Intercâmbio nos Estados Unidos

Por que fazer intercâmbio nos Estados Unidos?

Imagem com destaque para a Estátua da Liberdade - New York

Os Estados Unidos é um país multicultural, no qual é possível ter contato com pessoas de todas as partes do mundo. Mais do que aprender inglês, os estudantes que escolhem fazer intercâmbio nos Estados Unidos poderão desenvolver uma visão globalizada. As cidades do país estão distribuídas em regiões com enormes diferenças geográficas e sociais. Isto permite que a escolha do local para os estudos seja de acordo com características pessoais e preferências. As instituições de ensino americanas estão entre as melhores e mais modernas do planeta. Portanto, buscar conhecimento neste país é buscar formação de excelência em qualquer área.

A cultura norte-americana

Placa com escrito em inglês de

A cultura dos EUA está por toda a parte, tamanha a influência que o país exerce no mundo ocidental. Através do esporte, do cinema e da música, grande parte das pessoas se identifica com o chamado “American way of life”. Este conceito é descrito como o estilo de vida dos norte-americanos. Ele se reproduz nos valores sociais e também na cultura de consumo daquele povo. Os americanos são apaixonados por esportes, principalmente basquete, futebol americano e beisebol. O primeiro possui um evento anual chamado de Superbowl. É a grande final do torneio nacional desse esporte. Ele possui o maior índice de audiência do mundo, tornando-se mais que um jogo, um grande evento unindo música e esporte.

Jogador de futebol americano se preparando para lançar a bola

Nas artes, a indústria cultural americana alcançou o maior desenvolvimento no mundo. Atores e cantores norte-americanos são reconhecidos nos quatro cantos do planeta. As produções artísticas são distribuídas e aguardadas para serem consumidas por todos os povos. Filmes e séries produzidas por Hollywood ou pela Disney são referência para cinema e televisão. São as responsáveis por criar os padrões sociais e culturais a serem seguidos por grande parte do mundo.  Os estudantes que fazem intercâmbio nos Estados Unidos costumam se adaptar facilmente ao país.

Culinária local

A tradicional torta de maçã norte-americana

Muito além do hot-dog, do hambúrguer e da batata frita é a gastronomia norte-americana. Ela foi fortemente influenciada no período da povoação britânica. Isto explica o porquê de muitos pratos típicos serem preparados a partir de carne ou frango. É possível citar o meatloaf, um bolo de carne moída defumado ou assado. O fried chicken são pedaços de frango fritos e bem temperados, servidos com purê de batata e milho. Entre as sobremesas, os estudantes que fazem intercâmbio nos Estados Unidos podem se deliciar com as famosas apple pies. Apesar da origem europeia, as tortas de maçã se tornaram um símbolo da culinária norte-americana. Elas são tradicionalmente servidas em restaurantes além de jantares em família.

Clima

Os Estados Unidos é o quarto maior país do mundo em dimensões territoriais. Isto significa que são grandes as variações de clima entre uma região e outra. De forma resumida, é possível dizer que o norte e o centro-oeste do país são locais mais frios, com invernos chegam a ter temperaturas negativas. Em vários locais a paisagem do inverno é composta por grande quantidade de neve. Em contrapartida, o sul e o leste do país possuem um clima mais quente. Em muito se parecem com o clima do Brasil. Estes são os caso da Flórida e da Califórnia que se caracterizam pelo calor, e que atraem público ao longo do território banhado por oceanos. O aspecto do clima é importante e deve ser considerado por quem pretende fazer intercâmbio nos Estados Unidos.

Vida noturna nos Estados Unidos

Festa com jovens dançando

As opções de lazer e entretenimento nos Estados Unidos são inúmeras. Além de restaurantes, baladas e bares conhecidos mundialmente, faz parte da cultura americana a organização de festivais de música. Os eventos dos ritmos rock, country, pop e eletrônico são os preferidos, atraindo jovens e adultos de todo o mundo. É comum ter sempre um evento musical programado na agenda de diversão dos estudantes de intercâmbio nos Estados Unidos. As grandes metrópoles do país, como Nova Iorque, Los Angeles e Boston, se destacam como importantes pólos culturais. As cidades possuem um circuito teatral diverso e constante. São grandes espetáculos teatrais e musicais à disposição e acessíveis para serem apreciados. Uma das regiões mais famosas no mundo para se diversão e cultura é a Broadway. Nela se encontram casas de show e teatros onde se apresentam grandes artistas em grandes produções.

Transportes públicos

Estação de metrô com trem estacionando

O transporte público mais popular nos Estados Unidos é o ônibus. Responsável por ligar a região central das cidades aos seus subúrbios, por preços acessíveis e com serviço confortável e pontual. Nas grandes metrópoles, os estudantes que fazem intercâmbio nos Estados Unidos também têm a chance de utilizar o metrô. Este transporte se destaca por ser ainda mais rápido e eficiente. No que diz respeito às viagens entre diferentes cidades ou estados, o país possui uma ampla rede ferroviária. Isto faz do trem o meio de transporte mais indicado para intercambistas que pretendem realizar viagens mais longas.

Estudo e trabalho nos Estados Unidos

Existem várias modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos. Além de cursos para aprender ou desenvolver a língua inglesa, existem especializações em áreas como tecnologia, medicina, negócios, administração, etc. Em relação ao trabalho durante o intercâmbio, este fica mais restrito aos estudantes. É exigido o nível avançado de inglês, além de estar matriculado em instituições certificadas, como para o caso do programa co-op placement. Esta é uma forma de aprendizado onde o estudante tem a oportunidade de trabalhar a prática do que foi aprendido de forma remunerada.

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio nos Estados Unidos?

Os Estados Unidos oferece cidades para todos os estilos. Isto torna possível a escolha de um destino com características ideais para o intercâmbio. Para os urbanos, há metrópoles culturais e econômicas. Cidades cosmopolitas, com grandes museus e um estilo de vida agitado. São ótimas referências as cidades de Nova Iorque e Chicago, que possuem fama internacional pelo tamanho e representatividade. Já os intercambistas que preferem destinos mais ligados à natureza, as cidades litorâneas e com belas praias se destacam como boas alternativas. É o caso de Miami, Fort Lauderdale, San Francisco e San Diego.

Imagem noturna da cidade de Chicago com Rio Chicago em meios aos prédios

Um excelente meio-termo entre esses dois estilos de cidade é Los Angeles. Apesar de ensolarada e cercada de natureza, também é uma das maiores metrópoles dos Estados Unidos, sendo reconhecida como pólo do cinema norte-americano. Por outro lado, Washington D.C e Boston são cidades com instituições de ensino de grande reconhecimento. Também oferecerem um nível de qualidade de vida bastante elevado para quem busca excelência educacional.

Conheça os programas de intercâmbio nos Estados Unidos da Optima Intercâmbio

A Optima Intercâmbio é especializada em modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos. Trabalhando com opções seguras e de qualidade em diversas cidades do país. Com o apoio e o suporte da Optima, os estudantes conseguem identificar qual programa melhor atende às suas expectativas de intercâmbio. Isto é essencial para aproveitar ao máximo essa experiência.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

323 milhões de habitantes

Moeda US Dollar (USD)
Línguas oficiais Inglês
Culinária Diversificada variando de região para região. São mundialmente conhecidos pelas redes de fast-food.
Clima Variado em função da região do tropical ao semiárido contudo é predominantemente continental com variações regulares durante o ano. Verões quentes e invernos frios.
Fuso Horário UTC−5 até UTC−10
Território 9,826,675 km2
Orçamento Fácil San Diego
San Francisco
Boston
Miami
New York
Los Angeles
Honolulu
Melrose Park
Tiffin
Hollsopple
Washington D.C.
Michigan
Pomona
Fort Lauderdale
Beverly Hills
Chicago

PROMOÇÃO DO MÊS

Promoção Intercâmbio nos EUA

Curso de Marketing e Publicidade – Duração de 5 semanas Acomodação Homestay Individual, Meia Pensão – 5 semanas Transfer de chegada Aeroporto/Acomodação Seguro GTA Ouro Promoção Válida até 31/12/2017

  • País:Estados Unidos
  • Cidade:Chicago
  • Escola:Stafford House
  • Curso:Marketing e Publicidade (20)
  • Duração:5 semanas
  • Acomodação:Homestay / 5 semanas
  • Quarto: Individual / Meia Pensão
  • USD 3.971,00 = R$ 13.485,75
  • em até 12x
  • *Valores em Reais convertidos de acordo como câmbio de hoje. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09