Intercâmbio na Suíça

Informações gerais

População
8,56 milhões de habitantes
Idioma
Alemão, Francês +2 idiomas
Extensão territorial
41,285 km²
Moeda
Franco Suíço (CHF)
Fuso Horário
UTC+1 e UCT +2 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Suíça

O intercâmbio na Suíça é uma experiência multilíngue única para os estudantes. Isto porque o país possui como línguas oficiais o francês, o italiano e o alemão. Além disso, o inglês também é muito falado entre a população local. Assim o destino se torna um dos mais indicados para alunos que procuram um aprendizado amplo e variado.

Conheça o país Conheça o país
Clima predominante

Clima predominante

Alpino continental

Salário mínimo

Salário mínimo

Negociável individualmente

Código telefônico

Código telefônico

+41

Tomada

Tomada

230 V

Características do país

  • Cultura

  • Culinária

  • Vida noturna

  • Transporte Público

  • Diferencial

  • Custo de Vida

  • Trabalho

Cultura

Reconhecida como um dos maiores centros diplomáticos e de negócios do mundo, a Suíça é o local onde se encontram escritórios de grandes empresas multinacionais e de organizações internacionais como a Organização Mundial do Comércio e as Nações Unidas. Isso oferece ao país um ambiente globalizado, formado por pessoas de diversos países.

Os suíços possuem uma cultura na qual a proteção ao meio ambiente e um forte senso de ajuda humanitária estão enraizados na população. Esse é o motivo pelo qual a Cruz Vermelha e várias instituições ambientais possuem sedes no país. O intercâmbio na Suíça é uma ótima oportunidade para estudantes que se interessam por esses temas.

O perfeccionismo e a dedicação do povo suíço são outros traços marcantes da cultura local. Características que levam o país a ser reconhecido, mundialmente, pela confecção dos melhores e mais precisos relógios do planeta. Na culinária, por sua vez, os doces, especialmente os chocolates suíços, também são considerados os melhores do mundo há vários séculos.

O que muitos alunos de intercâmbio na Suíça não sabem, é que os suíços também possuem tradições e costumes seculares. Estes são representados através de festas e comemorações ao longo do ano. Um exemplo disso é o Klausbräuche, uma comemoração que acontece todo dia 05 de dezembro dedicada às crianças. É costume contar histórias e poemas clássicos da cultura suíça para as novas gerações.

Culinária

A gastronomia da Suíça possui grande influência francesa, alemã e italiana, criando assim um estilo de culinária muito diversificado. Entre os pratos que estarão presentes na rotina dos estudantes de intercâmbio na Suíça, é possível citar o Älplermagronen. Consiste em batatas gratinadas com queijo e acompanhamento de purê de maçã. Também é marcante o Rösti, um bolinho preparado com batatas com casca e manteiga.

A origem do chocolate como um dos principais elementos da gastronomia suíça se deve pelo fato do chocolate ao leite e do chocolate cremoso terem sido criados por suíços. Nos dias de hoje, o doce permanece sendo uma das sobremesas preferidas do país. Mas além dele, os alunos de intercâmbio na Suíça também irão encontrar vários outros doces. Os meringues, por exemplo, são similares aos merengues no Brasil, preparados com clara em neve batida.

 

Vida noturna

As noites no país podem ser descritas como bem agitadas, especialmente nas grandes cidades, como em Zurique. Os alunos de intercâmbio na Suíça podem encontrar diversas opções do que fazer na região de Zürich West, um bairro com vários restaurantes, bares descolados e atrações culturais.

Uma das épocas mais animadas do ano no país é o verão, pois é quando acontecem vários festivais e festas ao ar livre. Os alunos de intercâmbio na Suíça não podem perder o Festival Tropical Caliente, no mês de junho. Outro muito importante é o Streetparade, em agosto, ambos reconhecidos por serem animados e oferecerem boa música em shows ao vivo.

Transporte Público

O sistema de transporte público na Suíça está entre os melhores da Europa pelo conforto e segurança. Os transportes do país incluem trens, ônibus, bondes e barcos. Tudo em uma ampla rede que interliga centenas de cidades, formando conexões completas e eficientes.

Além de transportes públicos de qualidade, a Suíça ainda conta com uma das melhores redes de ciclovias da Europa. Esta é é amplamente utilizada pelos moradores locais e funciona como alternativa para os alunos de intercâmbio na Suíça em trajetos mais curtos.

Além da rede nacional de transportes, a Suíça também está interligada com alguns dos seus países vizinhos. É o caso de países com quem possui fronteiras como França, Alemanha e Itália. É uma vantagem grande para aqueles que têm interesse em visitar esses locais por tarifas bem acessíveis e com grande conforto.

Diferencial

Apesar de ter um alto custo de vida, a Suíça é o segundo país com maior IDH do mundo, ou seja, possui uma qualidade de vida muito elevada. É um dos países mais seguros do mundo, com crimes violentos quase inexistentes.

Outro ótimo motivo para escolher a Suíça como um destino para continuar estudando no exterior é seu sistema educacional mundialmente reconhecido. São altos padrões acadêmicos que, combinados com métodos inovadores, oferecem uma educação de qualidade excepcional.

É um país muito eficiente. Desde os transportes públicos até às documentações emitidas por autoridades locais, tudo é muito rápido, dentro de prazos e organizado. 

Seja nos Alpes Suíços ou nas grandes cidades, a população suíça é muito diversificada. Isso contribui para que o intercâmbio na Suíça se enriqueça de diversidade e cultura.

As cidades do país são belíssimas e cheias de classe! O estudante que vai fazer um Intercâmbio na Suíça tem tudo o que precisa e muito mais para se apaixonar pelo país. As belezas naturais do país também são um destaque à parte.

Custo de Vida

A Suíça é um dos países mais ricos do mundo. Os gastos de um estudante no país costumam ser um pouco acima da média quando comparamos com outros países europeus. Assim, estima-se que um estudante possa gastar pelo menos 1.600 Fr nas despesas mensais. 

Com uma rede de transporte segura e eficiente, locomover-se pelas grandes cidades suíças costuma custar entre 60 Fr e 87 Fr por mês. Mesmo assim, é possível economizar bastante andando de bicicleta, já há uma grande quantidade de ciclovias em todas as cidades do país. 

Um estudante pode gastar algo em torno de 25 Fr em um almoço básico. Um lanche básico pode sair por pouco mais de 13 Fr. Já quem prefere economizar, a regra é fazer compras no supermercado! Ao cozinhar em casa, os valores podem ser bem mais em conta, ficando entre 75 Fr e 100 Fr por semana. 

Trabalho

Uma das economias mais desenvolvidas e estáveis do mundo, a Suíça é um país que atrai muitos talentos com mão-de-obra especializada e de alto nível. Algumas áreas da economia possuem grande demanda de trabalho, especialmente Tecnologia da Informação ou em organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas, que tem como uma de suas sedes a cidade de Genebra. 

Mesmo assim, os estudantes estrangeiros que têm a intenção de fazer um intercâmbio na Suíça devem ficar atentos às condições para trabalhar por lá. O trabalho só é permitido após seis meses do início dos estudos no país. Nesse caso, o empregador deve notificar às autoridades para que elas possam emitir um visto de trabalho no país

Principais Cidades nesse país

Perguntas frequentes

Qual idioma posso estudar na Suiça? +

Com a Optima, você pode aprimorar seu alemão na Suiça e poder ter acesso a belas paísagens e uma ótima qualidade de vida!

É preciso visto para estudar na Suiça? +

Para seu intercâmbio na Suiça com duração menor que 90 dias, não é necessário a aplicação de um visto. Para cursos com maior duração, é necessário a emissão de um visto de estudante na Embaixa Suíça ainda no Brasil. O processo para obtenção deste visto pode durar de 2 a 4 meses. Mas não se preocupe, oferecemos a Optima lhe guiará durante todo este processo!

A Suiça exige seguro saúde para estudar no pais? +

Sim. Como signatário do acordo de Schengen, a Suiça exige a contratação de um seguro saúde com cobertura de no mínimo £ 30.000 durante toda sua estadia no país.

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo