Intercâmbio na Cidade do Cabo

Informações gerais

População
4,6 milhões
Idioma
Africâner, Inglês +9 idiomas
Extensão territorial
2,461 km²
Moeda
Rand (ZAR)
Fuso Horário
UTC+2
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

“A Cidade Mãe”

 

Cape Town, segunda maior cidade da África do Sul, é considerada como uma das mais belas cidades do mundo, especialmente por causa de suas magníficas montanhas e a vista paradisíaca do oceano. Além disso, a Cidade do Cabo, como também é conhecida, é a capital legislativa da África do Sul, ou seja, é nela em que estão instalados o Parlamento Nacional e muitos prédios do governo. 

 

Sem sombra de dúvidas, fazer um intercâmbio em Cape Town significa se encantar com toda a beleza de suas paisagens e cultura sul-africana, além de poder estudar inglês em uma das cidades mais cosmopolitas da África! É, realmente, uma experiência que proporciona ao estudante uma nova perspectiva de vida e a Optima Intercâmbio realiza essa experiência incrível para você!

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Mediterrâneo

Salário mínimo

Salário mínimo

20 randes/hora

Código telefônico

Código telefônico

+27

Tomada

Tomada

230 V

Características do país

  • Cultura

  • Culinária

  • Vida noturna

  • Transporte Público

  • Diferencial

  • Custo de Vida

  • Trabalho

Cultura

Um intercâmbio em Cape Town vai mostrar que a cidade possui uma história complexa, porém única e cheia de singularidades! É um caldeirão de pessoas, culturas e patrimônios diversificados.

 

Na era das Grandes Navegações, foi uma das das principais rotas entre a Europa e o Extremo Oriente. Por isso, sua história é rodeada de heranças holandesas, francesas e britânicas. Assim, o Museu da Vila Stellenbosch, o Museu Memorial Huguenote e o Museu Bertram House são, respectivamente, pontos importantes a se visitar para quem quer conhecer um pouco sobre como se deu a miscigenação das culturas europeias e sul-africanas.

 

 

Fazer um intercâmbio na África do Sul e não pensar no regime segregacionista sul-africano, o apartheid, é impossível. Suas influências podem ser vistas em inúmeros locais da cidade até hoje. A Ilha de Robben, por exemplo, abriga a prisão onde Nelson Mandela - primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente após o fim do Apartheid - foi encarcerado por mais de vinte anos. 

 

Os pontos turísticos de Cape Town não param por aí! Há uma infinidade de locais interessantes e programações para serem feitas. A Table Mountain, a bela praia de Camps Bay, o Kirtenbosch National Botanic Garden e o Cabo da Boa Esperança são outras grandes atrações da cidade!

 

Com um setor artístico e cultural muito desenvolvido e efervescente Cape Town possui ainda grandes festivais anuais relacionados ao design e jazz.

Culinária

A mistura cultural característica da África do Sul e da Cidade do Cabo fez com que fosse difícil definir qual é o prato típico da região. Apesar disso, a sua culinária não deixa de ser rica em sabores e cores.

 

Muito parecido com o churrasco brasileiro, o “Braai” pode ser feito feito em grelhas ou em panelas de ferro que cozinham sobre o fogo galinha, avestruz e springbok (antílope comum nas savanas do país). Outro tipo de comida encontrada na cidade é o “Biltong”, uma carne seca temperada, cortada em fatias finas e consumida como petisco. 

 

 

A culinária do grupo étnico Cape Malay também é um destaque. O “Bobotie” é um tipo de torta de carne moída ou lentilhas, temperada com canela, geleia e outras especiarias que dão ao prato um sabor único! Enquanto o Umgqusho, prato típico da cultura Xhosa, é a combinação perfeita de milho moído como uma polenta e feijão.

 

A Cidade do Cabo é um excelente local para quem é adepto de uma culinária saudável. Há inúmeros mercados orgânicos e feiras de produtos locais que dão água na boca!

 

Depois de um belo almoço, nada melhor do que uma sobremesa como o pudim de malva, feito com geleia de damascos e servido com sorvete!

 

Ao mesmo tempo, as vinícolas da região produzem vinhos que não deixam nada a desejar aos clássicos vinhos europeus. A vinicultura no país tem séculos de tradição e história, o que faz com que as bebidas sejam consideradas de altíssima qualidade.

 

Vida noturna

Cape Town tem fama de não dormir! Além de fazer cursos de inglês de alta qualidade, o intercambista que escolhe a cidade como seu destino vai encontrar uma variedade incrível de opções para aproveitá-la. 

 

Se Londres tem o SoHo e o Rio de Janeiro tem a Lapa, a Cidade do Cabo tem a Long Street. Durante a maior parte do dia ela é agitada por cafés restaurantes, livrarias e mercados de artesanato. Enquanto à noite ela fica repleta de quem quer curtir a noite em baladas, bares e shows ao vivo.

 

O V&A Waterfront também é um dos pontos de encontro mais conhecidos de toda a África do Sul. Com grande variedade de atrações, o local reúne lojas, restaurantes, cafés e bares, que ficam de frente a uma vista imperdível para o mar!

 

O shopping Canal Walk também oferecye uma variedade de de opções de lazer, restaurantes e salas de cinema. Tudo isso em um prédio rodeado por um lago!

 

Transporte Público

Se você escolher a Cidade do Cabo como destino para um intercâmbio, é importante fazer um planejamento da viagem e saber como se locomover na cidade. 

 

O meio de transporte mais simples para ser usado em Cape Town é o MyCiti, ônibus que funcionam como BRT. O uso do sistema é feito por meio de um cartão, adquirido nos pontos de venda espalhados pela cidade. Esse cartão deve ser validado quando o usuário entra e sai de uma estação ou ônibus, fazendo com que seja cobrado um valor de acordo com a distância percorrida. Uma recarga mensal do sistema MyCiti, que dá direito a passagens ilimitadas no período, sai em torno de 780 Rands.

 

Os ônibus coletivos tradicionais também estão disponíveis na cidade, assim como serviços de vans. Entretanto, não há linhas para a cidade toda e os horários são irregulares. 

 

Cape Town também conta com algumas linhas de trem, que tem destino, principalmente, para áreas mais afastadas do centro.

 

Uma outra alternativa de transporte na Cidade do Cabo são os Rikkis, que funcionam como um táxi coletivo, dividindo a corrida com outras pessoas. Com um preço justo, sai mais barato do que pegar um táxi sozinho e é bom para trajetos no centro da cidade ou aeroporto.

Diferencial

Sem sombra de dúvidas, o principal destaque sobre o intercâmbio em Cape Town são as paisagens de tirar o fôlego. A cada esquina, um novo ângulo que vale a pena tirar fotos.

 

Enquanto a história pode ser vista em cada canto da cidade, o cosmopolitismo e o projeto de uma África futura estão intrínsecos no dia-a-dia das pessoas. Isso transforma e enriquece ainda mais a experiência de um intercâmbio na África.

 

A riqueza e diversidade cultural da Cidade do Cabo e da África do Sul, aliadas ao baixo custo de vida, dão um excelente custo-benefício para quem busca fazer um intercâmbio no exterior!

 

Além disso, outro diferencial de um intercâmbio na África do Sul é sua economia emergente, em pleno processo de crescimento e com grandes oportunidades para os moradores e imigrantes.

Custo de Vida

Em geral, a África do Sul tem um custo de vida relativamente parecido com o brasileiro. E na Cidade do Cabo não é diferente.

 

Caso escolha alugar um apartamento na cidade, fique atento que os valores costumam variar bastante de acordo com o local e a distância do centro. Um apartamento de um quarto e no centro da cidade, pode sair, em média, por 11.300 Randes; enquanto fora do centro esse valor cai para, em média, 7.600 Randes. Com as contas básicas, podem ser acrescentados mais 1.000 Randes.

 

Para alimentação, enquanto um almoço básico em um restaurante econômico sai por 110 Randes, em média, ao optar por fazer compras e cozinhar, o valor cai para 81 Randes, em média.

 

Apesar de um passe mensal do sistema de BRT MyCiti sair por 780 Randes, o custo geral do transporte público em Cape Town pode ficar em torno de 400 Randes.

 

Fonte:

Numbeo

Trabalho

O visto estudantil na África do Sul dá direito ao estudante participar de inúmeros trabalhos voluntários. Eles são uma excelente oportunidade para quem deseja contribuir com a sociedade local e ficar ainda mais próximo de uma realidade completamente diferente da nossa.

 

Há uma vasta gama de projetos de voluntariado, que variam desde programas com crianças, animais, idosos e a comunidade em geral. Dessa forma, quem deseja trabalhar no exterior, deve considerar esses trabalhos por diversas ONGs e instituições em Cape Town como uma experiência única e enriquecedora de colocar seu conhecimento e talento à disposição da sociedade!

Inspire-se com quem já foi

“Estou fazendo intercâmbio e vivendo em Capetown, Africa do Sul! Viver em outro país não é fácil, mas é delicioso o aprendizado diário do Idioma e da Cultura Local.”

Leia mais

Mariana Grabner Reis - São Paulo

“Estou muito feliz aqui na Africa do Sul e não me arrependo de ter escolhido a Optima e nem de cada centavo gasto nessa viagem, esta sendo uma experiencia incrivel, apesar de ser apenas 4 semanas estou aprendendo muito!”

Leia mais

Angelica Tavares - Campos do Jordão - SP

“Cidade do Cabo, na Africa do Sul, é um lugar diferente de qualquer outro, com uma cidade moderna e muita natureza em volta e isso foi o que mais me chamou atenção na minha escolha, gosto muito de me aventurar em conhecer pessoas no dia a dia da cidade e ver a beleza da natureza.”

Leia mais

Igor Góes Tavares - Vitória - ES

Solicite sua cotação de passagens!

Ofertas especiais

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Perguntas frequentes

Como é o clima em Cape Town? +

O clima em Cape Town é com o verão morno, seco e céu quase limpo. O inverno costuma ter temperaturas amenas, com chuva e céu parcialmente encoberto. Venta bastante na cidade e as temperaturas variam entre 9 ºC e 25 ºC.

Qual é a diferença de horário entre Cape Town e o Brasil? +

A Cidade do Cabo tem uma diferença de 5 horas a frente do horário de Brasília. Assim, enquanto é meio-dia aqui, lá serão 17h. Atualmente, não há horário de verão em vigor por lá.

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo