Se você é uma daquelas pessoas que respondem que a capital da Austrália é Sydney ou Melbourne, sentimos em informa-lo, mas você está errado. Na verdade, você não é o único que faz isso. Muitas pessoas, inclusive australianos, se confundem ao responder a essa pergunta. Já faz um tempo que Canberra foi nomeada como capital da Austrália. A cidade interiorana, de clima agradável, com pouca criminalidade e muita natureza é uma ótima opção para intercâmbios, justamente por não haver muitos brasileiros. Descubra o quê faz Canberra ser tão especial.

Capital da Austrália

Nem Sydney e nem Melbourne

Como mencionado inicialmente, Sydney e Melbourne são as duas cidades que vem em mente quando o assunto é a capital da Austrália. Ambas as cidades possuem grande importância no cenário nacional e internacional.

De acordo com levantamentos demográficos, Sydney é o município com o maior número de habitantes do país. Outra característica relevante é a cidade ser considerada um dos principais centros financeiros do mundo. Melbourne também está entre as cidades mais populosas da Austrália. O turismo e a economia são bastante desenvolvidos. Assim como Sydney ampliou sua visibilidade diante das Olimpíadas de 2000, Melbourne tornou-se bem conhecida por participar anualmente da Fórmula 1.

Mesmo com toda a confusão gerada ante aos grandes destaques globais, nem Sydney e nem Melbourne ocupam o posto de capital da Austrália.

Capital da Austrália - parlamento

Cidade planejada para ser capital da Austrália

Após vencer uma disputa com Sydney e Melbourne, a cidade planejada e construída para ser a capital da Austrália foi Canberra. Edificada sobre terras indígenas do povo Ngunnawal, seu nome, originado da palavra “Kamberra”, carrega o aparente significado “local de encontro”.

O projeto, iniciado em 1913 e concluído em 1927, foi assinado pelos arquitetos Marion Mahony Griffin e Walter Burley Griffin. Resultado da vitória do Concurso Internacional realizado para escolher o melhor design da nova capital do país.

As disputas políticas para saber quem ficaria com o título de cidade principal iniciou nos primeiros anos do século XIX. Em 1927, Melbourne perdeu o posto temporário de capital da Austrália para Canberra. Alguns dizem que a mudança se deu pelo fato da cidade ser longe da costa marítima, e, portanto, protegida de catástrofes ambientais.

Entre as principais cidades australianas

Com extensão superior a 805 km² e seus 450.000 habitantes, Canberra é considerada a maior cidade do interior e a oitava maior do país. A rica capital da Austrália faz parte do Australian Capital Territory – ACT. Por sua vez, o Território da Capital Australiana integra o estado de New South Wales – NSW, o mais antigo e mais povoado do país.

Canberra é circundada pelas cidades: New Castle, Wollongong, Narooma, Hunter Valley, Batemans Bay, Parramata, Campbelltown, Port Macquaire, Kempsey, Blue Mountains e Gosford. A distância entre o município e as belíssimas praias Catalina, Batehaven, Maloneys beach, Malua bay e Long beach não passa de 150 km.

A capital da Austrália está a menos de 660 km (7 horas de carro) de Melbourne e 300 km (3 horas de carro) de Sydney.

Capital da Austrália na primavera

Encanto natural de Canberra

A representatividade da capital da Austrália vai além do poder e da política. A modernidade do planejamento arquitetônico se une com a beleza ambiental natural existente em New South Wales e juntas proporcionam cenários únicos. A fama de modelo em urbanização conquistada pela capital da Austrália se deu ante ao seu encanto natural e a organização vista por toda parte.

Cerca de 70% do ACT é formado por parques nacionais e vegetação típica com animais vivendo em seus ecossistemas naturais.

Vida na capital da Austrália

Os habitantes de Canberra são muito voltados para atividades físicas como passeios de bicicleta, canoagem, golfe e paradailing. Entre todas as cidades, a capital da Austrália possui o maior número de pessoas que frequentam museus, teatro, galerias, musicais e outras atividades culturais.

Além de abrigar uma das melhores universidades do mundo, a Australian National University, no município também há muitas instituições nacionais como museus e galerias.

Aos arredores do Lago Burley Griffin é possível encontrar o centro financeiro da cidade. Além disso, lá também estão os melhores restaurantes, cafés, bares e várias atrações.

A atual capital da Austrália possui o clima temperado e bem definido em suas estações, sem apresentar grandes mudanças. Durante o tempo seco do verão, a temperatura média pode variar entre 12°C a 27°C. Já no frio inverno de Canberra, com nevoeiros e geadas, a média costuma ficar entre 3°C e 12°C, podendo alcançar 0°C nos dias mais frios.

Se locomover na capital da Austrália é bastante fácil. Além de ser uma cidade plana, favorecendo pedaladas e caminhadas, o transporte público é bem eficiente com seus ônibus e trens. A 8 km de distância do centro da cidade existe um aeroporto com conexões para todo o país.

Estudante na capital da Asutrália

Qualidade de vida em Canberra

O fato de não haver muitos brasileiros que residem no local faz com que a cidade seja uma ótima escolha para a realização de intercâmbios. Apesar de ser o centro político e histórico do país, a capital da Austrália é um dos municípios ideais para quem busca tranquilidade. Outros pontos de destaque que atraem algumas pessoas para a cidade é a boa qualidade de vida e o seu baixo custo. A limpeza, os serviços públicos satisfatórios e a pouca criminalidade também são bem observados por possíveis moradores da região. A média salarial bruta da capital da Austrália é mais alta do que a média do próprio país. Ou seja, para quem procura segurança, contato com a natureza e infraestrutura, este é o local certo.

Atrações para serem visitadas

Conheça algumas das principais atrações existentes na capital da Austrália.

História, ciência e tecnologia em Canberra

O House Parlament é um moderno complexo considerado o grande símbolo de democracia da capital da Austrália. A bela arquitetura do edifício é usada como cenário de exposições e galerias públicas.

Quem quer aprender mais sobre a história do país, pode visitar o Australian War Memorial, visto como um dos melhores museus de guerra do mundo; o National Museum of Australia, que conta com mais de 50 mil anos de itens indígenas e é palco de importantes eventos do país; e a National Library, considerada a maior biblioteca da Austrália.

Algumas outras atrações voltadas para a área de conhecimento localizadas na região da capital da Austrália são: Mount Stromlo Observatory, que permite participação em palestras e de atividades interativas; National Dinosaur Museum, com o maior acervo pré-histórico da Austrália, monitores interativos com explicações; e, Questacon – The National Science and Technology Centre, com centenas de exposições interativas e diferentes atrações de tirar o fôlego.

Arte na capital da Austrália

A National Gallery of Australia possui um acervo com 120 mil obras australianas, indígenas e asiáticas. O local também serve como palco para exposições itinerantes que passam pela capital da Austrália. Saindo um pouco dos padrões habituais, mas ainda encantando os amantes de pintura, está a National Portrait Gallery. Lá são reunidos retratos de ícones australianos e personalidades de interesse público.

Roteiro gastronômico

A região da capital da Austrália é conhecida pela qualidade de seus vinhos, isto significa que há várias vinícolas aos arredores da cidade. Uma delas é a Lerida Estate onde você pode beber um bom vinho de frente para o Lago George. O Grazing prepara elaborados pratos com ingredientes típicos e diferenciados. A poucos minutos da capital da Austrália, o Poachers Pantry oferece em seu ambiente rústico e altamente charmoso deliciosos pratos e ótimos vinhos para degustação.

O Gorman House Markets, o Old Bus Depot Market e o Hall Markets são alguns mercados onde podem ser encontrados produtos locais diferenciados.

Esporte na Capital da Austrália

Esporte e lazer na capital da Austrália

Os passeios dentro do Australian Institute of Sport são conduzidos por esportistas locais. Lá, além de conhecer o trabalho realizado pela organização, os visitantes podem assistir treinos dos melhores atletas australianos. Também é permitida a utilização de algumas das instalações disponíveis ao público, como quadras de tênis, piscina e academia.

O Lago Burley Griffin é considerado um dos lugares mais interessantes da capital da Austrália. Habitantes e turistas utilizam os 35 km de perímetro do reservatório artificial para a prática de atividades aquáticas como canoagem, windsurfe e iatismo. A capital da Austrália, de novembro a março, abre o Big Splash para os momentos de lazer em família. O parque aquático é munido com piscinas de diferentes portes, toboáguas e sessão de jogos.

Camguru

Contato com a natureza de Canberra

A Tidbinbilla Natural Reserve é um espaço destinado à preservação da vida silvestre que abriga muitas espécies de animais na capital da Austrália. Lá podem ser encontrados coalas, cangurus, patos, tartarugas e muito mais. Apesar de ser permitida a entrada de carros, a área é bastante propícia para caminhadas e piqueniques.

Entre outras opções voltadas para a natureza da capital da Austrália estão: o Australian National Botanic Gardens, com inúmeras espécies de plantas nativas e paisagem repleta de eucaliptos; e, o National Zoo & Aquarium Camberra, com animais de várias partes do mundo e diversas atrações para os visitantes.

Além de todos estes lugares imperdíveis, Canberra, a renomada capital da Austrália, proporciona diversos festivais em épocas específicas do ano. Alguns exemplos são: o Canberra Ballon Spetacular e o Floridade.

mapa austrália

Sobre a Austrália

A Austrália é um dos 14 países localizados no menor e último continente do mundo a ser descoberto, a Oceania.

Devido a sua extensão territorial, o país é chamado de ilha-continente. A separação geográfica dos demais continentes originou o desenvolvimento de uma fauna singular, onde se destacam ornitorrincos, coalas e cangurus.

Além dos quase 7.700 km² de extensão, a Austrália é administradora de ilhas que circundam seu espaço territorial. São elas: Ilhas Cocos (ou Keeling), Ilhas Cartier e Ashmore, Ilhas McDonald e Heard, Ilha Norfolk e Ilhas do Mar de Coral. O Território Antártico Australiano, território este que engloba mais de 40% do continente antártico, também está entre as terras administradas pelo país.

Apesar da predominância religiosa praticada ser o Cristianismo e o idioma mais usado ser o inglês, a Austrália é considerada uma nação multicultural. A riqueza histórica carregada pelo país é vista na variedade linguística, étnica, religiosa e cultural da sociedade moderna. Boa parte da população é formada por imigrantes vindos de diferentes lugares do mundo há vários séculos ou seus descendentes que decidiram permanecer no país.

• • •

Você pode ser interessar: Como economizar dinheiro na Austrália.

• • •

Intercâmbio na capital da Austrália

Intercâmbio de qualidade na capital da Austrália

A ilha-continente é um lugar encantador, não é mesmo?

Como você viu, a capital da Austrália é um ótimo lugar para quem deseja morar fora, seja para estudar ou trabalhar. Segurança, tranquilidade, transporte eficiente, organização e boa qualidade de vida são apenas alguns dos atributos encontrados em Canberra. Ah… o fato de haver poucos brasileiros que residem na cidade também é um fator positivo a ser considerado.

Conheça os programas de intercâmbio oferecidos pela Optima e escolha o que mais se adequar aos seus interesses.

optima-cotacao

Saiba mais sobre o assunto: Intercâmbio na Austrália

Previous reading
Dia dos namorados no Brasil e no mundo
Next reading
Bray é uma cidadezinha bem tranquila | Por João Calazans