OSHC – Seguro de Saúde para Austrália

OSHC - Seguro de Saúde para Austrália

O que é o seguro de saúde para Austrália, OSHC?

O OSHC, sigla para a expressão Overseas Health Cover, é um seguro de saúde obrigatório para os estudantes estrangeiros que planejam fazer intercâmbio por mais de três meses na Austrália com um visto para o estudo. O OSHC é exigido pelo Departamento de Imigração Australiano e costuma causar algumas dúvidas, por isso nós selecionamos logo abaixo as principais informações sobre esse seguro de saúde para Austrália.

Cobertura do seguro de saúde para Austrália – OSHC

Apesar de representar um gasto extra, o OSHC é bastante vantajoso para os estudantes estrangeiros durante o período em que eles estão na Austrália. A razão disso, é o fato dos tratamentos médicos do país serem caros pois os estudantes estrangeiros não tem acesso ao Medicare, que é o sistema de atendimento básico e gratuito de saúde da Austrália. Dependendo do problema de saúde, alguns tratamentos podem chegar ao valor de até $600 dólares por dia, e com esse seguro de saúde para Austrália, o estudante passa a ter direito a uma assistência médica adequada que fornece uma cobertura bastante ampla de serviços, tanto nos hospitais públicos, como também em consultórios particulares.

OSHC - Seguro de Saúde para Austrália

Entre os itens que fazem parte da cobertuda do OSHC, estão:

– Atendimento em clínicas e hospitais particulares que sejam do convênio, para a realização de cirurgias.
– Serviços pós-operatórios em ambulatórios.
– Auxílio para custear remédios e um atendimento de emergência feito por ambulâncias.
– Raio-X.
– Consultas médicas.
– Terapias para reabilitação ou do tipo ocupacional.

Período de Cobertura

O OSHC precisa ser emitido de acordo com a estadia que cada estudante terá no país. Ele precisa começar no dia em que o estudante chega na Austrália e durar até o dia em que ocorrerá o retorno ao país de origem. Por essa razão, o seguro é obrigatoriamente emitido de acordo com o período previsto no visto de estudante.

Para quem está planejando fazer um intercâmbio no país, é fundamental ter muita atenção com a manutenção do OSHC, pois essa é uma das condições exigidas para que o estudante obtenha o seu visto, tanto no momento de aplicação, que é feito ainda no país de origem, como também nos casos em que o estudante deseja uma extensão do visto já na Austrália.

OSHC - Seguro de Saúde para Austrália

O que o seguro de saúde para Austrália não cobre

– Plano de saúde dentário.
– Exames com um médico oftalmologista.
– Consultas com profissionais fisioterapeutas, quiropratas e semelhantes.
– Remédios e tratamentos que não tenham sido prescritos por um médico.
– Tratamentos de reprodução assistida como, por exemplo, a fertilização in vitro.
– Tratamentos receitados por médicos antes da viagem para a Austrália.

Como destacado nesse último item, o seguro de saúde para Austrália não oferece cobertura para o tratamento de condições clínicas já existentes, receitadas antes da chegada do estudante e durante os seus primeiros doze meses no país, com as únicas exceções sendo os tratamentos de emergência ou tratamentos para doenças que apresentem condição de risco de óbito no território australiano.

OSHC - Seguro de Saúde para Austrália

Tipos de apólices do OSHC – seguro de saúde para Austrália

A maioria dos estudantes que precisam de um seguro de saúde para Austrália se decidem pelo plano single, que é feito para apenas uma pessoa, mas também existem os planos familiar, que permite a inclusão de dependentes e também o plano couple, feito para casais que viajarão juntos e precisam de um seguro de saúde para Austrália.

No pacote de intercâmbio para estudantes oferecido pela Optima Intercâmbio, incluímos o seguro de saúde para Austrália e todo o suporte necessário para os estudantes que planejam viajar para o país. Desse modo, quem fecha o pacote de viagem conosco não precisa se preocupar com eventuais problemas relacionados a solicitação e preenchimento do OSHC.

Oçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09