Viajar de trem na Inglaterra: passeios emocionantes no intercâmbio!

13 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Poucos são os lugares no mundo em que você pode explorar um país inteiro através de um dos meios de transporte mais icônicos do mundo: os trens!

E não existe país melhor para viajar de trem do que o Reino Unido!

Com uma extensa rede ferroviária cobrindo todo o país, os trens permitem que você observe as belas paisagens inglesas passando pela janela enquanto viaja por destinos agradáveis, relaxantes e pitorescos de norte a sul do Reino Unido.

Essa é, sem dúvidas, uma das experiências mais interessantes que você pode ter durante o seu intercâmbio na terra da realeza.

Continue lendo este artigo e descubra como tirar o melhor proveito dessa experiência única no Reino Unido!

A história dos trens no Reino Unido

A rede ferroviária do Reino Unido é uma das mais antigas, extensas e importantes do mundo.

Desde que o primeiro trem de passageiros passou a funcionar no país, em 1825, os trilhos se tornaram uma importante ferramenta no desenvolvimento da Grã-Bretanha, principalmente durante a Revolução Industrial.

De lá para cá, esse meio de transporte evoluiu e acompanhou as necessidades da vida moderna. Hoje, os trens não apenas são uma forma de transporte incrível para quem vive, visita ou faz intercâmbio na Inglaterra, como também é uma das maneiras mais charmosas, eficientes e confortáveis de viajar pelo país.

Cidades, vilas, áreas rurais remotas e diferentes paisagens recebem os trilhos desse sistema conhecido por sua eficiência e pontualidade. Por ser bastante integrado, as viagens são muito confortáveis e convenientes - características que o torna em um exemplo de eficiência e inovação.

Somente nos trens intercidades - excluindo-se metrô ou transportes metropolitanos, ao todo, são mais de 32 mil quilômetros de trilhos, 2.500 estações e 4.000 trens que oferecem mais de 20.00 serviços diários!

Números impressionantes, não é mesmo?

Como funciona viajar de trem pelo Reino Unido?

Viajar de trem pode parecer diferente para nós, brasileiros, afinal, este tipo de transporte não é tão comum na nossa rotina, mesmo nas cidades grandes. Entretanto, viajar de trem pelo Reino Unido é tão simples quanto pegar um ônibus e tão eficiente quanto um avião.

Mas vale a pena entender como funciona viajar de trem pelo Reino Unido antes de fazer a sua primeira viagem pela Ilha da Grã-Bretanha.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, como o sistema foi todo privatizado nos anos 1990, hoje, diferentes empresas operam variados serviços. Os trilhos e as estações principais são operadas pela Network Rail, que também regula os horários e os valores dos trens.

Por esse motivo, é comum você comprar um bilhete de uma empresa e descobrir que irá viajar em outra. Todos os bilhetes são integrados e é possível comprar passagens para rotas específicas ou passes válidos para determinado período, que permite um número específico ou ilimitado de viagens.

Outra coisa que vale a pena entender sobre viajar de trem no Reuni Unido é que, assim como viagens de avião, os trens também oferecem diferentes serviços. Então, você irá encontrar passagens de Primeira Classe nos trajetos mais longos, por exemplo, ou Expressas, que interligam uma cidade a outra sem paradas intermediárias.

Nos trajetos mais curtos, normalmente os serviços são mais simples e sem muito luxo. Mas, nem por isso, deixam de ser bastante cômodos, pontuais e convenientes.

Como nós já falamos acima, diferentes empresas operam os trens pelo país. Existem 28 grandes operadores ferroviários no Reino Unido, como a Virgin Trains, Northern, ScotRail, Eurostar e a Caledonian Sleeper.

Você pode conferir o mapa da rede ferroviária do Reino Unido neste link.

Comprar passagens para viajar de trem no Reino Unido

Não existe muito segredo para comprar suas passagens para viajar de trem pelo Reino Unido.

A primeira dica é que, antes de comprá-las, você verifique a rota pretendida utilizando o Planejador de Viagem da National Rail, que ajudará você a encontrar os valores de acordo com os horários e as empresas prestadoras de serviços.

A compra não é feita nesse site. Ele apenas o redireciona para o site da companhia que presta o serviço e a compra é feita diretamente com ela.

Existem outros sites onde você pode fazer a compra das passagens. Um dos mais conhecidos é o TrainLine, ótimo para quem também deseja comprar passagens para outros destinos da Europa.

Com uma rápida busca na internet, você pode encontrar outros lugares para comprar as passagens para viajar de trem pelo Reino Unido, mas, sem dúvidas, estes são os mais confiáveis.

As passagens podem ser compradas com qualquer cartão de crédito internacional. Entretanto, devido às altas taxas e impostos, nossa dica é utilizar o cartão multimoedas que a Optima oferece com exclusividade para os nossos intercambistas. Entre em contato conosco e saiba mais!

As passagens podem ser compradas com cartão de crédito internacional, mas a nossa dica para você pagar uma tarifa mais em conta é utilizar o cartão multimoedas que a Optima oferece com exclusividade para os nossos intercambistas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Vale a pena dizer que, ao comprar sua passagem online, você receberá um e-ticket, que pode ser levado consigo no próprio smartphone, junto de um documento de identidade - passaporte, neste caso.

Em raros casos, você não terá a opção de e-ticket e deverá fazer a impressão da passagem em uma máquina de autoatendimento em uma estação ferroviária com antecedência - não precisa ser a mesma estação de saída, inclusive.

Independente de qual tarifa que você escolha, vale dizer que não é necessário reservar assentos: você pode escolher qualquer lugar para sentar desde que a rota não seja muito movimentada.

Os tipos de passagens de trem no Reino Unido

Existem três tipos básicos de viagens de trens de longa distância no Reino Unido. Veja mais sobre elas abaixo:

  • Advance: passagens mais baratas para viagens em uma data e horário específicos, que não podem ser alteradas. Não é vendida como ida e volta, portanto, se você precisa da passagem de retorno, é necessário comprar uma outra passagem. Os valores variam como passagens de avião e devem ser compradas até às 18h do dia anterior ao da viagem.
  • Off Peak: são passagens mais flexíveis que as advance e só têm uma única restrição: não podem ser usadas no horário de pico, que costuma ser de segunda a sexta-feira, no início da manhã e no final da tarde.
  • Anytime: são passagens que não tem restrições de dia ou hora, podendo ser utilizadas em qualquer horário. O valor também é elevado: uma passagem de Londres para Manchester, no horário de pico, pode custar 184 libras, contra 168 libras da categoria Advance.
  • Ranger e Rover: são tickets que oferecem viagens ilimitadas dentro de uma área específica com valores mais em conta. Os rangers são válidos por um dia, enquanto os rovers têm duração de 3, 7 ou 8 dias em um período.

Bilhetes para turistas e intercambistas no Reino Unido

Se você vai fazer o seu intercâmbio na Inglaterra ou na Escócia, ou está a passeio em qualquer país do Reino Unido, é importante saber que existe um passe ferroviário exclusivo para você!

O BritRail Pass é vendido somente para residentes de fora do Reino Unido e que permanecerão no país por menos de seis meses. Ele é válido para viagens ilimitadas em determinados dias e regiões para os quais for adquirido.

Mas é preciso planejamento para comprá-lo: ele deve ser adquirido antes de chegar ao país e enviado para o local onde você reside em qualquer lugar do mundo.

Os pacotes oferecem viagens ilimitadas pela Grã-Bretanha durante 2, 3, 4, 8, 15, 22 ou 30 dias. Os valores variam de acordo com a tarifa e a operadora que você comprar. Veja todas elas neste link.

Viajando de trem pelo Reino Unido: os melhores destinos a partir de Londres

Agora que você já sabe como utilizar a rede de transportes ferroviários do Reino Unido, chegou a hora de colocar a mão na massa e escolher o melhor destino para conhecer durante o seu intercâmbio no país.

Pensando em ajudar você neste planejamento, nós selecionamos os cinco melhores destinos para conhecer a partir de Londres. Continue lendo e saiba mais!

1. Trem de Londres para Edimburgo

A incrível cidade de Edimburgo pode ser facilmente acessada de trem a partir da icônica estação King's Cross, em Londres, ao longo de uma viagem de aproximadamente 4 horas e meia pela East Coast Main Line.

Se você for durante o dia, a vista do interior da Inglaterra é um espetáculo a parte e fará com que a viagem passe ainda mais rápido! Ao chegar na cidade, vale a pena conhecer o centro antigo, explorar o Castelo de Edimburgo e experimentar um pouco da culinária local.

2. Trem de Londres para Brighton

Que tal conhecer o litoral sul da Inglaterra? Em menos de uma hora a partir de Londres você chega à incrível e vibrante cidade de Brighton, um lugar incrível para quem gosta de sol, praia e muito agito. Na cidade, além de aproveitar as praias, vale a pena visitar o Píer de Brighton e o incrível Royal Pavilion.

3. Trem de Londres para Cardiff

Que tal conhecer um pouco do País de Gales? Então, aproveite para fazer uma deliciosa e curta viagem de trem de Londres para a capital Cardiff. São cerca de duas horas com paisagens incríveis dos campos galeses.

Ao chegar na cidade, vale a pena visitar o Castelo de Cardiff e o Museu Nacional de Cardiff. É um destino ótimo para conhecer o Reino Unido com outros olhos.

4. Trem de Londres para Bath

A pouco mais de uma hora e meia pela Great Western Railway, Bath é uma cidade conhecida pelas suas fontes de águas termais e arquitetura georgiana. Por isso, é um ótimo destino para mergulhar as águas quentes mineirais e tomar banhos terapêuticos.

A sua arquitetura georgiana é um espetáculo a parte e você se encantará ainda mais.

5. Trem de Londres para Paris

O trem de Londres para Paris oferece uma das viagens mais icônicas da Europa. Em cerca de duas horas e quinze minutos é possível chegar em Paris pelo Eurostar, uma linha de trem-bala (de alta velocidade) que atravessa o Canal da Mancha.

Isso mesmo: o Eurostar é um trem que passa em um túnel embaixo do oceano.

Você embarca na estação St. Pacras, em Londres, e desce na Gare du Nord, em Paris. Durante o trajeto, você pode observar as paisagens do interior inglês e francês.

E não se preocupe quando atravessar o Canal da Mancha: a passagem pelo Eurotúnel é bem rápida - não dura mais do que vinte cinco minutos - e muito segura! infelizmente, neste trecho, você não poderá ver nada além das paredes do túnel. Mas é uma experiência emocionante!

Em Paris, é claro, você tem os pontos turísticos mais famosos do mundo, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Champs Elysées.

Vale a pena fazer essa viagem e, dependendo da época, ela pode ser mais barata e menos burocrática do que uma viagem de avião entre as duas cidades.

Intercâmbio na Inglaterra é com a Optima Intercâmbio!

Não há nada mais especial do que fazer intercâmbio e viajar pelos lugares mais icônicos do seu país de destino, não é mesmo? Conhecer afundo a sua cultura, o modo das pessoas locais viverem, a culinária… Tudo isso faz parte da experiência incrível de morar em um outro país!

E na hora de vivenciar tudo isso, é preciso ter uma agência de confiança, que está sempre ao seu lado. A Optima Intercâmbio é a agência que pode proporcionar a melhor experiência durante o seu intercâmbio, com pacotes de qualidade para os melhores destinos e um suporte completo para te ajudar com todos os detalhes da viagem.

Por isso, se você quer fazer intercâmbio na Inglaterra, entre em contato com um dos nossos consultores e tire esse sonho do papel!

Vai ser incrível ajudar você nessa jornada!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco