appointment por isso já embarque com a cópia do seu agendamento impresso junto com os demais documentos.

Lembrando que o agendamento para o IRP é necessário apenas para as cidades de Dublin e  Dún Laoghaire.  Para as demais cidades da Irlanda o intercambista precisa se apresentar no escritório da imigração munido das cartas obrigatórias, retirar uma senha e aguardar pelo atendimento.

Conheça mais sobre o intercâmbio em Dublin

A Optima está presente em várias cidades, incluindo Dublin. Oferecemos programas de intercâmbio de diferentes estilos, para alunos de faixas etárias distintas. Com o auxílio da agência, os intercambistas podem ter os seus perfis traçados e descobrir qual o intercâmbio ideal. Além disso, a Optima presta apoio em todos os aspectos da viagem. Cuidamos da acomodação, escola, seguro viagem, e meio de transporte público em Dublin. Oferecemos um atendimento diferenciado para que os estudantes aproveitem ao máximo a sua estadia no exterior.

Previous reading
Como economizar no intercâmbio
Next reading
Luiza Vitoria: Fiz a escolha certa