Intercâmbio em Cairns

Informações gerais

População
153 mil habitantes
Idioma
Inglês
Extensão territorial
488,1 km²
Moeda
Dólar australiano (AUD)
Fuso Horário
UTC +10
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Cairns, Austrália, é a porta de entrada para dois dos maiores pontos turísticos do país: a Grande Barreira de Corais e a Floresta Tropical Daintree. Com um estilo de vida bastante tranquilo, mas repleto de programas diferentes, a cidade de Cairns, Australia, é o destino perfeito para quem busca fazer o intercâmbio imerso no melhor da cultura e da natureza australiana! Partiu Cairns?

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Tropical

Salário mínimo

Salário mínimo

AUD 19,84/h

Código telefônico

Código telefônico

+61

Tomada

Tomada

230/240 V

Características do país

Cultura

Fundada no século XIX, a cidade de Cairns é a quinta cidade mais populosa do estado de Queensland. Seu início se deu como um ponto de passagem para mineiros que seguiam para o Rio Hodkinson.

Com um histórico de desenvolvimento baseado na mineração de metais preciosos, como o ouro, e uma proeminente agricultura de cana de açúcar e frutas tropicais, a cidade de Cairns, a cidade de Cairns se transformou ao longo do tempo. A cidade já serviu até como uma base das Forças Aliadas durante a 2ª Guerra Mundial que iam lutar no Pacífico.

Desde os anos 1980, Cairns, Austrália, se transformou em um dos principais destinos turísticos da Austrália. A grande maioria vai em busca de paisagens como a Great Barrier Reef e a Daintree Rainforest. Mas há muito mais o que fazer em Cairns durante o seu intercâmbio!

A Grande Barreira de Corais é um grande ser vivo na costa australiana. Esses corais têm mais de 2.300 km de extensão no litoral. A cidade de Cairns é o ponto de partida para começar a explorá-la!

É claro que toda essa imensidão só poderia reservar riquezas: ali é um dos lugares com a maior biodiversidade marítima do mundo. Se você quiser ver de perto todo o seu esplendor, vale a pena fazer um mergulho, um passeio em barco com fundo de vidro ou, até mesmo, andar em uma espécie de submarino!

Ao fazer seu intercâmbio em Cairns, Austrália, você poderá fazer muitas atividades ao ar livre. Por isso, aproveite passeios para as pequenas ilhas perto da cidade, como a Fitzroy Island e a Green Island. É um passeio bem tranquilo para curtir o mar e dá para fazer bate-volta.

Apesar de Cairns ser uma cidade à beira-mar, não é recomendável nadar nas praias da cidade. Primeiro porque seu trecho de areia é pequeno, a água costuma ser barrenta e existem muitas águas-vivas naquela região. Por isso, se você quer tomar um banho para se refrescar do calor tropical da cidade, vale a pena dar um mergulho na Esplanade Lagoon, que é uma piscina pública com água salgada!

Nesse lugar você ainda encontra um calçadão onde é possível fazer caminhadas, andar de bike e escolher um dos vários restaurantes para saborear os pratos típicos australianos! Tem até um gramado onde as pessoas costumam curtir um sol e se bronzear!

Vale a pena também uma visita à cidade de Port Douglas, há poucos km de Cairns. A cidade tem várias praias bonitas e um estilo de vida bem relaxante!

Uma visita ao vilarejo Kuranda, bem no meio da floresta tropical, revela um pouco sobre a cultura aborígene da região. Além disso, na década de 1960, o pequeno vilarejo se transformou em um retiro para os hippies, que deixaram muitas marcas por lá! Para chegar até o vilarejo a partir de Cairns, você pode fazer o tradicional passeio de trem pela Scenic Railway, com paisagens de tirar o fôlego!

Outro passeio imperdível em Cairns, Austrália, é fugir um pouco da agitação da cidade e fazer trilhas pela Daintree Rainforest. Ela fica nos arredores da cidade e é considerada uma das florestas tropicais mais antigas do mundo. Há vários passeios guiados que levam você para conhecer o melhor da fauna e flora da Daintree Rainforest!

Culinária

Cairns é uma cidade com grandes influências da Ásia graças à sua proximidade com este continente. As cozinhas japonesa, chinesa, coreana, malaia e indiana são muito presentes na gastronomia local e se destacam em meio à profusão de sabores local! Além disso, os frutos do mar também são um dos destaques da culinária local.

Durante seu intercâmbio em Cairns você poderá experimentar muitos pratos que levam frutos do mar, além dos clássicos da cozinha asiática. Além disso, com uma grande produção de frutas tropicais, você poderá experimentar uma abundância de variedade de frutas. Com certeza, o que não vai faltar na sua mesa são frutas!

A influência italiana também deixou seu legado em Cairns. Com muitos imigrantes que chegaram à região no final do século XIX, você poderá experimentar muitos sabores presentes na culinária mediterrânica, além de saborear massas frescas feitas na hora!

Vida Noturna

Se durante a luz do dia Cairns é o lugar perfeito para aproveitar o melhor da natureza do estado de Queensland, é durante à noite que a cidade vibra com muitos drinks, pratos típicos e muita música!

Na região ao longo da Esplanade, dê um pulo no mercado noturno da cidade. Dezenas de feirantes vendem comidas, jóias, artesanatos locais, roupas e peças artísticas. O melhor desse lugar são os preços bastante acessíveis, especialmente quando falamos sobre comida. O mercado fica aberto das 16h até às 23h de todos os dias!

Cairns também conta com uma grande variedade de programas noturnos para você ficar em contato com a natureza, como cruzeiros pelos canais da cidade que revelam uma paisagem exuberante ao pôr-do-sol.

Se você quer se jogar na noite, vale a pena conhecer os diversos estabelecimentos do centro da cidade. É no CBD onde estão a maioria das atrações como bares, pubs, restaurantes e baladas. Muitos estabelecimentos estão bem próximos à Spence Street, então, se você estiver por lá, aproveite para se jogar e aproveitar o melhor da vida noturna de Cairns!

Transporte Público

Apesar de ser possível fazer as principais atividades do dia-a-dia caminhando ou utilizando uma bike em Cairns, o transporte público da cidade pode ser bastante útil. A cidade conta com linhas de ônibus locais que operam em toda a cidade, indo das praias do norte aos subúrbios do sul.

Há serviços de aluguel de bicicletas na cidade de Cairns. Você pode alugar dia, semana e, até mesmo, pelo mês todo.

Há um serviço de trem que leva de Cairns a Brisbane cinco vezes na semana. Você pode aproveitar para chegar a destinos turísticos incríveis a partir desta linha de trem, como as Ilhas Whitsundays, a cidade de Townsville e vários outros destinos espetaculares! Essa aventura a bordo do "Spirit of Queensland" dura 25 horas a viagem completa!

Para visitar outros lugares da Austrália, como as cidades de Sydney e Melbourne, por exemplo, a melhor alternativa é utilizar o Aeroporto Internacional da cidade, afinal, há uma longa distância a ser percorrida! As passagens aéreas costumam ser baratas tanto para os destinos nacionais quanto para a Ásia.

Diferenciais

Cairns é, por si só, um destino fora da curva. A cidade é o lugar ideal para quem gosta de se aventurar na natureza e ficar em contato com algumas das coisas mais incríveis que a Austrália pode oferecer, que são suas praias e suas florestas.

O estilo de vida pacato - porém repleto de atrações - em Cairns também pode ser um grande diferencial para quem busca fugir um pouco da vida quase caótica das maiores cidades da Austrália, como Sydney e Melbourne.

A cidade de Cairns conta com um povo muito amigável e multicultural. Mais de 2,4 milhões de visitantes todos os anos chegam à cidade e são muito bem recebidos pela população local!

Apesar de não ser a primeira opção de muitos intercambistas, saiba que Cairns é uma cidade muito próspera, progressista e moderna, além de ter uma infraestrutura de alto padrão e instituições de ensino que transformarão o seu intercâmbio em uma experiência inesquecível!

Custo de vida

Muitos dizem que a cidade de Cairns é o equilíbrio perfeito entre custo e qualidade de vida. A cidade de Cairns, Austrália, conta com uma infraestrutura de qualidade, um estilo de vida muito conectado com a natureza e instituições de ensino excelentes. Toda essa qualidade de vida até tem um preço, mas a verdade é que o custo de vida em Cairns chega a ser até 22% mais barato do que em Sydney, por exemplo!

O valor médio de aluguel na cidade de Cairns é por volta de AUD $180 a AUD $230 por semana. Esse valor pode variar bastante de acordo com a localização e com o tipo da sua acomodação.

Outro fator que precisa ser levado em conta é a respeito da sua alimentação. Se você busca gastar pouco, porém comer da maneira mais saudável possível, vale a pena preparar sua própria comida em casa. Há bons mercados e supermercados que vendem alimentos de qualidade e por valores acessíveis. Uma compra semanal na cidade pode sair por volta de AUD $60. Se você pretende comer fora, é preciso saber que cada refeição pode custar entre AUD $15 e AUD $20.

Mercado de Trabalho

A boa notícia para quem vai fazer um intercâmbio em Cairns - e na Austrália em geral - é que é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo se você estiver fazendo um curso com duração superior a 14 semanas e com carga horária de pelo menos 20h semanais.

As principais atividades em que o intercambista pode trabalhar na cidade estão na área de turismo, hospitalidade e serviços. Por ser um grande destino turístico, a cidade oferece um grande número de vagas nessas áreas para os estudantes internacionais!

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2021 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo