Jet lag, como minimizar seus efeitos

O jet lag nada mais é do que uma espécie de fadiga de viagem. A explicação científica para isso está no fato de que, ao longo de voos longos, vários fuso-horários são atravessados. Assim o dia acaba passando mais rápido, interrompendo o ciclo natural de luz e escuridão. Como consequência, o relógio biológico se altera, causando vários sintomas como sonolência ou insônia, variações de humor, enjôos e outros.Para evitar o jet lag ou ao menos diminuir as chances de sentir os seus efeitos, a seguir estão alguns truques que podem ser bem úteis nessas situações.passageiro no aviao com jet lag

Tenha uma boa noite de sono antes da viagem

Antes de viajar, é importante deixar qualquer ansiedade ou nervosismo de lado e dormir o máximo possível. Ao fazer isso, as chances do organismo desenvolver os sintomas do jet lag acabam sendo menores.

 Água contra o jet lag

Ao longo do voo e após chegar ao lugar de destino, é essencial beber muita água e se manter hidratado. Geralmente, as pessoas acabam esquecendo de beber a quantidade necessária de água enquanto estão no avião. Isso acaba intensificando o jet lag, o qual pode se originar de um quadro de desidratação.

Se esforce para dormir no avião

Sempre que possível, dê preferência para os voos noturnos, pois assim a adaptação do organismo é mais rápida, o que causa a sensação de que o voo também foi mais rápido. Nesse tipo de voo, é mais fácil dormir e descansar ao longo da viagem, o que contribui para que se tenha mais disposição e energia depois de sair do avião, sem sentir o jet lag.passageiro dormindo para evitar jet leg

Mantenha a sua rotina alimentar

Tanto no dia da viagem como nos dias seguintes, é recomendável ingerir alimentos com os quais o organismo já esteja acostumado. Além disso, o ideal é apostar em refeições leves e ricas em alimentos saudáveis. Assim, o relógio biológico irá se adaptar mais depressa, evitando que o jet lag aconteça.

Faça exercícios

Logo após chegar no local de destino, é importante praticar alguma atividade física, como uma caminhada pela cidade. Esse estímulo é uma forma bastante eficaz de superar os desconfortos da viagem e fazer com que o corpo supere o jet lag.

Tente pegar um pouco de sol durante o dia

A luz do sol é muito importante para que o corpo possa se adaptar ao novo fuso horário e vencer o jet lag. Caso não seja possível, as luzes artificiais também funcionam para esse propósito, porém de forma menos eficaz. Além disso, é bom evitar o uso aparelhos eletrônicos. Computadores, smartphones e tablets durante a noite, justamente pela luz artificial que esses aparelhos emitem.

Saiba mais sobre o trabalho da Optima Intercâmbio

A Optima está presente em vários países, oferecendo modalidades de intercâmbio de estilos e durações diferentes. Por prestar um atendimento personalizado, a agência auxilia os seus intercambistas a escolher o programa ideal, segundo as preferências e objetivos individuais de cada aluno. A Optima ainda presta todo o apoio para cada aspecto da viagem. Desde a acomodação até o seguro, tornando essa experiência mais simples e menos burocrática para os intercambistas.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09