Intercâmbio em Belfast

Informações gerais

População
340 mil habitantes
Idioma
Gaélico e Inglês
Extensão territorial
132,5 km²
Moeda
Libra Esterlina (GBP - £)
Fuso Horário
UTC ±0 UTC +1 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei
intercambio em belfast

Fazer um intercâmbio em Belfast, Irlanda do Norte, é a possibilidade de descobrir um outro lado da Ilha Esmeralda! A capital da Irlanda do Norte é um destino incrível e com uma história repleta de camadas, o que é algo que realmente fascina a todos os seus visitantes! Cercada de belas montanhas, Belfast é uma cidade pequena e com um clima mais interiorano para os padrões de capitais europeias. Entretanto, suas características únicas farão do seu intercâmbio uma experiência verdadeiramente especial!

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Temperado Oceânico

Salário mínimo

Salário mínimo

Entre £4,30/h e £8,91/h

Código telefônico

Código telefônico

+44

Tomada

Tomada

220v

Características do país

Cultura

Situada às margens do Rio Lagan, Belfast é a capital e a maior cidade da Irlanda do Norte. Muito de sua história e cultura está ligado à religião, à colonização da província histórica de Ulster e à partição da Irlanda. A verdade é que todo esse contexto vale um artigo só para isso!

A colonização britânica na província de Ulster a partir do século XVI fez com que a identidade dos povos irlandeses se transformasse profundamente. Muitos conflitos políticos, ideológicos e civis entre os católicos (que já estavam na Irlanda antes da colonização) e protestantes (britânicos) seguiram ao longo do tempo, culminando, por exemplo, na separação das duas Irlandas.

A Irlanda do Norte (Ulster) ainda fazia parte do Reino Unido, enquanto a República da Irlanda se transformou em um estado independente. No caso da Irlanda do Norte, havia conflitos violentos em que a maioria da população - protestante - segregava e oprimia a população católica (minoria).

Esses conflitos violentos levaram a escaladas de tensões que culminaram em episódios críticos entre 1960 e 1998, quando foi firmado um acordo de paz e os conflitos violentos cessaram.

Como um intercambista, você poderá conhecer profundamente as antigas raízes dos conflitos e entender melhor os valores tão fortes dos povos da Irlanda do Norte. Para isso, vale apenas visitar alguns pontos turísticos como o Peace Walls. Esse é um antigo muro que dividia os bairros católicos e protestantes.

Eles podem ser vistos de boa parte da cidade e há grafites com mensagens de paz, além de conteúdos que falam sobre a história mais recente e os momentos mais violentos do conflito. No bairro de Shankill Road você verá características típicas dos protestantes, com homenagens e muita lealdade ao Reino Unido. Já em Falls Road, onde a maioria é católica, há muitos murais, grafites e pinturas com tons mais políticos e separatistas.

No centro da cidade há o Cathedral Quarter, onde você pode fazer uma visita à Catedral Anglicana de St. Anne. Há poucos quarteirões você pode ver o imponente edifício do City Hall, a Câmara Municipal da cidade. Ele é tão icônico que foi copiado na África do Sul para servir como prefeitura da cidade de Durban.

Nas proximidades do City Hall há muitas lojas, bares e restaurantes, além de outros locais especiais. O St. George 's Market é um deles. Construído ao estilo vitoriano, ele se tornou um reflexo da influência britânica na cidade e claro, um dos melhores lugares para comprar comida!

Um intercâmbio em Belfast, Irlanda do Norte, não pode deixar de ter um passeio ao Titanic Experience. O famoso navio foi construído nesta cidade e o Museu Titanic Belfast é uma experiência incrível que mostra não apenas o legado do Titanic, mas também o legado marítimo que a cidade de Belfast tem na Irlanda.

Vale a pena também fazer uma visita ao Belfast Castle, é claro! Esse castelo com mais de 800 anos é um dos mais belos lugares para se visitar na cidade.

Culinária

Depois de um belo passeio pelas ruas de Belfast, nada melhor do que aproveitar sua gastronomia típica, não é mesmo? Na região de Victoria Square você encontrará muitos restaurantes típicos locais para você se deliciar com todos os sabores norte-irlandeses!

A Irlanda e a Irlanda do Norte compartilham muitas semelhanças com suas gastronomias locais. Então, muito do que você encontra em um país você também pode experimentar em outro.

Por exemplo, o café da manhã irlandês é bastante famoso e você também pode encontrá-lo em sua versão mais ao norte. Por lá ele é chamado de Ulster Fry, com ovos, bacon, salsichas, pão típico irlandês, batatas, cogumelos e tomates gratinados. É ótimo para começar o dia com bastante energia! E tudo isso pode estar como em um sanduíche no pão irlandês, mas aí o nome muda: é o famoso Belfast Bap!

O boxty é uma espécie de panqueca de batata que costuma acompanhar carnes ou, então, algum molho ou recheio. Os frutos do mar também são muito presentes na gastronomia local. As ostras, os mexilhões e vários tipos de peixe fazem parte de deliciosos pratos locais, como a sopa de mexilhão.

Vida Noturna

Muitos dizem que a vida noturna em Belfast, Irlanda do Norte, não é nada comparada à vida noturna de outras capitais europeias. Bom, de fato, por ser uma cidade menor, pode ser que exista mesmo essa diferença. Mesmo assim, que faz intercâmbio em Belfast conta que a vida noturna da cidade não deixa de ser menos animada e cheia de gente bonita!

Existem muitas opções para todos os tipos de públicos, mas, se tem uma coisa que você vai encontrar aos montes na cidade são pubs, é claro! As principais opções ficam no centro da cidade, na região do Cathedral Quarter.

Com muitos pubs animados, baladas vibrantes e restaurantes elegantes, o Cathedral Quarter é o lugar onde você pode provar de tudo um pouco: de pratos típicos aos mais inovadores, de drinks clássicos aos mais ousados!

Transporte Público

Se você pretende fazer seu intercâmbio em Belfast, Irlanda do Norte, você terá a oportunidade de fazer boa parte dos programas a pé. Isso porque o centro da cidade é onde estão reunidos as principais atrações e atividades do dia-a-dia de um intercambista. Além disso, a cidade é relativamente compacta, então, você não precisa se preocupar muito com transporte público.

Entretanto, caso seja necessário percorrer distâncias maiores, a cidade conta com linhas de ônibus que percorrem todos os bairros de Belfast e levam aos principais lugares da cidade.

Se você pretende viajar pela Irlanda do Norte ou, até mesmo, pela República da Irlanda, saiba que há serviços de trens intercidades que conectam Belfast a várias outras cidades da Ilha das Irlandas.

Diferenciais

Belfast é uma cidade moderna e repleta de história. Por isso, fazer seu intercâmbio em Belfast, na Irlanda do Norte, é a oportunidade perfeita para você ficar imerso em uma cultura incrível e cheia de tradições.

Por ser um destino não muito popular entre os brasileiros como são outras capitais europeias, Belfast pode ser o destino mais indicado para um intercambista que busca aprender o idioma com o auxílio da cultura local.

Além disso, Belfast é uma cidade relativamente compacta, mas que não deixa de ser menos cosmopolita e vibrante. Ao fazer seu intercâmbio em Belfast você vai descobrir uma população acolhedora, educada e que sempre está disposta a ajudar! Os norte-irlandeses são um povo muito caloroso e que adora fazer amizade com novas pessoas!

Outro diferencial que se destaca na Irlanda do Norte é a segurança que vemos nas ruas. A cidade não é mais uma zona de guerra como fora anteriormente e a população não quer viver em um ambiente conflituoso. Por isso, há muita segurança e tranquilidade nas ruas.

Um diferencial interessante para a cidade de Belfast está no seu custo de vida. Ele é relativamente mais baixo do que as capitais europeias, especialmente a cidade de Dublin. Por isso, quem busca um destino para estudar inglês e, ao mesmo tempo, gastar pouco, a cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, é o lugar ideal!

Custo de vida

Quando falamos sobre custo de vida em Belfast, sempre queremos compará-lo com os custos da cidade de Dublin. Então, já vou adiantar: morar em Belfast pode ser até €2 mil euros mais barato por ano do que em Dublin! Além disso, os valores de aluguel em Belfast podem ser até 60% mais baixos do que em Dublin!

Só com essas informações você já deve ter percebido que o custo de vida em Belfast é bastante baixo, principalmente se o compararmos com outras grandes cidades da Europa. Um estudante internacional pode precisar entre 450£ e 550£ mensais para cumprir todas as obrigações financeiras durante o intercâmbio, em média.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em Belfast é baseado nos setores de serviços, indústria educacional, comércio e turismo. A cidade conta com uma economia crescente e que se destaca no Reino Unido.

Apesar disso, se você busca a cidade de Belfast como um lugar para fazer um curso de inglês e trabalhar, esta pode não ser a melhor opção. O visto Tier 4 do Reino Unido não permite que um estudante internacional trabalhe apenas fazendo um curso de inglês.

Se você quer aprender um novo idioma na ilha das Irlandas e, ao mesmo tempo, trabalhar para reduzir os custos, vale a pena investir em um intercâmbio para a República da Irlanda. Cidades como Dublin, Cork e Limerick são excelentes opções para estudantes internacionais na Ilha Esmeralda!

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2021 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo