Superando obstáculos no intercâmbio cultural

Estudar no exterior é uma experiência que possibilita o amadurecimento do estudante através do contato com diferentes culturas e costumes e adaptar-se ao novo ambiente requer disposição e flexibilidade.

Informações e orientações sobre a cultura do país, que será um novo lar por pelo menos algumas semanas, são de ótima valia para entender o novo ambiente, tanto para o intercambista como para familiares e amigos que ficam no Brasil. Não hesite em fazer pesquisas juntamente com sua família, por exemplo, vocês podem descobrir fatos curiosos, lugares interessantes e muito mais sobre a nova cultura e assim compartilharem suas opiniões, impressões e expectativas.

Conversar é uma das melhores formas de se resolver qualquer dilema, portanto antes mesmo de iniciar o estudo no exterior é importante que o intercambista e seus familiares próximos discutam quais são pontos positivos e negativos de se estudar no exterior, criando uma perspectiva realista de experiência.

Entender melhor a nova cultura permite evitar possíveis obstáculos na adaptação, contudo aprender a superá-los é também uma parte essencial do processo de estudar no exterior. Por exemplo, intercambistas podem estranhar estudar longe de casa ou morar com outras pessoas. Como cada país é diferente, seus comportamentos também são e se faz necessário que, tanto a família no Brasil como o intercambista, tenham calma, flexibilidade e utilizem o bom senso para lidar com possíveis desafios que são, muitas vezes, simples adaptações culturais.

A Optima Intercâmbio compreende o processo de adaptação e sabe que cada indivíduo tem uma experiência ao estudar no exterior; por isto dispõe de funcionários especializados para responder quaisquer dúvidas e fornecer todas as informações necessárias sobre o seu intercâmbio cultural, além de dar apoio total ao intercambista dentro e fora do Brasil – antes, durante e após o intercâmbio.

Para entrar em contato conosco, clique aqui.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09