Intercâmbio em Manchester

Informações gerais

População
547.627 habitantes
Idioma
Inglês
Extensão territorial
115,6 km²
Moeda
Libra Esterlina (GBP - £)
Fuso Horário
UTC+0
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Conhecida por ser a casa de dois dos maiores times europeus de futebol, o Manchester United e o Manchester City, a cidade tem muito mais a oferecer aos turistas e estudantes, revelando-se uma cidade com grande vocação econômica, cultural e histórica.

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Temperado oceânico

Salário mínimo

Salário mínimo

Entre £3,90 e £8,21

Código telefônico

Código telefônico

+44

Tomada

Tomada

230v

Características do país

  • Cultura

  • Culinária

  • Vida noturna

  • Transporte Público

  • Diferencial

  • Custo de Vida

  • Trabalho

Cultura

Manchester foi um dos berços da revolução industrial na Inglaterra, herdando uma atmosfera progressista e moderna. Hoje em dia, Manchester é uma das cidades mais visitadas do Reino Unido, graças às suas notáveis arquitetura, cena cultural e educacional. 

Há muito o que fazer em Manchester! Passeie pelas milhares de atrações da cidade, que têm programas para todos os gostos e idades. Conheça a história e a cena artística da cidade por meio de atividades gratuitas, como o Manchester Museum, a Manchester Art Gallery, o Museum of Science and Industry e o National Football Museum

O edifício de Manchester Town Hall, a prefeitura da cidade, destaca-se no horizonte por sua arquitetura neogótica e vitoriana. A área de conservação Castlefield é uma região onde estão as ruínas dos primórdios de Manchester e conta a história de quando o Império Romano ocupou a localidade.

A John Rylands Library é outro ponto turístico da cidade. Ela fica em outro belo edifício de estilo neogótico e impressiona com seu interior monumental. Seu acervo conta com manuscritos medievais, uma bíblia impressa por Gutenberg e um dos primeiros textos do Novo Testamento, o papiro P52, e inúmeras outras relíquias da literatura. 

Faça um tour pelos estádios de Manchester e conheça um pouco mais da cultura futebolística da cidade. Os clubes Manchester City e Manchester United oferecem diversos tipos de tours. No centro da cidade, o Memorial Alan Turing relembra o “pai da ciência da computação”, que construiu um mecanismo usado para quebrar os códigos secretos nazistas, mudando os rumos da Segunda Guerra Mundial. 

Culinária

Para viver como um local em Manchester, Inglaterra, é preciso mergulhar de cabeça na gastronomia da cidade, que oferece os melhores pratos típicos do país! 

O black pudding é uma salsicha feita de sangue suíno. cevada, aveia e gordura. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes locais, mercados e em supermercados. Os Manchester Eggs é um ovo envolto em uma cobertura de black pudding e farinha de rosca, sendo uma das iguarias mais procuradas por lá! Também não falta o clássico da culinária britânica: o fish & chips são encontrados por toda parte e podem ser comidos no local ou embalados para viagem! 

Os Eccles Cakes são um delicioso bolinho de massa folhada cheio de groselhas, açúcar e especiarias. Eles são encontrados nas melhores “bakeries” da região. A Manchester Tart é uma torta de massa quebradiça, recheada com uma fina camada de geléia de framboesa, um delicioso creme, para finalizar, flocos de coco.

Vida noturna

A vida noturna de Manchester é famosa por ser vibrante, ousada e muito animada! São tantas opções do que fazer que podem deixar você na indecisão. Então, tire várias noites de folga para aproveitar e se jogar nas festas!

Comece pelo Northern Quarter, um dos locais mais famosos e mais ecléticos da cidade. Há uma abundância de bares da moda, com deliciosos coquetéis. Aproveite os tradicionais pubs pedindo algumas das melhores cervejas artesanais da cidade. Há, ainda, vários locais com música ao vivo.

O Spinningfields é um grande centro comercial durante o dia e, durante à noite, ganha vida com um grande fluxo de pessoas que aproveitam a região para ir a bares e restaurantes de alta classe.

Com ótimas baladas e festas, o Printworks é uma das áreas mais populares entre os jovens que querem curtir as noites de sexta ou sábado. O Deansgate Locks também tem uma vida noturna bem jovial e com muitos locais da moda, já que é muito frequentada por estudantes e jovens profissionais. Canal Street, conhecido por ter sido o cenário da série Queer as Folk, é a região mais colorida e o point LGBTQ+ da cidade. Mas, independente de sua orientação, a cena noturna da região atrai visitantes de todo mundo! 

Transporte Público

O transporte público em Manchester, Inglaterra, é conhecido por oferecer um serviço seguro, veículos confortáveis e muita pontualidade. Com isso, locomover-se pela cidade é muito simples, já que os meios de transporte conectam todos os pontos de Manchester. 

As linhas de ônibus são muito utilizadas pela cidade, com veículos modernos e bem pontuais. O Metroshuttle é formado por três linhas que cobrem todo o centro da cidade, conectando grandes estações de trem, ônibus e shoppings. Esse serviço é diferente por ser gratuito ao público.

 

O sistema de trams ou bondes chamado de Metrolink tem o intuito de facilitar as viagens pelo centro da cidade e conectar as principais atrações turísticas. Já os trens são uma excelente maneira de viajar para outras cidades do Reino Unido e pelos distritos da região metropolitana de Manchester. 

A bicicleta também pode ser uma ótima opção de transporte, pois é ecológica e a cidade é bastante amigável para o seu uso. Não existe um serviço municipal de aluguel de bicicletas em Manchester, mas é possível alugá-las por meio de aplicativos.

Diferencial

Manchester é uma das maiores e mais cosmopolitas cidades do Reino Unido, além de ser um grande centro de diversidade cultural. São importantes museus, galerias de arte e um cenário musical efervescente que ajudam a compor o DNA da cidade. 

A qualidade de vida proporcionada pela cidade é um destaque a parte! A cidade possui uma excelente infraestrutura de transporte e serviços, o custo de vida é relativamente mais barato do que outras grandes cidades da Inglaterra e há ótimas opções de entretenimento e lazer. 

Estudar em Manchester, Inglaterra, é uma ótima oportunidade para ter um ensino de qualidade. Além de ser a sede de três universidades de grande importância para a Inglaterra, a cidade de Manchester conta com excelentes escolas de idioma, que seguem altos padrões de qualidade e de ensino. Além disso, a cidade tem fama de ser bem amigável aos estudantes, especialmente aqueles que vêm de fora. 

Custo de Vida

Quem quer fazer um intercâmbio em Manchester vai ficar muito feliz ao saber que a cidade tem um dos custos de vida mais baixos do Reino Unido, em especial para estudantes. Os custos com acomodação, que geralmente são os que mais pesam no orçamento, ficam em torno de 75£ por semana. 

Uma refeição individual na cidade também é bem mais barata do que outros destinos da Inglaterra. Por lá, ela custa em média 12£, mas é possível achar pratos mais em conta. Mas quem quer economizar de verdade, deve fazer as compras em supermercado e preparar a própria comida em casa. Assim, o estudante pode gastar em torno de 35£ por semana.

Os custos com transporte dependem muito da região onde o estudante vive. Caso more no centro da cidade, pode gastar bem pouco, especialmente pelo serviço gratuito de trens. Como o serviço é dividido em zonas, os valores podem variar de acordo com a distância percorrida, entretanto, o preço médio dos tickets unitários ficam em 2,90£.

Trabalho

Trabalhar e estudar no Reino Unido apresenta opções restritas aos estudantes estrangeiros. Isso se deve ao fato de que somente estudantes de ensino superior ou pós-graduação em uma universidade aprovada pelo governo têm direito ao visto de estudo e trabalho no país. 

Assim, quem deseja apenas cursar inglês e trabalhar no exterior, pode considerar opções como a Irlanda, bem ali ao lado da Inglaterra! O país facilita a vida de quem quer trabalhar e aprender um novo idioma. Outras opções de destinos são países como Malta, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália.

Perguntas frequentes

Como é o clima de Manchester? +

O clima de Manchester tem verões agradável e céu parcialmente encoberto. O inverno é longo, muito frio e ventos fortes. As temperaturas médias podem variar entre 3 ºC e 20 ºC.

Qual é a diferença de horário entre Manchester e o Brasil? +

Manchester fica 3 horas a frente do horário de Brasília. Então, se é meio-dia em Brasília, serão 15 horas em Manchester. Durante o horário de verão de Manchester, essa diferença pode subir para 4 horas.

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo