Através do programa de trabalho voluntário no exterior os intercambistas podem contribuir para o desenvolvimento de ações humanitárias ao redor do mundo, e nas mais diversas áreas de atuação. Além de ser uma opção mais econômica, o fato de ser a favor de uma causa nobre faz com que essa experiência seja ainda mais inesquecível.

Com o programa de trabalho voluntário no exterior, o intercambista ganha a chance de vivenciar aprendizados únicos e emocionantes, que permanecem por toda a vida. Para completar, em certos casos outro benefício é a possibilidade de aprender algum idioma de forma conjunta ao voluntariado.

 

Quais são os requisitos para participar de um programa de trabalho voluntário no exterior?

mulher realizando trabalho voluntário

 

Para atuar como voluntário em alguma ação social no exterior, na maioria das vezes é necessário ter uma boa noção de inglês ou espanhol, ter mais de 18 anos e estar com a disposição de ajudar ativamente neste projeto, com tempo e trabalho.

Apesar de cada projeto social ter as suas próprios particularidades, o mais natural é que o trabalho voluntário no exterior aconteça em ambientes mais rústicos e simplórios. Por esse motivo, os interessados em fazer trabalho voluntário precisam estar dispostos a se hospedar em um local simples e sem conforto, e também a conviver com uma cultura bastante diferente da sua.

Existem diferentes tipos de trabalho, de maior ou menor nível de dificuldade, mas de forma geral o trabalho voluntário no exterior não é algo fácil, e por isso é preciso querer bastante participar de um projeto como esse. Para aproveitar ao máximo esse desafio, o mais indicado é que o intercambista procure um programa de voluntariado com o qual haja uma identificação.

 

Quais são os custos para fazer trabalho voluntário no exterior?

Por ser algo voluntário, os custos são bem menores do que com um intercâmbio convencional, o que torna essa alternativa atraente para aqueles que não podem gastar tanto. Contudo, os valores podem alterar bastante de acordo com o destino escolhido e com o tempo de duração do voluntariado, sendo preciso analisar esses fatores.

Para entender melhor sobre esse tipo de programa, a Optima Intercâmbio é uma ótima opção pois conta com grande experiência em oferecer modalidades de intercâmbio para vários países. Ao organizar desde detalhes como o seguro saúde da viagem até como conseguir comprar passagens aéreas com preços especiais, a Optima garante o bem estar de seus clientes e ajuda em cada etapa do processo de decisão.

 

Como funciona unir um trabalho voluntário no exterior com um curso de idiomas?

mulher estudando inglês

 

Dependendo do destino escolhido, existem países, como a África do Sul, em que o estudante pode ficar algumas semanas aprendendo inglês e em seguida dar início a um programa de trabalho voluntário no exterior. Em um mês de intercâmbio, por exemplo, é possível dividir entre duas semanas de curso de inglês e duas semanas de voluntariado.

Em Cape Town, na África do Sul, há ainda a opção de projetos sociais que possibilitam que o estudante faça o curso de inglês no período da manhã e trabalhe como voluntário por algumas horas durante a tarde.

 

O que é preciso fazer antes de iniciar um trabalho voluntário no exterior?

Em primeiro lugar, é importante definir o destino e o tipo de projeto que mais se encaixa nas expectativas do intercambista. Pesquisando pela internet, é possível encontrar muitas informações e relatos sobre a experiência de outras pessoas que já trabalharam como voluntários. Procurar a ajuda de uma agência especializada também é recomendável para quem deseja contar com um apoio profissional.

Em seguida, definir a data de duração do intercâmbio como voluntário e checar se o projeto escolhido exige algum nível específico de proficiência em inglês, ou outro idioma, também é importante. Logo em seguida, é necessário começar a levantar a papelada e os documentos exigidos neste processo, uma burocracia que se torna mais simples com a ajuda de uma agência de intercâmbio.

 

Tipos mais comuns de trabalho voluntário no exterior

trabalho voluntário de conservação ambiental

 

Em grande parte dos países onde os intercambistas participam de projetos humanitários, é possível encontrar as seguintes modalidades de trabalho voluntário no exterior.

Projetos de conservação

Diz respeito às ações voluntárias relacionadas ao meio ambiente e a preservação de espécies de animais em extinção, por exemplo.

Projetos de caráter infantil

São os trabalhos realizados com crianças carentes de comunidades das redondezas. Neles, os estudantes costumam ensinar algum idioma ou atividade para os pequenos.

Projetos sociais

Essa é uma modalidade mais ampla, que pode incluir programas com idosos e com mulheres que desejam aprender algum ofício, ou ainda para a construção de algo que seja importante para uma comunidade carente, como casas ou escolas.

 

Quais são os destinos onde é possível realizar trabalho voluntário no exterior?

Com a popularidade cada vez maior dos programas de voluntariado no exterior e o desejo de tantas pessoas em aproveitar essa oportunidade de trabalho para fazer a diferença na vida de quem realmente precisa, existem vários destinos disponíveis para se fazer trabalho voluntário no exterior. Um país que tem se destacado nesse sentido é a África do Sul, pois possui uma boa gama de projetos em aberto e ainda oferece a vantagem de ter inglês como língua oficial. Além disso, outros países como Índia, Sri Lanka e Namíbia demonstram potencial para se tornarem notáveis quando o assunto é trabalho voluntário.

 

Leia também: Onde se fazer intercâmbio em inglês?

Previous reading
Estudar na Austrália: Quanto custa?
Next reading
Por que o Dia Mundial do Rock é no 13 de Julho?