O que é o exame CPE?

O CPE (Certificate of Proficiency in English) é um dos exames mais prestigiados de todo o mundo, assim como o PET (Preliminary English Test), FCE (First Certificate in English) e CAE (Certificate in Advanced English).

O CPE se diferencia dos outros exames pois comprova um alto nível de comunicação e competência em língua inglesa e é, muitas vezes considerado como comprovação de conhecimento do idioma inglês para estudo em cursos superiores na Europa.

Desenvolvido pelo departamento ESOL (English Speakers of Other Languages) da Universidade de Cambridge o CPE oferece dois tipos de exame opcionais, tradução e literatura, e possibilita que seu portador se registre oficialmente junto ao Ministério da Educação como professor de inglês após cursar um ano de complementação pedagógica em uma universidade local.

Estudantes interessados em prestar o exame CPE deve ter conhecimentos profundos de língua inglesa como por exemplo:

– Compreender as idéias principais de textos complexos.
– Compreender documentos, correspondências e relatórios, incluindo pequenos detalhes.
– Aconselhar ou discorrer sobre questões delicadas ou complexas, compreender referências coloquiais e lidar com confiança com questões adversas.
– Escrever sobre qualquer assunto e tomar notas em reuniões e seminários com precisão e expressão.

O aluno que obtém o CPE (Certificate of Proficiency in English) poderá:

– Estudar em cursos complexos de nível superior como programas de pós-graduação e doutorado.
– Participar ativamente e com confiança em aulas e seminários.
– Liderar projetos de pesquisa desafiadores e complexos.
– Negociar e persuadir pessoas de nível gerencial dentro do ambiente internacional de negócios.

Estas capacidades demonstram domínio exemplar do inglês dentro do âmbito acadêmico de forma prática. Por isto inúmeras empresas aceitam o CPE como prova de proficiência na língua inglesa, como por exemplo a Universidade de Cambridge
o Instituto de Tecnologia da Califórnia, Hewlett-Packard (HP), KPMG, Sony, Coca-Cola e outros.

O exame CPE será revisado no ano de 2013 pelo departamento ESOL (English Speakers of Other Languages) se tornando mais amplo e oferecendo novos requisitos e atualizações.

A Optima Intercâmbio conhece a fundo os tipos de exames oferecidos pelas melhores instituições de ensino no exterior e por isto oferece programas de intercâmbio cultural e cursos preparatórios para que você tenha sucesso acadêmico, pessoal e profissional. Para mais informações entre já em contato com a nossa equipe Optima.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09