Intercâmbio

IRLANDA

O intercâmbio na Irlanda tem se tornado uma escolha cada vez mais comum entre milhares de estudantes, pois além de oferecer bons cursos e universidades, o país é um dos mais econômicos para melhorar a proficiência no inglês, além de seguro e com alto índice de qualidade da vida. As belas paisagens naturais e a riqueza história e cultural da região também são fatores atrativos, que convencem um número crescente de brasileiros a escolherem fazer seu intercâmbio na Irlanda.

Qual a melhor cidade para fazer intercâmbio na Irlanda?

A capital do país, Dublin, foi incluída há alguns anos na lista da consultoria Quacquarelli Symonds (QS) como uma das 50 melhores cidades do mundo para receber estudantes. Considerada amigável, tranquila e com um custo de vida mais baixo do que a média das capitais europeias, Dublin é um dos destinos preferidos para quem pensa em fazer intercâmbio na Irlanda. As belas construções medievais e a história riquíssima da região são um incentivo a mais para os intercambistas que se interessam por esses assuntos.

Outra cidade que está se tornando bastante popular para o intercâmbio na Irlanda é Galway. Com algumas das praias mais bonitas do país, Galway tem uma população mais jovem e animada, oferecendo assim uma vida noturna vibrante, com diversos pubs e barzinhos com música ao vivo a qualquer dia da semana, por exemplo. Além disso, a cidade também se tornou referência para quem procura um intercâmbio na Irlanda com foco em arte e cultura, pois é lá que ocorrem eventos de prestígio como o Cúirt International Festival of Literature e o Galway Arts Festival.

Na costa sul do país, por sua vez, está Cork, que é uma cidade bastante interessante para os estudantes que pensam em fazer intercâmbio na Irlanda. Referência em arquitetura e também com uma vida noturna intensa, Cork ainda conta com duas instituições de ensino de grande influência, que são o Cork Institute of Technology e a University College Cork, ambos muito procurados pelos estudantes que desejam fazer intercâmbio na Irlanda.

 

Como estudar e trabalhar no intercâmbio na Irlanda

Entre as modalidades de intercâmbio na Irlanda mais populares, o programa de estudo e trabalho nesse destino da Europa é, sem dúvidas, um dos mais atrativos. Isso acontece pois, além de oferecer um custo de vida mais baixo, as leis de imigração do país são consideradas menos rígidas que a maioria dos países do continente europeu. Ao fazer intercâmbio na Irlanda, os estudantes com matrícula ativa em qualquer curso cuja duração seja superior a 25 semanas, tem o direito de trabalhar em regime de meio expediente durante o período letivo, e em regime integral nas férias.

Desde 2015, o país realizou uma pequena alteração na lei, determinando que somente as instituições de ensino que são certificadas pelo governo, ou seja, aqueles que comprovadamente atendem as exigências de qualidade, podem oferecer o visto de estudante necessário para quem deseja fazer o programa de intercâmbio na Irlanda de estudo e trabalho.

De acordo com as diretrizes oficiais, os estudantes na Irlanda podem trabalhar um máximo de 40 horas por semana durante o período das férias, que corresponde aos meses de maio, junho, julho e agosto, e também durante o recesso do final de ano, entre os dias 15 de dezembro a 15 de janeiro. No restante do ano, a lei permite até 20 horas semanais de trabalho.

 

Aprendendo inglês durante o intercâmbio na Irlanda

irlandesa

 

Independente de qual for a duração de um intercâmbio na Irlanda, a garantir de melhorar a proficiência no inglês é certa, pois os cursos de idioma do país incentivam o contato e a interação dos alunos com a cultura local, estimulando o aprendizado de uma forma única.

Desse modo, os cursos de inglês no país são a escolha certa para os brasileiros que estão a procura de uma experiência nova e diferenciada. No caso da modalidade de estudo e trabalho, essa experiência pode se tornar ainda mais agregadora, pois permite uma imersão completa do aluno com o estilo de vida local através de um trabalho remunerado, que ainda pode auxiliar com as despesas do intercâmbio na Irlanda.

 

Cultura

Quem escolhe fazer intercâmbio na Irlanda encontra uma cultura muito rica e diversa, que tem como elementos centrais a música gaélica e a tradição de frequentar os famosos pubs, nos quais os irlandeses se reencontram no final do dia para conversar e curtir o happy hour

 

Intercâmbio Irlanda - Cultura

 

Além disso, um dos símbolos da cultura irlandesa é o St. Patrick’s Day, que é o dia do santo padroeiro do país. Celebrado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é uma data festiva entre a população da Irlanda, sendo comemorada através de festas temáticas e eventos culturais com muita música e danças típicas, sendo assim uma das melhores formas de quem faz intercâmbio na Irlanda mergulhar de cabeça na cultura local.

 

Clima na Irlanda

guarda chuvas em dublin
Guarda chuvas em frente ao bar Zozimus na South Anne Street

 

Existem algumas diferenças entre cada região do país, mas de maneira geral, o clima na Irlanda é considerado frio entre os meses de novembro a março, apesar de ser raro o registro de temperaturas negativas na maior parte do país. Um fator que contribui para o frio nessa época do ano é o fato de aumentar o volume de chuvas, aumentando bastante a umidade.

Com as quatro estações do ano bem definidas, os estudantes que decidem fazer intercâmbio na Irlanda irão perceber que, com a exceção do inverno, as temperaturas no país costumam ser amenas e agradáveis, ideais para quem não gosta de calor intenso. No verão, por exemplo, as máximas chegam a cerca de 23ºC, com dias bonitos e ensolarados.

 

Culinária na Irlanda

Normalmente, a gastronomia tradicional do país é agradável ao paladar dos brasileiros que escolhem cursar intercâmbio na Irlanda. Vários pratos da culinária local são preparados com carnes e batatas, como é o caso do famoso “Irish Stew”, uma espécie de ensopado que leva esses ingredientes e molhos típicos, e também o “Colcannon”, um prato com muito sabor, que mistura batatas, repolho e alho, entre outros temperos, o qual pode ser encontrado em quase todos os restaurantes.

 

irish stew
Irish Stew

 

Um dos pontos altos da culinária do país, para os estudantes de intercâmbio na Irlanda, é o café da manhã, o qual costuma ser muito bem servido, com ovo frio, pedaços de bacon e o chamado “black pudding”, um tipo de pão que leva gordura animal. Porém, os estudantes que por ventura não se apaixonarem pela gastronomia tradicional irlandesa podem testar outras possibilidades de produtos vendidos nos supermercados locais ou ainda frequentar restaurantes já conhecidos pelos os brasileiros, como Burguer King e McDonalds.

 

Transporte público durante intercâmbio na Irlanda

ônibus em dublin

 

O transporte público na Irlanda é considerado eficiente e de boa qualidade, com poucos atrasos e conduções confortáveis. Na capital Dublin, por exemplo, os estudantes de intercâmbio na Irlanda possuem como opção de locomoção os ônibus, que cobrem toda a região central da cidade, oferecem rede de Wi-Fi gratuito por um preço que varia entre 1,50 e 3,30 euros, de acordo com a distância percorrida, e também o metrô de superfície, chamado pelas irlandeses de LUAS, o qual custa entre 1,60 e 2,80 euros.

Seja qual for o meio escolhido, o mais recomendável para quem ficará meses no país em função do intercâmbio na Irlanda é fazer um cartão de acesso, o Leap Card, que facilita no pagamento das passagens.

Tipos de intercâmbio na Irlanda

A Optima oferece diversas modalidades para quem deseja investir em um intercâmbio na Irlanda. No país é possível realizar:

  • Estudo e trabalho
  • Curso de idioma
  • Idioma com atividades
  • Teen
  • Idioma focado para negócios
  • High School
  • Preparatório para exames
  • Higher Education

 

Por que fazer intercâmbio na Irlanda?

Além de todas as vantagens que um país de primeiro mundo tem a oferecer, a Irlanda oferece preços melhores que os demais países da Europa e América do Norte, o que a torna uma das melhores alternativas para quem deseja melhorar o inglês.

As pessoas que pensam em realizar um intercâmbio na Irlanda também podem conciliar um trabalho com o estudo, pois ao contrário do que é permitido em vários outros países, a Irlanda permite que os estrangeiros com visto de estudante exerçam atividades remuneradas durante a sua estadia no país.

Outra vantagem para quem faz intercâmbio na Irlanda é a localização estratégica do país, que permite viagens rápidas para vários outros países da Europa e por ótimos preços.

 

Conte com a ajuda da Optima Intercâmbio

Na dúvida sobre qual cidade escolher para o intercâmbio na Irlanda? A Optima possui a experiência necessária para ajudar nessa seleção, já tendo intermediado milhares de intercâmbios para quatro continentes ao redor do mundo.

Com o ajuda da agência, os futuros estudantes podem analisar com precisão as vantagens de cada destino, e ainda resolver a burocracia exigida de forma descomplicada, comprar as passagens aéreas e todo o necessário para que a experiência de intercâmbio na Irlanda seja a melhor possível, livre de imprevistos e preocupações.

População

4,7 milhões de habitantes

Línguas

Gaélico e Inglês

Moeda

Euro (EUR)

Clima

Temperado marítimo com chuvas frequentes e distribuídas ao longo do ano. Verão fresco e úmido.

Culinária

Fish & Chips (Peixe empanado com batata frita)

Território

70,273 km2

Fuso Horário

UTC+0

Irlanda
Reproduzir vídeo

Principais da Irlanda

Bray

INTERCÂMBIO BRAY Localizada a aproximadamente 20 km ao sul de Dublin, a capital da Irlanda,

Saiba Mais »

Cork

INTERCÂMBIO CORK A cidade de Cork é considerada uma das mais importantes cidades da Irlanda

Saiba Mais »

Galway

INTERCÂMBIO GALWAY Galway é uma cidade universitária e a terceira maior na República da Irlanda.

Saiba Mais »

Wexford

INTERCÂMBIO WEXFORD Situada no sudeste da Irlanda, essa cidade litorânea Wexford oferece um estilo de

Saiba Mais »

Fale conosco sobre o seu intercâmbio!