Tem se falado sobre a crise européia que vem atigindo diversos países da zona do Euro. A Irlanda é um país que foi impactado pela crise econômica mundial em 2008 e desde então tem criado, anualmente, planos para recuperação da economia local e depois de obter fundos do FMI, a Irlanda busca o crescimento do país. As notícias sobre a crise na Europa podem ser muito alarmantes, mas não refletem a realidade do intercambista na Irlanda.

Hoje foi anunciada, depois de dois dias de discussão, a verba estabelecida para o ano de 2012. Esta verba procura gerar uma maior infra-estrutura para a criação de trabalhos, assim como o aumento da exportação para os países do BRIC, ou seja, incluindo o Brasil.

Para que a Irlanda possa crescer foram criadas novas medidas, como por exemplo, cortes de gastos governamentais e cortes no serviço público, ou seja, o governo está buscando economizar em seus gastos e evitando ter despesas ao máximo.

Eles pretendem fazer cortes nos cargos altos do setor público, contudo os trabalhos que são normalmente acessíveis para o intercambista estão no setor privado e não correm risco de serem descartados, pois muitas vezes são trabalhos que o irlandês não pretende ter como: atendentes, ajudantes de cozinha, garçons, cozinheiros, camareiras, babás, etc.

O intercambista que busca aprimorar seus estudos e trabalhar para se manter na Irlanda poderá encontrar oportunidades de trabalho e poderá se beneficiar de algumas coisas previstas nesta nova Verba.

O imposto sobre residências não irá mudar e o imposto sobre propriedades comerciais será cortado, estimulando a criação de novos negócios no país. A Irlanda também quer criar novos empregos e por isto estabeleceu que não haverá aumento no imposto sobre rendimentos, ou seja, não haverá aumento no valor do imposto na folha de pagamento dos trabalhadores registrados em 2012 e isto é uma grande vantagem para o estudante que pretende também trabalhar na Irlanda.

(foto)

Apesar do imposto sobre produtos e serviços (VAT) aumentar em 2%, este valor pode ser restituído pelo estudante que não faz parte da União Européia, como por exemplo o intercambista brasileiro. Esta restituição é feita quando o estudante volta ao seu país de origem. (Desde que acompanhado das notas fiscais e do pedido de restituição do VAT).

A Irlanda é um país em recuperação que está buscando o crescimento através da criação de mais empregos e atraindo estudantes que querem combinar os estudos no exterior com uma experiência de trabalho.

Portanto para o intercambista que está em dúvida em fazer intercâmbio na Irlanda devido aos exageiros das mídias internacionais pode ficar despreocupado pois a crise pode trazer benefícios ainda maiores do que os já existentes.

Aproveite o final de ano e entre em contato conosco para informações sobre as últimas promoções de 2011 para a Irlanda.

18 Comments

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Oi Leonardo,
    Enviamos 6 diferentes opções de pacotes para Dublin. Qualquer dúvida ou alteração estamos a disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Leonardo Dias,

    Olá,

    Gostaria de ter informações sobre o custo de um intercâmbio com a duração de 3 e 6 meses para Dublin, não só informações sobre custo mas também sobre moradia, alimentação documentos e afins, tudo o que é preciso para um intercâmbio.
    Mandar no meu email.

    Grato.

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Eduardo,

    Agradecemos o elogio.
    De acordo com as leis atuais da Irlanda, o brasileiro tem direito de permanecer no país por um período máximo de 7 anos, dentro deste período é exigido que o estudante faça no máximo 3 anos de curso de Inglês Geral e 4 anos de curso de graduação, pós-graduação ou mestrado – cursos considerados de nível 7 ou + dentro do National Framework of Qualification.
    Se você já estudou 1 ano, você ainda pode estudar 2 anos de Inglês sem problemas.
    O fato de ainda ter o PPS number não interfere em nada, afinal todos estudantes que trabalham ou não adquirem o PPS afim de fazer exames nas escolas. Se você não cancelou o PPS no seu retorno para o Brasil, você poderá utilizar o mesmo, só precisará ir até o escritório do PPS para ativar caso tenha desativado automaticamente devido a não utilização.
    Você pode normalmente adquirir o pacote de intercâmbio que mais lhe agrada e retornar a querida Irlanda. Quando você estudou na Irlanda, você conclui seus estudos com uma freqüência igual ou maior que 80%? É uma informação relevante, pois o Departamento de Imigração pode questionar caso você não tenha tido uma boa frequência nas aulas na época. Tudo é questão de estar preparado para resposta, isto não lhe impede de retornar ao país.
    Você poderia informar seu telefone para que um de nossos consultores entre em contato com você para tirar todas as suas dúvidas. Caso queira por favor escreva para contato@optimaintercambio.com.br.

    Abraços,
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Eduardo Pereira,

    Prezados, boa tarde.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pela máteria.
    Gostaria que vocês me esclarecessem umas dúvidas:

    Fiz intercambio na Irlanda entre 2007/2008, e em 2008 voltei para o Brasil, diante disto questiono:

    1- É possível que eu efetue um novo intercambio para curso de General English para aquele País sem haver restrição?
    2- Como ná época do primeiro intercambio tirei o PPS number, é necessário que tire outro, ou posso utilizá-lo novamente ? Inclusive tenho o documento original (PPS) até hoje.

    Desde já agradeço-lhes.

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Boa Tarde Luis Fernando,

    Você poderia informar seu telefone para que possamos ligar e esclarecer melhor suas dúvidas?
    Você poderá enviar o seu telefone para contato@optimaintercambio.com.br e retornaremos em breve.
    Todo cidadão europeu tem acesso livre a Irlanda podendo morar, estudar e trabalhar. Uma vez apresentada a ID ou passaporte é concedido acesso livre ao país no seu caso e de sua filha. No caso da sua esposa, não podemos garantir pois não temos acesso ao documento que ela possui e por isso não sabemos lhe dizer se o documento que ela possui – o qual é vinculado ao seu – é válido somente em Portugal ou para todos os países da União Europea, teríamos que ver o documento para dar uma certeza.

    Em todo caso como disse anteriormente, uma vez casada com europeu ela poderá dar entrada na residência na Irlanda caso o que ela possui seja válido somente em Portugal.
    Se desejar poderá enviar a cópia do documento dela para nosso email e assim poderemos fornecer uma resposta final.

    Esperamos pelo seu contato,
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Luis,

    Ola amigos

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer vossa atenção, e depois esclarecer umas questões que estão meias aereas.
    Minha esposa tem um cartao de residençia passado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, que é uma especie de cartolina bege dobrada em tres partes que tem a frente a todas essas indicações que falei e tambem outras mais que diz ministerio da administração interna e familiar de cidadao da Uniao Europeia, nacional do estado terceiro.O que lhe deu o direito a esse cartao foi por ser casada comigo, pois ja vi outros tipos de cartoes como uns cor de rosa de plastico que podem ser com tempo permanentes ou temporarios para trabalho(1, 2 ou 5 anos), mas com esse cartao em Portugal ela trabalha normalmente e apos 3 anos com ele pode pedir cidadania.
    E quanto aos passaportes eu gostaria de esclarecer melhor, até onde sei um cidadao europeu pode circular normalmente pela Europa apenas com o cartao de cidadao(que é o que eu e minha filha temos), passaporte é apenas pra viagem intercontinental, assim como circular pelo Brasil apenas com carteira de identidade, mas pra trabalhar na Europa um cidadao europeu como eu, necessita de passaporte?

    Com melhores cumprimentos

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Olá Luis Fernando,
    Pelo que entendemos você e sua filha tem acesso livre no país por obter passaporte europeu. No caso de sua esposa ela tem residência familiar para qual país? Somente para portugal ou tem residência para todos os países da União Européia? Se ela tiver somente para Portugal ela teria a opção de ir como estudante e posteriormente dar entrada na residência também na Irlanda. Uma vez que são casados ela também conseguirá a residência porém pode demorar um tempo considerável e por este motivo seria interessante que ela se matriculasse em um curso para ficar legal até organizar toda documentação. Vocês gostariam de estudar Inglês ou vocês já tem conhecimento do idioma?
    O valor para levar é relativo, depende dos planos, se já falam o Inglês, e também do tempo que demorarão para conseguir um trabalho.
    Hoje os nossos clientes que viajam para Irlanda para estudar e trabalhar, levam uma quantia de €3 mil o qual é suficiente para se manter por um período de aproximadamente 5 meses se for econômico.
    Para entrar na Irlanda – se tiver passaporte Eruopeu – você e sua filha precisariam apresentar somente o passaporte Português e sua esposa deveria fazer o processo normal de estudante. Estarei enviando um email com as informações dos documentos que ela precisaria apresentar. Nos colocamos a disposição.
    Abraços
    Equipe Optima Intercâmbio

  • luis,

    Ola amigos,

    nasci no Brasil e ja tenho nacionalidade portuguesa, minha esposa tem o cartao de residencia de familiar de cidadao da UE e tenho uma criança de 1 ano e meio tambem com cidadania portuguesa.Pretendemos sair de Portugal, por eu ter trabalhado quando criança no Brasil em açougue imaginei ir para Irlanda e gostaria de vos pedir uma informaçao concreta por mail de quanto preciso levar, indicaçoes de trabalho e quanto poderemos ganhar, os gastos que teremos como moradia e alimentaçao, sobre meu bebe, os documentos nossos, e outras dicas que possam ajudar nos;

    Obrigado

  • Equipe Optima Intercâmbio,

    Boa Tarde Eder,

    Não se preocupe com seu nível de Inglês. O principal motivo de se fazer um intercâmbio é aprender um novo idioma.
    Para você ir para a Irlanda fazer um Intercâmbio cultural, não é exigido nível de Inglês. Com toda a documentação que a Optima providenciará o processo se tornará simples, fácil e seguro.
    Você estará estudando na escola todos os dias, no mínimo 15 horas de aula por semana, além disso estará morando em um país onde a língua oficial é o inglês, convivendo com o idioma diariamente em todas as situações o que proporciona o aprendizado de uma forma muito mais rápida e o que muitas pessoas talvez não saibam é que estudar inglês no exterior na maioria dos casos fica mais em conta do que estudar inglês no Brasil se comparar a valor pago por hora/aula.
    Outra vantagem da Irlanda é que se você quiser poderá trabalhar é permito, o que ajuda em muito a prática do idioma e traz grande apredizado também.
    Um de nossos consultores entrará em contato contigo para discutir sobre o melhor programa de estudo para você.
    Abraços!!!
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Eder Dias,

    Boa tarde,

    Gostaria de ir para a Irlanda no final deste ano, porém meu nível de inglês é o básico do básico, o que vocês recomendariam nesta minha situação ?? Poderiam enviar detalhes e valores para curso de 6 meses e curso de 1 ano ??

    No aguardo.

    Obrigado,

    Eder Henrique Dias
    Campinas/SP

  • Optima,

    Olá Nathália,
    Obrigada pelo seu comentário.
    Sim, é uma exigência da imigração Irlandesa que estudantes apresentem uma quantia de 3 mil (Euro) para que o visto seja concedido.
    O processo é simples, você precisa apresentar na entrada do pais os seguintes documentos:
    – Carta (original) da Escola comprovando a sua matrícula, aceitação na escola, detalhes do curso e quantidade de horas. A Escola e o curso deve ser aprovado pelo Ministério de Educação da Irlanda (www.nfqa.ie) e o curso deve ter no minímo 15 horas semanais. Todas as Escolas que a Optima Intercâmbio oferece são devidamente reconhecidas.
    – Comprovante de pagamento do programa. Deve ser quitado antes do embarque e deve ser informado na carta que o pagamento foi realizado integralmente.
    – Confirmação do endereço onde ficará hospedada – Recomendamos em casa de família Irlandesa.
    – Seguro de saúde com cobertura na Irlanda pela duração do curso
    – Passaporte válido
    – 3 mil (Euro)

    Você apresentando todos estes documentos, você receberá um visto de estudante provisório com validade para 30 dias.
    Nestes 30 dias você deverá abrir sua conta bancária, depositar os 3 mil (Euro) na sua conta e solicitar o extrato da bancário. Assim que o extrato chegar no seu endereço você poderá ir até o escritório da imigração com o extrato, passaporte e comprovante do seguro para então receber o seu visto de estudante com permissão para trabalho válido pela duração do seu programa.

    Importante ressaltar que na imigração você deverá pagar uma taxa de 150,00 (Euro) pelo cartão de visto que chama GNIB Card.

    Este processo demora normalmente em torno de 2 semanas, mas você tem 30 dias para resolver. Não precisa se preocupar que a Optima Intercâmbio conta com uma equipe especializada localizada na Irlanda que acompanha você em todos os lugares e certifica que toda documentação seja feita dentro do tempo, assim como oferece um suporte especial para todos nossos clientes desde a recepção no aeroporto.

    Estarei solicitando que um de nossos consultores entre em contato para discutir sobre o seu Intercâmbio e o melhor programa para você.

    Grande abraço,
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Nathalia,

    Gostaria de saber preciso ter 3 mil euros em conta na Irlanda para conseguir efetuar meu intercambio, como fuinciona isso?!

  • Optima,

    Oi Antônia,
    Obrigado por seu comentário. Enviaremos um email hoje mesmo com opções de intercâmbio para o destino requerido.
    Abraços!
    Equipe Optima Intercâmbio

  • Antônia Caixeta,

    Olá!

    Gostaria de receber mais informações sobre intercâmbio de 1 ano para Dublim, com saída em agosto de 2012.

    Grata,

  • admin,

    Bom dia Lair,

    Agradecemos pelo comentário e interesse. Estaremos enviando um orçamento conforme solicitação via email.
    Atenciosamente,

    Equipe Optima Intercâmbio

  • L. Melo,

    Quero informações de viagem para dublin estudar inglês periodo de 6 meses ha 1 ano no ano de 2012, espero resposta no Email.

  • admin,

    Olá Varna,
    Claro! Um email contendo todas as informações requeridas para seu intercâmbio já foram enviadas para seu Email.
    Atenciosamente,
    Equipe Optima Intercâmbio

  • varna gomes da silveira,

    solicito informaçoes para meu e mail como viajar em janeiro de 2012 para dublin por 1 ano. objetivo estudo do idioma ingles.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Previous reading
    As 5 melhores atrações de Londres
    Next reading
    Parnell Village em Auckland – Nova Zelândia