A cidade de Quebec é a capital da província de mesmo nome. Por lá, o francês é a língua oficial e sua rica cultura de heranças europeias são a marca da cidade. Além disso, a cidade possui grandes festivais e eventos, bem como ótimos restaurantes e uma vida noturna emocionante. Cada dia mais a cidade atrai estudantes internacionais, especialmente por oferecer instituições de ensino modernas, de qualidade e por possuir um dos custos de vida mais atrativos do Canadá. Fazer um intercâmbio em Quebec, Canadá, é uma experiência que oferece um mundo inteiro em descobertas!
Conheça a cidadeClima predominante
Temperado
Salário mínimo
CAD$ 12,50/hora
Código telefônico
+1
Tomada
120 V
A charmosa cidade de Quebec é um pedacinho da Europa no Canadá e uma das cidades mais antigas do país! Fundada em 1608 por um explorador francês como um centro comercial, a cidade de Quebec passaria para domínio britânico em 1759 após uma guerra devastadora contra o Reino Unido. Mesmo assim, as heranças francesas na cultura da província de Quebec permanecem até hoje, como podemos observar na língua oficial da região: o francês.
Hoje em dia, a Quebec City é um dos destinos mais populares para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO leva o visitante para fazer uma viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedo, construções históricas e museus que contam um pouco da história da cidade.
Passear pela Old Quebec vai fazer você viajar no tempo! Na Haute-Ville (Cidade Alta), você pode visitar o Parc des Champs-de-Bataille e as Plains of Abraham, locais que foram campos de batalha para as guerras contra a Inglaterra. Na Rue Du Tresor você encontrará uma riquíssima cena cultural que leva à primeira igreja do Canadá: a Basilique-cathédrale Notre-Dame de Québec. Quando passar pelo Dufferin Terrace, tire uma foto no Château Frontenac, um dos hotéis mais fotografados do mundo e marque a Optima Intercâmbio nas redes sociais!
Para chegar à Basse Ville (Cidade Baixa), você tem duas opções: faça uma boa descida de 170 degraus pela L’Escalier du Casse-Cou, a escadaria quebra-pescoço, ou use o Funiculaire du Vieux-Quebec, um sistema sob trilhos que interliga as duas partes de Quebec. Por ali, conheça a Place Royale, marco zero da cidade, e o Musée de la civilisation à Québec.
O Jacques-Cartier National Park e a Montmorency Falls são os lugares ideais para visitar e ter contato com a natureza!
Comer nos aconchegantes e adoráveis restaurantes e bistrôs de Quebec pode ser, facilmente, um atrativo turístico. A gastronomia da cidade de Quebec mistura os mais tradicionais costumes da culinária francesa com os produtos locais de excelente qualidade.
A culinária tradicional da região inclui os famosos poutines, feito de batatas fritas, coalhada de queijo fresco e um delicioso molho de carne. Os fèves au lard, feijões são cozidos lentamente com gordura de porco e a soupe aux pois é uma deliciosa sopa de ervilhas, vegetais e carne de porco. A pâté à la viande é uma torta de carne que lembra muito os empadões brasileiros.
Uma das iguarias do Canadá é o maple syrup - ou xarope de bordô - que acompanha diversas receitas doces, como a tarte au sucre e crêpes.
A vida noturna de Quebec é uma das mais charmosas da América do Norte e conta com opções que agradam os gostos de todo mundo! Você pode simplesmente sair para jantar em um dos vários restaurantes e bistrôs pela cidade ou, se quer curtir madrugada adentro, os bares e baladas se agitam com um público muito animado.
A Rua St.-Jean e a Avenida Grande Alée Est são duas das regiões que concentram boa parte dos restaurantes, bares e baladas da cidade. Como são bem próximas, dá para comer uma bela refeição em algum restaurante em uma e cair na noite em outra. Na Cidade Velha, há alguns pubs no melhor estilo irlandês, com ambientes rústicos e ótimas cervejas.
A grande cena cultural da cidade de Quebec oferece opções para todos os gostos, com grandes óperas e apresentações de orquestras sinfônicas, até clubes onde o jazz e o rock imperam. Há, também, uma cena muito favorável para peças de teatro e espetáculos de dança. Um clássico exemplo é a presença constante do Cirque du Soleil na cidade, que é um clássico do Canadá.
Ao fazer um intercâmbio em Quebec, você não precisará nada mais do que alguns minutos de caminhada para passear pelos maioria dos pontos turísticos de Quebec. A maior parte deles fica localizada em Old Quebec, uma área relativamente compacta e ideal para ser conhecida a pé ou de bike.
Se você quiser economizar tempo de caminhada durante o intercâmbio em Quebec, pode optar por usar o sistema de transporte público da cidade. Ele é basicamente composto por linhas de ônibus pontuais, modernos e com ar condicionado ou aquecedor (dependendo da estação do ano). Ele é uma ótima maneira de percorrer algumas distâncias maiores.
A cidade de Quebec ainda conta com duas estações de trens que fazem parte da rede ferroviária do Canadá. Por meio dessa rede é possível conhecer boa parte do país e, de quebra, fazer uma visitinha a alguma cidade dos Estados Unidos, já que esses sistemas são conectados.
A maneira mais fácil de pagar as tarifas do transporte público da cidade de Quebec é por meio do cartão recarregável Opus Card, que pode ser comprado e recarregado em vários estabelecimentos comerciais e estações de ônibus.
A grande vantagem de fazer um intercâmbio em Quebec é a possibilidade de aprender francês sem gastar muito. Não só o país, como também a cidade de Quebec têm ótimo custo benefício para o estudante que deseja aprender francês no exterior, mas não quer gastar tanto como em um intercâmbio na França.
Assim, a Optima Intercâmbio oferece cursos de francês em Quebec para intercambistas que buscam ensino de qualidade moderno, relevante e atual em um destino charmoso, rico em história e beleza natural.
Um estudante que escolhe fazer seu intercâmbio em Quebec vai vivenciar um dia-a-dia cheio de cultura e história. Muitos dos grandes momentos da história canadense foram escritos pelas ruas da cidade de Quebec e o estudante poderá utilizar da riqueza cultural da cidade para mergulhar no aprendizado da língua!
Por que não curtir a belíssima natureza da região de Quebec durante seus momentos de folga? Fazendo um intercâmbio em Quebec, o estudante terá grandes oportunidades para conhecer lugares e paisagens deslumbrantes.
A cidade de Quebec larga na frente quando o assunto é custo de vida baixo. Ela é considerada uma das três cidades mais baratas para se viver no Canadá, o que é um grande atrativo para quem deseja fazer um intercâmbio na cidade para aprender francês.
Assim, alugar um apartamento com um quarto pode custar a partir de CAD$ 600. É claro que o valor da moradia pode variar bastante de acordo com a região escolhida e a qualidade do imóvel. Por isso, escolher ficar em uma casa de família pode ter um ótimo custo-benefício.
Os valores com alimentação também podem variar de acordo com os hábitos alimentares do estudante. Entretanto, uma refeição básica custa, em média, CAD$ 15. Quem prefere economizar, pode fazer compras em supermercados e preparar a própria comida em casa. Assim, o estudante vai gastar, em média, CAD$ 250.
Para se locomover em Quebec por meio do sistema de transporte público o estudante vai gastar a partir de CAD$ 3,50 em um ticket de uma única viagem. O passe mensal vai custar a partir de CAD$ 89,50 e dá direito a viagens ilimitadas pela rede de transporte durante o período de validade.
Para se manter conectado à internet, é possível adquirir uma linha local de telefone celular por um preço a partir de CAD$ 35.
É importante prestar atenção nos valores de impostos da região de Quebec. No Canadá, os preços exibidos nas prateleiras não são os preços dos caixas, já que o valor dos impostos é calculado no final da compra. Alguns produtos alimentício possuem tributação livre, mas, no geral, as taxas ficam em 14,975% em cima do valor da prateleira.
Boa parte do mercado de trabalho de Quebec é concentrada nas áreas de administração pública, serviços de defesa, comércio, transporte e turismo. Além disso, a cidade possui um grande número de empresas que ajudam a transformar a cidade em um importante distrito de negócios.
Quem tem a intenção de fazer um intercâmbio em Quebec, Canadá, e aprender a língua francesa, também poderá trabalhar para complementar a renda. Para ter esse direito, o estudante deve estar matriculado em um curso profissional reconhecido pelo governo e que tenha duração mínima de seis meses.
Assim, quem procura a cidade apenas para fazer um curso de idiomas não terá a oportunidade de trabalhar no país. Mesmo assim, o Canadá é um país que possui grandes incentivos e facilidades à migração de profissionais qualificados ou pouco qualificados em inúmeras áreas.
Qual é o clima de Quebec? +
Os verões de Quebec têm temperaturas agradáveis e é chuvoso. Durante o inverno, as temperaturas são extremamente baixas e neva muito. Ao longo do ano, as temperaturas médias variam entre -15 ºC e 26 ºC.
Qual é a diferença de horário entre Quebec e o Brasil? +
Quebec tem 2 horas a menos que Brasília. Ou seja, se é meio-dia em Brasília, em Quebec serão 10h da manhã. Quebec tem horário de verão e, com isso, a diferença aumenta para 3 horas.
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos