Vacinação para estudar no exterior

As etapas para a realização do intercâmbio são muitas e devem ser tratadas, todas com muito cuidado. Desde a escolha do programa, organização financeira, documentação, passagens, moedas estrangeiras, até o pós embarque. O foco de quem se prepara para esta experiência, geralmente fica direcionado para as questões de maior custo. No entanto, alguns temas passam desapercebidos na maior parte da preparação, e são observados apenas na reta final. Um desses exemplos é quanto às vacinas para o intercâmbio. Existem diversas regras, de acordo com cada país, referente às exigências de imunização para alguns tipos de doenças. Portanto, torna-se fundamental que esse item ganhe relevância durante a preparação para a viagem.

Aplicação de vacinas para o intercâmbio

Febre amarela, H1N1, malária, hepatite A, entre outras são o motivo de haver tantos cuidados e fiscalização. Países que convivem com problemas de saúde quanto à epidemias ou surtos sofrem com barreiras impostas com o objetivo de não propagação de doenças.

Exigências de vacinas para o intercâmbio

Nem todos os países que são tradicionais em intercâmbios culturais exigem comprovação de vacina de intercambistas brasileiros. Exemplo maior são os Estados Unidos, que não fazem tal exigência para viajantes de nacionalidade brasileira em voo direto. No entanto, em caso de escalas, mesmo que por minutos em alguns locais, como Panamá por exemplo, a viagem ao país norte-americano passa a exigir tal precaução. Diferente de países como Malta e Austrália, que solicitam comprovação de vacinação em dia. Para estes locais você deverá apresentar informações sobre o seu históricos de imunizações. As vacinas que não estiverem em dia deverão ser atualizadas. Vale consultar como são as leis sanitárias que regulam a entrada de estrangeiros em cada país. Segue abaixo um quadro com informações básicas sobre doenças e roteiros que exigem vacinas para o intercâmbio.

Roteiro de vacinas para o intercâmbio

Procedimentos para tomar as vacinas para o intercâmbio

Deixar os cuidados com a saúde para o final da preparação pode causar problemas inesperados. Existem vacinas que tem seus efeitos concretizados apenas a partir de determinado tempo do recebimento. A vacina contra a febre amarela, por exemplo, tem seus efeitos apenas 10 dias após sua aplicação. Se ela for tomada em tempo menor a este do embarque e chegada ao destino, você poderá não conseguir entrar no país. A Austrália, por exemplo, que tem regras e fiscalização rígidas, não aceitando viajantes sem determinadas imunizações.Vacinas para o intercâmbio

Para evitar constrangimento e outros problemas maiores, já no início do seu intercâmbio, siga as orientações da Optima:

1- Busque informações sobre as exigências de vacinas de acordo com o destino escolhido.

2- Verifique no seu cartão de vacinas quais vacinas estão em dia e quais faltam para você receber. Caso você tenha perdido seu cartão você deverá tomar todas as vacinas novamente.

3- De posse do cartão de vacinas atualizado será necessário procurar algum Centro de Orientação aos Viajantes. Esse órgão fica localizado em diversos aeroportos do país, e em escritórios com representação da ANVISA. Neles, o viajante solicitará o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Este é o documento exigido por diversos países para comprovação de regularização da situação das vacinas dos indivíduos. Você poderá também fazer a antecipação do processo através do site da ANVISA ou em algum de seus endereços.Importância das vacinas para o intercâmbio

Viagem tranquila é com a Optima Intercâmbio

Para que seu intercâmbio ocorra sem imprevistos e com toda tranquilidade, a Optima é a melhor opção. Tratamos sua viagem como se fosse a nossa! Buscamos atender nossos parceiros em cada necessidade. Desde a escolha do programa que mais se identifica com o estudante. Oferecemos opções que se adequam à sua realidade financeira. Damos todo o suporte na preparação, no embarque e no pós-intercâmbio. Conheça nossa equipe de consultores e veja o porque da Optima ser uma empresa que preza pelo atendimento acima de tudo. Torne a sua experiência do intercâmbio cultural um momento fantástico em sua vida.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09