Intercâmbio em Leeds

Informações gerais

População
474.632 habitantes
Idioma
Inglês
Extensão territorial
551,7 km²
Moeda
Libra Esterlina (GBP - £)
Fuso Horário
UTC+0
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Com uma história milenar, Leeds é uma cidade que mescla construções históricas com edifícios modernos e tecnológicos. Nos últimos anos, a cidade se tornou a quarta maior da Inglaterra em número de estudantes universitários. Além disso, é reconhecida especialmente pela sua importância como centro político, cultural e econômico. Tudo isso faz de Leeds um excelente destino para seu intercâmbio na Inglaterra!

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Temperado oceânico

Salário mínimo

Salário mínimo

Entre £3,90 e £8,21

Código telefônico

Código telefônico

+44

Tomada

Tomada

230v

Características do país

  • Cultura

  • Culinária

  • Vida noturna

  • Transporte Público

  • Diferencial

  • Custo de Vida

  • Trabalho

Cultura

Leeds é uma cidade com muita energia e vibrante! A terceira maior cidade da Inglaterra é, também, um dos principais centros culturais do Reino Unido. Leeds mistura o clássico com o contemporâneo como nenhuma outra cidade. 

Entre os séculos XVI e XVII, Leeds foi uma grande cidade industrial para a produção de lã. Hoje em dia, a cidade se transformou em um local moderno e cheio de atrações!

São muitos parques com festivais gratuitos e ruas animadas que margeiam o rio que corta a cidade. Leeds é, muitas vezes, considerado um paraíso consumista! A cidade conta com inúmeros shoppings, lojas de departamento e boutiques. Muitas dessas lojas estão em belíssimas construções da era vitoriana e eduardiana. 

Falando em arquitetura, as edificações perto da City Square e Millennium Square são incríveis e ótimos exemplos da arquitetura local. A Kirkstall Abbey é um mosteiro em ruínas datado do século XII e se tornou um museu. O Henry Moore Institute apresenta trabalhos de arte incríveis de escultores do século XX. Enquanto isso, obras de artes de grandes nomes da arte britânica são expostas na Leeds Art Gallery. O Royal Armouries Museum é um dos museus mais visitados da cidade e conta com uma grande coleção de armas e armaduras inglesas.

Além disso, quem vai fazer um intercâmbio em Leeds poderá visitar mais de 200 parques e espaços abertos. O Roundhay Park é um exemplo e possui mais de 300 hectares, transformando-se em atração obrigatória para quem gosta de ter contato com a natureza!

Culinária

A gastronomia inglesa é formada por pratos cujos ingredientes principais são algum tipo de carne ou peixe, batatas e vegetais. Portanto, ao longo do intercâmbio em Leeds, os estudantes irão encontrar pratos como o famoso fish & chips, que são peixes empanados com batata frita, o cornish pastry, que é um pastel de carne com batatas, e o roast beef.

No mês de maio acontece na cidade o Leeds Indie Food. Um festival gastronômico bastante interessante, no qual é possível degustar os pratos mais tradicionais da culinária local.

Vida noturna

Durante as noites, as ruas de Leeds costumam ficar bem cheias e animada. Até mesmo nas épocas mais frias do ano. Com muitos restaurantes, bares e pubs, a cidade tem muitos estudantes e, consequentemente, muitas opções de lazer para entretê-los. Desse modo, os alunos que fazem intercâmbio em Leeds tem diversos lugares para conhecer, podendo escolher entre shoppings e cinemas, até baladas e teatros.

Transporte Público

O meio de transporte mais comum da cidade é o ônibus, cuja rede é feita pela empresa First. Os intercambistas em Leeds podem escolher entre um bilhete diário, o FirstDay, ou o bilhete semanal, FirstWee; sendo ambos ilimitados.

Em certas regiões, como no centro da cidade, é possível se locomover facilmente caminhando. Excelente opção já que a cidade possui áreas arborizadas, além de ser tranquila e segura.

Diferencial

Uma das principais razões para se fazer um intercâmbio em Leeds é o baixo custo de vida na cidade. Muitas vezes ela consegue ser até 60% mais barata do que outros destinos populares na Inglaterra, como Londres.

A cidade oferece ainda uma excelente qualidade de vida. Leeds tem um dia-a-dia intenso, que a faz ser uma das principais cidades do interior britânico. Além disso, são várias atrações turísticas e culturais. Ademais, há uma excelente infraestrutura municipal, com bons serviços de transporte e muita segurança. 

Além disso, Leeds é uma grande cidade universitária. São cinco grandes universidades sediadas na cidade. Isso a transforma em um grande polo multicultural e uma cidade muito jovem! Também por causa disso, a cidade possui ótima infraestrutura destinadas a esses alunos e aos moradores locais, facilitando ainda mais a integração do estudante na cultura local.

Leeds se localiza no Norte da Inglaterra, quase na metade do caminho entre Londres e a Escócia. Essa localização estratégica faz com que seja muito fácil explorar o Reino Unido. Conta com um aeroporto com voos para várias localidades da Europa e, com as rotas diretas de trem, é possível viajar para londres em pouco mais de duas horas!

Custo de Vida

Mais uma boa notícia para quem considera fazer seu intercâmbio em Leeds! O custo de vida na cidade é muito acessível e bem mais barato do que outros centros culturais do Reino Unido! 

Por lá, estudantes podem locar um quarto em uma residência compartilhada por estudantes pagando cerca de 90£ por semana. É claro que esse valor pode ser um pouco superior de acordo com a localização e os serviços disponíveis. 

A cidade de Leeds mais uma vez chama a atenção quando falamos a respeito de alimentação. Estima-se que um estudante gaste cerca de 20£ ou 30£ por semana ao fazer compras em supermercado e cozinhar em casa. Quem prefere comer fora de casa, uma refeição de custo médio pode sair por 12£. Já um lanchinho para comer no caminho do curso, pode custar a partir de 2,50£.

Um bilhete de transporte público pode custar a partir de 1,30£. Enquanto isso, um bilhete diário que dá direito a viagens ilimitadas na rede de transporte local vai custar a partir de 4,60£ e o mensal custa a partir de 61£. Esses valores podem aumentar em torno de 10 pence (centavos) de acordo com o método de compra. Dica: pelo aplicativo de celular a compra é mais barata! 

Trabalho

O Reino Unido tem regras bem restritas a respeito de estudos e trabalhos. Por isso, quem tem a intenção de fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na cidade de Leeds pode enfrentar algumas dificuldades, visto que o Reino Unido não fornece um visto de estudante com direito a estudos para quem vai fazer um curso de idiomas.

Quem deseja apenas fazer um curso de inglês e aperfeiçoar o idioma enquanto trabalha para complementar a renda, pode considerar outros países para fazer um intercâmbio, como a Irlanda, Malta, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália. Esses países oferecem grande facilidade para que estrangeiros trabalhem e se estabeleçam no país. 

Perguntas frequentes

Como é o clima em Leeds? +

O clima em Leeds é de verões com temperaturas agradáveis e céu parcialmente encoberto. Durante o inverno venta bastante, o frio é intenso e tem céu bem encoberto. Ao longo do ano as temperaturas variam entre 2 ºC e 20 ºC.

Qual é a diferença de horário entre Leeds e o Brasil? +

Leeds fica a 3 horas à frente do horário de Brasília. Assim, enquanto aqui no Brasil é meio-dia, em Leeds serão 15 horas.

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo