Intercâmbio na Austrália

Informações gerais

População
24,6 milhões
Idioma
Inglês
Extensão territorial
7,7 milhões de km²
Moeda
Dólar australiano (AUD)
Fuso Horário
UTC+8 até UTC+11 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei
Foto panorâmica da cidade de Sydney, com o Sydney Opera House no centro

Austrália

Ouça o conteúdo deste artigo

Atualmente a Austrália é um dos países mais procurados por intercambistas. O porquê disso? A Terra dos Cangurus é um paraíso de oportunidades! O país é perfeito para quem deseja um curso profissionalizante, para os que querem desenvolver seu inglês em um país nativo ou para quem busca uma experiência de trabalho internacional.

Além disso, o país tem um clima bem parecido com o do Brasil, assim como lugares incríveis para se visitar. Em meio a tantas opções, te ajudamos a escolher o melhor programa para você!

Conheça o país Conheça o país
Clima predominante

Clima predominante

Tropical ou temperado

Salário mínimo

Salário mínimo

AUD$ 24,10/hora

Código telefônico

Código telefônico

+61

Tomada

Tomada

230/240 V

Conheça o canal da Optima Intercâmbio

Características do país

Cultura

O país localizado no continente da Oceania foi colonizado pelos ingleses a partir de 1788. No entanto, a Austrália manteve parte da cultura própria herdada pelos povos aborígenes que habitam o território há aproximadamente 70.000 anos.

Atualmente, há uma forte influência da cultura estadunidense na Austrália, bem como de outros países vizinhos da Ásia e do grande número de imigrantes, que procuram o país para ter uma melhor qualidade de vida. Melbourne é um dos principais centros internacionais de artes cênicas e visuais, sendo muitas vezes considerada a capital cultural da Austrália.

Flinders Station, estação de trem em Melbourne

Banhado pelo Oceano Índico, o país possui grandes belezas naturais, com praias deslumbrantes nas quais é muito comum a prática de esportes como surfe, corrida e caminhadas. A Grande Barreira de Corais, localizada no estado de Queensland, é um patrimônio mundial que atrai pessoas do mundo todo.

O calor e a exuberância natural da Austrália fazem dos parques e atrações a céu aberto as preferências do país para os estudantes em intercâmbio. Desse modo, a adoção de um estilo de vida saudável, pautado por atividades físicas e práticas esportivas se tornam parte das novas rotinas dos intercambistas.

Homem segurando uma prancha de surf em frente ao mar, na praia

Culinária

A culinária da Austrália possui influência da gastronomia inglesa, devido sua colonização, e asiática, já que é próxima a esses países. Por essa razão, é considerada como um “foodie paradise”, já que oferece o melhor da gastronomia dos quatro cantos do mundo. Já os pratos típicos australianos costumam ser feitos com peixes, frutos do mar e especialmente carne vermelha.

O churrasco é uma prática muito comum no país, e junto são servidos pratos típicos como a torta de carne e a costelinha com molho barbecue. Quando falamos das sobremesas e doces, um dos mais tradicionais da Austrália é o Pavlova, uma torta de merengue com cobertura de suspiros e frutas vermelhas.

Vida Noturna

As melhores cidades australianas possuem uma vida noturna bastante animada, com muitas baladas e bares sempre cheios. Uma cultura que diferencia os costumes australianos do Brasil é quanto ao horário de sair para festas e bares. Os australianos costumam iniciar cedo suas noites de agito. Um bom horário para combinar com a galera um programa noturno é a partir das 19 ou 20 horas.

Uma balada cheia de pessoas festejando

O país realiza, com frequência, diversos eventos esportivos e musicais! Assim como também é comum entre os intercambistas, programar viagens pelos paraísos naturais existentes no país. Grupos de amigos costumam partir em excursões desbravando praias, cidades e eventos por todo o território australiano.

Desse modo, os brasileiros que escolhem fazer intercâmbio na Austrália não precisam se preocupar com falta de oportunidades de lazer e divertimento. Sempre haverá um programa interessante para curtir nas folgas dos estudos.

Transporte público

O sistema de transporte público da Austrália é moderno e avançado, capaz de oferecer conforto e eficiência aos estudantes. Alguns centros de ensino do país ainda possuem parcerias com as empresas de transporte público, o que dá direito a descontos e uma boa economia para os estudantes de intercâmbio na Austrália.

O meio de transporte comum entre as cidades australianas é o ônibus, mas em muitas delas também existe o sistema de trens e metrô que é bastante amplo abrangendo as principais áreas.

Diferencial

Imagem noturna da cidade de Sydney, próximo a uma ponte

Um dos grandes atrativos de se fazer um intercâmbio na Austrália, é a possibilidade de aliar um curso de inglês ou de pós-graduação com um trabalho remunerado. É bem fácil ter a oportunidade de trabalhar no país, mesmo com um visto de estudante: o trabalho é permitido para estudantes internacionais que ficam mais de 14 semanas no país.

Quem quer fazer um intercâmbio na Austrália poderá contar com uma excelente qualidade de vida, um dos grandes diferenciais do país. A Terra dos Cangurus tem o maior salário mínimo do mundo e três de suas cidades entre as melhores do mundo para se viver!

Quem faz intercâmbio na Austrália com o intuito de estudar ou aperfeiçoar seu nível de inglês, tem a garantia de um ensino de qualidade! Muitas universidades locais estão no ranking das 10 melhores do mundo e oferecem bolsas de estudos parciais ou integrais.

Imagem de uma escada que dá de frente para o mar

A beleza natural do país também chama muita atenção. Das paisagens áridas dos grandes desertos australianos até às paradisíacas praias de água azul turquesa, a Austrália dá inúmeras oportunidades de aproveitar a vida local e se encantar com cada detalhe durante todo o intercâmbio!

Custo de vida

O custo de vida na Austrália pode variar muito de cidade para cidade, entretanto, os salários costumam ser bem parecidos. O governo australiano estima que o valor médio do custo de vida no país pode ficar em torno de AU$ 420 por semana.

Para quem quer comer fora, o custo com alimentação pode ficar entre AU$ 60 e AU$ 150 por semana. Uma refeição básica em um restaurante barato fica em torno de AU$ 20. Além disso, para quem deseja cozinhar em casa, uma compra semanal no supermercado pode ficar em torno de AU$ 70.

O valor dos tickets individuais de transporte público também variam de cidade para cidade, mas costumam ser de, aproximadamente, AU$ 4.

Para quem quer fazer compras, uma camiseta masculina básica pode custar apenas AU$ 5 ou pode encontrar calças e moletons por AU$20. Assim como no Brasil, vale a pena pesquisar os melhores lugares para compras.

Estudos

A Austrália possui algumas das melhores cidades para estudar, possibilitando crescer profissionalmente enquanto você mora em um país com ótimo estilo de vida. Muitas das universidades locais oferecem bolsas de estudos e é bastante receptiva com estudantes internacionais.

Homem tirando foto da cidade de Sydney, do alto de um prédio

Estudar na Austrália é a oportunidade de aprender inglês ou aperfeiçoar o idioma. Além disso, em um país parceiro do Brasil, que disponibiliza muitas oportunidades, como bolsas de estudos para brasileiros.

Trabalho

Estudar e trabalhar na Austrália é uma excelente opção para quem quer dar um destaque na sua formação profissional. Além de poder aprender e praticar a língua inglesa em diferentes tipos de curso, aqueles que escolhem a Austrália como destino ainda podem trabalhar 20 horas semanais com um visto de estudante.

Com uma taxa de desemprego de 5,3% (2019), as grandes cidades australianas oferecem um grande número de vagas. Elas são, em geral relacionadas a área de hospitalidade. Assim, o intercambista terá a chance de trabalhar em restaurantes, cafés, hotéis e pubs. Algumas vagas podem pedir um determinado nível de inglês, enquanto muitas outras exigem apenas o nível básico.

Para os cargos de nível superior, o governo australiano disponibiliza uma lista com mais de 170 profissões em demanda no país. Cargos como engenheiro, arquiteto, do setor financeiro e da área de TI estão entre os destaques.

Perguntas frequentes

Qual o risco de ser atacado por animais perigosos +

Apesar da Austrália ser famosa pela varieade de animais que apresentam riscos para o ser humano, a taxa de ocorrencias de ataques destes animais são bem baixas ou quase nulas. No geral, o país é bem seguro na areas urbanas e povoadas.

É preciso visto para entrar na Austrália? +

Se você planeja estudar na Austrália por menos de 3 meses (90 dias), você poderá entrar no páis apenas com seu visto de turista. Se seu intercâmbio for durar mais que 90 dias, você deve aplicar pelo visto de estudante. Em ambos os casos o visto deve ser solicitado ainda no Brasil.

Posso trabalhar durante meu intercâmbio na Austrália? +

Sim. Desde que você esteja devidamente matriculado em um curso com 14 semanas ou mais de duração, você tem a possibilidade de trabalhar até 20h semanais durante o tempo de estudos e horas ilimitadas durante as férias.

É obrigatório contratar seguro saúde para entrar na Austrália? +

Sim. Para realizar um intercâmbio na Austrália é necessário adquirir um seguro saúde obrigatório chamado OSHC (Overseas Student Health Cover). A validade do seguro é de acordo com seu tempo de permanência no país.

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco