Intercâmbio em Montreal

Informações gerais

População
1,78 milhão
Idioma
Francês e Inglês
Extensão territorial
431,5 km²
Moeda
Dólar canadense (CAD - C$)
Fuso Horário
UTC -5 ou UTC -4 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e a mais badalada e cosmopolita da província de Quebec, sendo conhecida mundialmente pela animação, diversidade e agitação. Diferentemente da cidade de Quebec, que é a capital política, Montreal se destaca pela sua incrível variedade cultural e econômica.

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Continental úmido

Salário mínimo

Salário mínimo

CAD$ 12,50/hora

Código telefônico

Código telefônico

+1

Tomada

Tomada

120 V

Características do país

Cultura

Quando os colonos franceses chegaram à região que hoje forma Montreal, a cidade tinha um caráter puramente comercial, em especial pela sua localização junto ao Rio São Lourenço.

Ao longo do tempo, novos povos foram se instalando na cidade e compondo o exuberante mosaico de culturas e tradições da cidade. Quem faz um intercâmbio em Montreal terá contato com mais de 120 comunidades étnicas que se espalham pela cidade, bem como os estudantes que chegam de todas as partes. Montreal também é considerado um dos maiores polos estudantis da América do Norte.

A segunda maior cidade do Canadá vibra com essa diversidade cultural até mesmo em seus rigorosos inversos. A cidade oferece durante todo o ano uma variedade de eventos, festivais e exposições que encantam os moradores e visitantes. Do mundialmente conhecido Montreal World Film Festival às feirinhas de artesanato locais, a cidade de Montreal se apresenta de maneira muito efervescente! E a cidade vai mais além: ela é o palco de inúmeras companhias de teatro e é considerada um dos maiores centros de moda do mundo.

Com belas ruas, grande parques e uma curiosa rede subterrânea de lojas, a charmosa e encantadora Montreal impressiona por sua mistura de Europa com Estados Unidos. Essa grande metrópole convida visitantes e moradores a conhecer a cidade a pé. A Vieux Montreal é a região histórica e um dos locais mais visitados da cidade, com uma lindíssima arquitetura neogótica. Quem passa por ali, deve fazer uma parada na imponente Basílica de Notre-Dame, que impressiona seus visitantes com suas obras de arte e iluminação especial. A velha Montreal também abria o Centro de Ciências de Montreal, Mercado Bonsecours, Museu Chateau Ramezay e o Porto Antigo.

O International Quartier é a região modelo de inovação em arquitetura e design na cidade, além de servir como palco para atividades culturais. O Quartier des Spectacles é onde o entretenimento da cidade acontece; suas inúmeras atrações e espetáculos em cartaz o faz ser comparado à Broadway.

Essas características fazem da cidade de Montreal um verdadeiro centro cosmopolita e que abraça o futuro!

Culinaria

Montreal é uma saborosa cidade com culinária do mundo todo. Além de ser um dos grandes polos canadenses de indústria alimentícia, a cidade é considerada a capital gastronômica do Canadá.

O poutine é, sem dúvidas, um dos pratos mais tradicionais do Canadá. A receita clássica é feita de batata frita com coalhada de queijo cheddar, cobertos com molho de carne. Além disso, o Maple Syrup é uma calda natural facilmente encontrada por todo o país. Acompanha muito bem panquecas, crepes, waffles e sorvetes, por exemplo.

Popular como os sanduíches de mortadela em São Paulo, a Smoked Meat já é uma iguaria nacional. Esse lanche é uma carne defumada, marinada com ervas, especiarias e suas finas fatias são servidas em um pão caseiro.

Se você é um amante de queijos, não pode deixar de experimentar o Oka Cheese, um queijo macio, levemente curado, com sabor frutado e de nozes. Ele acompanha muito bem um vinho local feito a partir das uvas que congelam ainda na videira.

Além dos restaurantes renomados, um dos melhores lugares para provar as comidas tradicionais de Montreal é o mercado Jean Talon. É ótimo para quem procura ingredientes frescos, frutos do mar, carne, vinhos quitutes locais.

Vida Noturna

A noite de Montreal é uma diversão à parte! São inúmeros eventos ao longo do ano, apresentações musicais, teatro e balé, além de bares e baladas.

Pela Rue Saint-Paul é possível conhecer ir à um barzinho ou comer em um dos excelentes restaurantes enquanto aprecia a paisagem do Centro Histórico. A Rue Crescente é ótimo para quem procura uma vida noturna mais animada, com bons bares, baladas e pubs. Conhecida por “The Main”, uma das principais avenidas de Montreal, a Boulevard Saint-Laurent tem um movimento muito grande no verão e vale a pena curtir a noite por lá.

Quem escolhe Montreal para fazer um intercâmbio não pode deixar de assistir a um espetáculo do Cirque Du Solei. A companhia tem a cidade como sede e se apresenta constantemente por lá. Cada atração tem uma história diferente para contar e é um espetáculo maravilhoso!

Transporte Público

Os recém chegados a Montreal não precisam se preocupar muito com a rede de transporte público de Montreal. Ela é bem eficiente e moderna, além de ligar os principais pontos turísticos e ser o meio de transporte mais prático da cidade. O metrô possui quatro linhas que cortam a toda a cidade.

O Metrô de Montreal é a forma mais rápida de andar pela cidade. São quatro linhas que cortam toda a cidade e que se integram ao sistema de ônibus.

O sistema de ônibus é dividido em diferentes serviços. Os ônibus da categoria “local and 10 minute max service”, como o nome já diz, passam no máximo a cada dez minutos. Há, ainda, aqueles que circulam apenas de madrugada. Os expressos são mais rápidos e fazem menos paradas. E, por último, o Shuttle Service são os ônibus que ligam pontos específicos.

O OPUS Card é a maneira mais fácil de pagar as tarifas de transporte em Montreal e podem ser encontrados em estações de metrô e pontos de venda. Eles podem ser recarregados online, nos pontos de venda por toda a cidade e, também, nas estações de metrô por meio das máquinas de venda e das bilheterias.

Diferencial

Um dos maiores diferenciais de fazer um intercâmbio no Canadá é a possibilidade de se aprender duas línguas. Em Montreal isso fica ainda mais fácil, pois boa parte da população fala fluentemente o francês e o inglês.

Por ser um destino muito procurado, quem faz intercâmbio no Canadá poderá moldá-lo de acordo com suas necessidades, já que há inúmeras opções de cursos de francês.

Além disso, quem faz um intercâmbio na cidade de Montreal terá contato com uma comunidade cosmopolita e uma cena cultural brilhante. Essa combinação transforma um intercâmbio em Montreal em uma experiência única e enriquecedora!

Montreal é uma cidade muito segura e com uma excelente qualidade de vida. Por lá, é muito tranquilo andar nas ruas à noite e usar os serviços públicos é uma tarefa bem simples. Os transportes públicos são pontuais e de qualidade muito boa. Além do mais, é considerada uma das melhores cidades para se viver na América do Norte.

Por último, o custo de vida de Montreal é um dos menores quando comparamos os grandes centros urbanos canadenses. É possível viver muito bem e gastar relativamente pouco!

Custo de Vida

Montreal tem um custo de vida bem menor do que outras cidades do Canadá. Ou seja, é possível viver confortavelmente e gastar relativamente pouco!

Quem tem a intenção fazer um intercâmbio em Montreal por um tempo maior, pode escolher alugar um imóvel. Os valores variam a partir deCAD$800 a CAD$1.100 por um apartamento de um quarto no centro, sem as contas mensais.

Já quando falamos de alimentação, os valores para quem deseja comer fora podem ficar um pouco mais altos. Gasta-se, em média, CAD$ 15 por refeição em Montreal. Quem quer economizar, a regra é cozinhar em casa! Uma compra do mês, com itens básicos para uma pessoa, pode sair a partir de CAD$200 ou CAD$ 300. Para economizar ainda, é bom ficar de olho nos dias de promoção dos supermercados da cidade!

Os gastos com transporte na cidade podem sair a partir de CAD$ 3,50 em tickets únicos. Os bilhetes mensais dão direito a viagens ilimitadas e custam CAD$ 86,50.

Para fazer aquelas comprinhas, os preços são bem parecidos com os praticados nos Estados Unidos quando fazemos as conversões de moeda. Com isso, comprar eletrônicos e roupas pode valer bastante a pena!

Trabalho

O mercado de trabalho em Montreal é bastante diversificado. A cidade é uma das que mais criou empregos nos últimos anos e há um crescimento econômico que se destaca no Canadá. Montreal é, ainda, um importante centro industrial, tecnológico, petrolífero e comercial.

Quem tem o intuito de fazer um intercâmbio para aprender a língua francesa, também terá a oportunidade de trabalhar no Canadá. Para isso, o estudante deve se matricular em um curso profissional com duração mínima de seis meses.

Dessa maneira, quem faz somente um curso de idiomas não tem a oportunidade de trabalhar no Canadá. Mesmo assim, o país é um dos que mais incentiva a migração de profissionais qualificados ou pouco qualificados em inúmeras áreas.

Perguntas frequentes

Qual é a diferença de horário entre Montreal e o Brasil? +

Montreal fica 2 horas atrás do horário de Brasília. Assim, se é meio-dia em Brasília, serão 10 horas da manhã em Montreal. Durante o horário de verão de Montreal, essa diferença passa a ser de 1 hora.

Qual é o clima de Montreal? +

O clima de Montreal é predominantemente frio, com excessão dos meses de maio a setembro, onde a média de temperatura se mantém entre 18 ºC e 26 ºC. O inverno pode atingir temperaturas próximas a - 23 ºC, principalmente entre os meses de dezembro e março. Entre os meses de Outubro e Abril, a cidade possui uma recorrência maior da presença de nevascas, então se seu intercâmbio for durante este período, é bom se agasalhar!

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo