Intercâmbio em Dubai

Informações gerais

População
3,331 milhões de habitantes
Idioma
Alemão e Inglês
Extensão territorial
4.114 km²
Moeda
Dirham dos Emirados
Fuso Horário
UTC +4
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei
intercâmbio em Dubai

Quer fugir dos destinos comuns para aprender inglês e viver em uma cultura bastante diferente da nossa? Dubai é o destino ideal para você! Uma das cidades mais prósperas do mundo também é o ponto onde diversos estudantes escolhem para viver experiências incríveis e inesquecíveis! A tradição islâmica, a diversidade cultural, o alto estilo de vida e a pouca burocracia para receber imigrantes são alguns dos atrativos para quem deseja fazer seu intercâmbio neste destino incrível que é Dubai! 

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Desértico

Salário mínimo

Salário mínimo

Não é definido por lei

Código telefônico

Código telefônico

+971

Tomada

Tomada

220V

Conheça o canal da Optima Intercâmbio

Características do país

Cultura

Por muito tempo a cidade de Dubai esteve relacionada ao comércio. A sua localização privilegiada entre a Ásia, África e Europa fez com que a cidade atraísse inúmeros mercadores. Havia uma forte indústria de pérolas na região, que era a base da economia local até a década de 1960, quando as grandes reservas de petróleo foram descobertas na região.

Com isso, Dubai passou por profundas transformações: altas taxas de crescimento, grande número de imigrantes e melhora na infraestrutura local. A partir dos anos 2000, a cidade viveu um amplo crescimento e teve início uma grande especulação imobiliária. A especulação imobiliária, inclusive, foi quem transformou a cidade de Dubai no que ela é hoje: um dos lugares mais modernos e bem-estruturados do Oriente Médio. E esse é um dos principais chamarizes para quem deseja fazer um intercâmbio em Dubai.

A cidade conta com uma infraestrutura de dar inveja, é extremamente segura, conta com instituições de ensino renomadas e um grande número de imigrantes transformam o ambiente cultural de Dubai, nos Emirados Árabes.

Apesar de ter uma cultura majoritariamente islâmica, a cidade de Dubai conta com uma grande efervescência cultural, uma vez que ela é o lar de um grande número de imigrantes, transformando-se em uma cidade global. A cultura islâmica se manifesta em diversos lugares: da arquitetura ao estilo de vida. O idioma árabe é o oficial, mas, por causa da imigração, o inglês acaba sendo o idioma mais falado por lá. Por isso, estudar inglês em Dubai é uma experiência inexplicável!

Aqui vale pontuar uma curiosidade: como as sextas-feiras são os dias mais sagrados para os muçulmanos, os fins de semana acontecem na sexta e sábado. Além disso, não estranhe se praticamente a cidade toda parar cinco vezes ao dia: esses horários é quando os muçulmanos são chamados para orar.

The Dubai Mall

Durante o seu intercâmbio em Dubai você vivenciará uma característica que é considerada única da cidade: a cultura da extravagância e do luxo fazem parte do dia de grande parte da população, graças à grande prosperidade da região.

Ao fazer passeios pela cidade durante seu intercâmbio em Dubai você poderá observar justamente essa extravagância. A cidade conta com nada mais, nada menos do que o Burj Khalifa, o mais alto prédio do mundo, com 828 metros de altura. Neste prédio é onde fica alguns dos decks de observação mais altos do mundo: nos 124º, 125º e 148º andares você poderá observar uma vista incrível da cidade, do deserto e do mar!

A maior moldura do mundo também fica na cidade de Dubai. O Dubai Frame é uma incrível construção em forma de moldura de quadro. E, de fato, ela é uma verdadeira moldura ao enquadrar o belíssimo skyline da cidade!

The Frame

Não deixe de visitar também o Dubai Mall, que é um dos maiores shoppings do mundo. Ele conta com hotéis, lojas de luxo, um aquário suspenso, parques temáticos, centenas de restaurantes e até uma pista de patinação no gelo. As ilhas artificiais de Dubai também são um destaque a parte, como a Palm Jumeirah - uma das mais famosas! Elas contam com grandes edifícios e hotéis luxuosos à beira-mar.

Falando em mar, Dubai também possui excelentes praias para quem a escolhe como destino de intercâmbio. Vale a pena tomar sol e curtir o belíssimo visual de praias como Jumeirah Beach, Kite Beach e Sunset Beach.

Culinária

Ao fazer seu intercâmbio em Dubai você poderá conhecer um cenário gastronômico incrível e repleto de sabores. Chamada de gastronomia emirati, a culinária local utiliza muitos peixes, frutos do mar, carnes e arroz como base dos pratos típicos. No café da manhã há a presença de muitos pratos doces e um café no melhor estilo do Oriente Médio.

Aproveite seu período de intercâmbio em Dubai e experimente os deliciosos pratos locais, como o khuzi, um prato feito de cordeiro ou cabrito assado e acompanhado por arroz com especiarias e legumes.

O margoogat é um delicioso e bem temperado cozido de frango e legumes. Já o thereed é um ensopado de carne de cordeiro e vegetais cozidos lentamente; geralmente, coloca-se um pão - o rigag - no fundo do prato. Há ainda alguns pratos que conhecemos aqui no Brasil, como a shawarma, o tabule e um pão que lembra bastante o pão sírio.

Como sobremesa você não pode deixar de experimentar os deliciosos doces locais, como o luqaimat, o kanafeh e o balaleet. São doces bastante diferentes e muito populares por lá!

Vida Noturna

Durante o seu intercâmbio em Dubai você perceberá que a vida noturna local é bastante agitada, apesar de suas peculiaridades. A lei local não permite que os estabelecimentos fiquem abertos após às 3h da manhã. Menores de 21 anos não podem consumir bebidas alcoólicas e os maiores devem apresentar um documento de identificação.

Além disso, não é em qualquer lugar que você pode consumir bebidas, pois apenas restaurantes, bares e boates em hotéis têm licença para isso. Esses estabelecimentos ficam em hotéis pois eles são voltados ao público internacional, os quais não são proibidos de beber (desde que esteja dentro desses locais com licença).

A vida noturna da cidade conta com uma grande variedade de restaurantes em que você poderá provar dos melhores pratos típicos dos Emirados Árabes durante seu intercâmbio de estudo e trabalho em Dubai. É possível também curtir a noite nas alturas, afinal, há muitas opções de bares e baladas que ficam nos altos prédios da cidade.

Transporte Público

Durante o seu intercâmbio em Dubai você perceberá que o transporte público é bastante desenvolvido. A cidade conta com uma das redes de metrô mais modernas do mundo, com ar condicionado em todas as estações e trens, bem como uma rede de trilhos que atende bem tanto os turistas quanto os moradores. O metrô liga o Aeroporto Internacional de Dubai a boa parte dos pontos turísticos por meio de duas linhas.

Os trams se integram à rede do metrô e ajuda a chegar na região mais litorânea da cidade entre os bairros de Dubai Marina e Jumeirah. Há três tipos de vagões tanto no metrô como nos trams: um exclusivo para mulheres e crianças, outro para o público em geral e um terceiro vagão "gold class", que tem a tarifa mais alta e só pode ser utilizado por quem tem este ticket especial. Vale lembrar que quanto mais zonas você percorrer, mais você pagará na tarifa.

Há também um sistema de ônibus em Dubai. Ele interliga boa parte da cidade e complementa os sistemas de transporte sob trilhos.

Dubai não é uma cidade muito convidativa para quem quer andar a pé ou de bicicleta. Suas grandes avenidas são quase como autopistas e repletas de carros, o que pode ser perigoso.

Além disso, a cidade não é muito compacta, ou seja, ela se espalha por um grande território, o que dificulta a vida de quem quer andar a pé. O calor também pode não ser muito favorável, afinal, o clima é muito quente e seco na maior parte do ano.

O Aeroporto Internacional de Dubai também é a porta de entrada para a cidade. Ele conta com voos diretos do Brasil por meio de companhias aéreas de altíssima qualidade.

Diferenciais

Fazer seu intercâmbio em Dubai é a oportunidade perfeita para viver em uma cidade extremamente próspera e em pleno crescimento econômico.

Além disso, um intercâmbio em Dubai também permite que você trabalhe enquanto estuda, o que pode ser um excelente diferencial para quem busca não apenas se desenvolver profissionalmente no exterior como também para quem pensa em complementar a renda no intercâmbio.

Outro fator que transforma a cidade de Dubai em um grande destino de intercâmbio é a sua multiculturalidade. Por lá é possível fazer um curso de inglês ou de árabe, além de ser uma cidade em que é possível conhecer a magnífica cultura do Oriente Médio.

A cidade tem um clima bastante acolhedor, afinal, recebe um grande número de imigrantes há muito tempo. Além disso, há inúmeras opções de lazer, há uma grande segurança por onde quer que você vá e um clima sofisticado por boa parte da cidade.

Custo de vida

Dubai possui um custo de vida consideravelmente mais alto do que muitos destinos preferidos por quem vai fazer um intercâmbio. Entretanto, isso não é um impedimento para quem pretende fazer um intercâmbio na cidade. Como o destino oferece a opção de trabalhar enquanto se estuda e os salários são bem altos, é possível viver na cidade com o dinheiro que se ganha durante o mês.

Um estudante brasileiro que faz intercâmbio na cidade pode gastar cerca de 4 mil dirham por mês, algo em torno de USD $1.080 por mês ou pouco menos de 6 mil reais. Entretanto, neste valor já estão inclusos gastos com alimentação, aluguel, transporte público e lazer.

O valor parece alto - e realmente é, se levarmos em conta a realidade brasileira. Mas é válido ressaltar que o estudante tem a permissão de trabalhar em Dubai e ganhar um salário mais alto na moeda local.

Além disso, este valor é uma média. Ele pode mudar de acordo com o seu estilo de vida, local em que for morar e com o seu tipo de alimentação também.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho de Dubai é bastante acolhedor para os estudantes estrangeiros. Com uma boa variedade de vagas e salários, os intercambistas podem trabalhar em áreas como serviços e turismo. Em alguns casos, a acomodação e a alimentação pode ser fornecida pelo empregador; então, você não precisará se preocupar com esse tipo de gasto.

Dependendo do nível de inglês do estudante podem ser oferecidas posições em algumas áreas específicas e, até mesmo, na área de formação do estudante, caso ele já tenha alguma graduação ou experiência anterior.

A permissão de trabalho para os estudantes de idiomas na cidade só é válida para quem vai fazer um curso com duração superior a três meses e pelo menos 15 horas semanais. O trabalho para os estudantes só pode ser feito em part-time (20 horas semanais). Para quem desejar trabalhar full-time, o empregador pode contratar o estudante e, a partir disso, ele passa a ser um residente no país.

Ofertas especiais

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2021 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo