Bandas e cantores irlandeses que alcançaram fama mundial

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Música na Irlanda é um assunto muito sério! Tanto é que ela está presente em diversos aspectos da cultura irlandesa. A música só perde para a literatura quando falamos da divulgação cultural da Ilha Esmeralda no mundo (se você não sabe, a Irlanda é um país com inúmeros autores famosos e vários Prêmios Nobel de Literatura; mas isso é assunto para outro post!). O grande fator de destaque que começou a popularizar e a difundir ainda mais as bandas irlandesas foram os pubs, que fazem da música um dos seus principais atrativos.

Para você já chegar na Irlanda sabendo já sabendo as músicas de cantores irlandeses famosos, nós fizemos essa lista. No final você pode ouvir uma playlist do Spotify para se divertir e conhecer ainda mais a obra desses artistas!

1. U2

A banda U2 é, sem dúvidas é uma das bandas mais famosas da Irlanda de todos os tempos. Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larru Mullen Jr. conquistaram ouvidos da galera nos anos 80 e, até hoje, é sucesso pelos palcos mundo afora! As letras das bandas muitas vezes tem um conteúdo fortemente sócio-político, demonstrando a preocupação do grupo com questões do mundo. O grupo foi formado nos anos 1970, quando os integrantes ainda eram adolescentes na cidade de Dublin.

Os hits da banda são inúmeros. Eles já venderam mais de 170 milhões de álbuns e foram colocados entre os recordistas de vendas da história. Das músicas mais famosas, podemos citar “Sunday Bloody Sunday” (1983), que descreve o horror sentido pelo Conflito na Irlanda, no episódio conhecido como Domingo Sangrento.

2. Enya

Enya é a artista feminina irlandesa que mais vende álbuns na Irlanda, sendo a segunda maior exportadora me músicas do país, atrás somente do U2. Ao todo, já vendeu mais de 90 milhões de discos mundo afora. Além disso, Enya já cantou em mais de 10 línguas diferentes nas suas gravações. A cantora já ganhou inúmeros prêmios musicais, como o Grammy e já foi indicada ao Oscar de melhor canção original por uma música presente no primeiro filme de Senhor dos Anéis. A música de maior destaque de Enya é, com certeza, Orioco Flow, um ícone da música New Age.

3. The Cranberries

De Limerick para o mundo! A banda irlandesa The Cranberries ganhou fama internacional nos anos 90, quando ganhou atenção da mídia dos Estados Unidos e estourou. Seus álbuns somam mais de 40 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o que a colocou no top artistas que mais venderam na Irlanda. A banda ficou em atividade de 1989 a 2003 e fez um comeback entre 2009 e 2019. Em janeiro de 2019 a vocalista Dolores O’Riordan faleceu em Londres. Dentre as músicas mais famosas de The Cranberries, está Zombie. Essa música também fala dos conflitos na Irlanda do Norte, especialmente sobre um atentado do grupo terrorista IRA na Inglaterra.

4. Sinéad O’Connor

A compositora e cantora irlandesa Senéad O’Connor chegou ao estrelato mundial em 1990, ao regravar a música “Nothing Compares 2 U”, do músico americano Prince. A carreira de Sinéad é envolvida em diversas controvérsias, especialmente em assuntos sobre religião e política, já que é defensora de uma Irlanda unida. Independente de sua vida pessoal, suas músicas foram sucesso mundo afora, ganhando inúmeros prêmios e indicações ao longo de sua carreira. Sinéad nasceu e cresceu na região de Glenageary, uma área nos subúrbios de Dún Laoghaire e Dublin.

5. The Corrs

Essa banda irlandesa se formou em Dundalk, no norte do país. Eles misturam em suas músicas as tradicionais melodias irlandesas com pop rock. Essa mistura deu tão certo que os irmãos Corrs venderam mais de 40 milhões de álbuns mundo afora. A banda de cantores irlandeses esteve em ascenção nos anos 1990 e início dos anos 2000. Uma das músicas mais famosas desse grupo é Breathless.

6. Hozier

Deixando a nostalgia um pouco de lado, Hozier é um dos cantores irlandeses mais bem sucedidos na atualidade. Ele nasceu em Bray, em 1990 e em 2013, logo no seu single de estreia, “Take me to Church”, alcançou as paradas de sucesso mundiais. Seu segundo álbum já estreou no topo da Billboard 200, dos estados Unidos.

7. Kodaline

A banda irlandesa de rock Kodaline começou a chamar atenção em um show de talentos da TV irlandesa em 2006. Alguns anos depois a banda teve suas músicas na série de sucesso Grey’s Anatomy e no filme “A Culpa é das Estrelas”, contribuindo ainda mais para sua carreira. Seu primeiro álbum de estúdio, em 2013, ganhou grande espaço no cenário folk e rock do Reino Unido e da Irlanda.

8. The Script

Outra das bandas irlandesas que ganharam o cenário musical internacional é a banda de rock The Script. Formada em Dublin no ano de 2007, seu primeiro álbum atingiu o número um nas posições do Reino Unido e Irlanda, bem como os seus três próximos álbuns de estúdio conseguiram bons números e chegaram a fazer muito sucesso nos Estados Unidos. Ao todo, a banda já vendeu mais de 20 milhões de cópias de seus álbuns no mundo todo. Uma das músicas mais famosas desses dublinenses é “Hall of Fame”, gravada com o americano will.i.am.

9. Van Morrison

Para quem gosta de rock é impossível não citar o Van Morrison. Para você ter ideia da importância desse cantor irlandês para a músical mundial, a revista Rolling Stone o apontou como um dos 25 melhores cantores de todo o tempo. São inúmeros sucessos que fazem sucesso nas playlists de quem gosta de rock, mas uma das mais famosas é Brown Eyed Girl.

10. Damien Rice

Damien Rice é conhecido, principalmente, por ter feito parte da banda irlandesa de rock Juniper. Entretanto, para nós brasileiros, esse cantor irlandês nascido em Dublin é bastante conhecido pela música “The Blower’s Daughter”, o primeiro single de sua carreira solo. Ela é inspirada em uma garota que ele conheceu por telefone quando trabalhava em um call center. Essa música fez parte da trilha sonora do filme “Closer - Perto Demais”, com Julia Roberts e Natalie Portman.

No brasil, essa música ganhou duas versões em Português. Uma composta por Zélia Duncan e gravada por Simone, chamada “Então me Diz”. A outra foi gravada por Ana Carolina e Seu Jorge com o nome de “É isso aí”.

11. James Vincent McMorrow

Esse cantor irlandês nascido em Dublin alcançou sucesso na irlanda em 2011, logo quando estreou na televisão. Seu álbum de estreia na Irlanda ganhou muito sucesso pelo país e mistura um pouco de rock, rock alternativo e música folk. Ele é, sem dúvida, uma das revelações da música irlandesa dos últimos anos.

12. Villagers

Essa banda irlandesa de música indie e folk é originária de Dún Laoghaire. Eles entraram em evidência em 2010, quando lançaram seu álbum de estreia “Becoming a Jackal”. Esse áçbum foi aclamado pela crítica e foi indicado a concorrer alguns dos maiores prêmios de música do país naquele ano. Seus álbuns seguintes também estiveram entre os 15 mais ouvidos na Irlanda.

13. Gavin James

Mais um cantor irlandês nascido em Dublin. Gavin James iniciou sua carreira como músico independente e acabou se tornando bastante conhecido por abrir turnês de Ed Sheeran e Sam Smith. Em 2015, Gavin ganhou o certificado de Platina por suas vendas na Irlanda, além de ter sido anunciado como o Spotify Spotlight Artist of 2016. Sem dúvidas, é outro dos artistas em ascensão na Irlanda e vale a pena escutar seu som.

14. Niall Horan

Niall Horan é nascido em Mullingar, na Irlanda e aos 16 anos fez o teste para a sétima temporada do The X Factor em Dublin. Aprovado para participar do programa, Horan foi colocado em um grupo com outros quatro garotos e formaram uma das bandas teens mais famosas dos últimos anos: o One Direction. Após o fim da banda, em 2016, Niall acabou seguindo carreira solo e seu primeiro álbum de estúdio alcançou o top 20 em diversos países, além de ter estreado em primeiro lugar na Irlanda e Estados Unidos.

Se você gostou dessa trilha sonora, você pode ouvir mais músicas desses artistas na playlist do Spotify! Ah, claro, não deixe de ouvir essa playlist enquanto estiver fazendo seu intercâmbio na Irlanda. Não vai ter trilha sonora mais perfeita do que essa!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco