Intercâmbio na Inglaterra

Por que fazer intercâmbio na Inglaterra?

A Inglaterra é um dos países mais importantes da Europa. Ao longo da história se destacou na economia, na política e nas artes. Neste último ponto, são inúmeras as referências na música, no cinema e na literatura. É um país que oferece à sua população uma excelente qualidade de vida. Por esses e outros motivos, os estudantes que fazem intercâmbio na Inglaterra tem uma fantástica oportunidade de aprender um segundo idioma e ter uma experiência de vida num dos locais mais históricos da humanidade.

Homem com um guarda-chuva ilustrado com a bandeira do Reino Unido e com o Big Bang ao fundo

O intercambista que escolhe a Inglaterra terá a oportunidade de conhecer toda sua história. Poderá também viajar com facilidade pelos países que compõem o Reino Unido: Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Estas características colaboram para que o intercâmbio na Inglaterra seja um dos mais procurados para aprender inglês.

A cultura inglesa

A cultura da Inglaterra é muito conhecida e difundida ao redor do mundo. Seja pela música com referências a The Beatles, Rolling Stones, Oasis e Adele para um exemplo recente. Mas também o estilo de vida elegante dos ingleses, representado pela família real britânica.

A Inglaterra também possui destaque pela sua força nos esportes. Nos esportes olímpicos, ela conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas das Olimpíadas do Rio 2016. Mas em alguns esportes ela tem destaque ainda maior. É o caso do futebol com grandes times conhecidos mundialmente. O tênis, além de ter promovido grandes lendas da prática esportiva, é sede na Inglaterra, de um dos maiores torneios do mundo, no Clube Wimbledon.

Tenista Roger Federer em jogo pelo Torneio de Wimbledon

Apesar das diferenças culturais em relação ao Brasil, os estudantes de intercâmbio na Inglaterra não sentem dificuldades de adaptação. Isto por estarem familiarizados com a cultura e o estilo do país, através de filmes, séries e programas importados para cá.

Culinária local

Os ingredientes base para os principais pratos ingleses são carne e batatas. O Cornish Pasty é um exemplo típico. Uma espécie de pastel recheado com carne vermelha, cuja massa é feita de batatas, farinha e cebola. Outra comida típica do país é o fish and chips, que nada mais é do que um peixe empanado servido com batatas fritas. Esta é uma das escolhas mais populares entre estudantes de intercâmbio na Inglaterra.

Fish and Chips é um prato típico da culinária inglesa

Além de pratos típicos, os britânicos também tem hábitos alimentares diferentes dos brasileiros. No café da manhã, ou english break fast, é costume servir ovos mexidos, linguiça e bacon. Estes ingredientes são a base da refeição, mas também são acompanhados de pães e cafés.

Clima

A Inglaterra possui as quatro estações do ano muito bem definidas. Os invernos são secos e frios, enquanto os verões são chuvosos. O outono e a primavera possuem temperaturas bastante amenas. No entanto, a costa oeste do país possui chuvas constantes durante todo o ano e não apenas no verão.

Os estudantes de intercâmbio na Inglaterra devem estar preparados para invernos rigorosos. Estes possuem dias em que as temperaturas ficam negativas, apesar da média variar entre 5°C e 10°C. Em contrapartida, o verão é bastante agradável, com máximas que raramente ultrapassam os 25°C.

Vida noturna na Inglaterra

A vida noturna nas cidades inglesas é bastante variada, com opões de restaurantes, baladas e os tradicionais pubs ingleses. Estes são populares no mundo todo e reconhecidos como maiores símbolos da vida noturna no país. Neste aspecto, os estudantes de intercâmbio na Inglaterra tem a chance de conhecer um dos locais mais animados da Europa.

Festa noturna em tradicional pub inglês

Para quem curte programas culturais como teatro, musicais e outros espetáculos artísticos, Londres oferece uma enorme variedade na West End Street. Esta rua é onde se localizam as principais casas de apresentações. A região se equivale à famosa Broadway em Nova Iorque. Lá estão sempre em cartaz clássicos como o Rei Leão e O Fantasma da Ópera, além de receber os lançamentos de maior sucesso no mundo.

Transporte público

Os transportes públicos da Inglaterra podem ser descritos como seguros, pontuais, confortáveis e eficientes. Para os estudantes de intercâmbio na Inglaterra, nas grandes cidades é possível se beneficiar da ampla rede de metrô. Somente em Londres existem mais de 270 estações em funcionamento. Isto torna a cidade como uma das que possui a maior rede metroviária do mundo.

Tradicional ônibus de dois andares pelas ruas de Londres

Além do metrô, os ônibus também são uma alternativa para as cidades grandes como para as menores. Estudantes intercambistas são beneficiados por tarifas acessíveis ao longo dos programas e cursos. Para quem deseja fazer viagens mais longas, os trens se destacam entre as opções. A Inglaterra possui uma extensa rede ferroviária tornando esse meio de transporte muito utilizado.

Estudo e trabalho na Inglaterra

Existem diversas modalidades de intercâmbio na Inglaterra para quem pretende aprender inglês no país. Em relação às possibilidades de trabalho há muitas restrições impostas pela legislação. Entre elas é necessário que o estudante tenha um nível avançado de inglês e esteja matriculado em cursos que sejam aprovados pelo governo inglês.

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio na Inglaterra?

A Inglaterra possui uma quantidade enorme de cidades interessantes e atraentes para estudantes. A escolha do local para onde deseja viver a experiência do intercâmbio é muito importante. Devem ser levados em consideração o perfil de cada pessoa e as pretensões pessoais e profissionais.

London Eye é um tradicional ponto turístico em Londres

Londres, capital do país, é um grande centro cultural, financeiro e comercial. A cidade possui inúmeros pontos turísticos, museus e uma história tão rica como poucos locais no mundo. Londres é a cidade ideal para pessoas que amam a vida frenética das grandes cidades.

Manchester é uma cidade cosmopolita e que atrai jovens e adultos que curtem um estilo de vida descolado e “cool”. Dois grandes times de futebol, de fama mundial, se encontram na cidade. O Manchester United e o Manchester City são duas potências do futebol. Isso torna a cidade uma opção fantástica para quem gosta do esporte. Será uma grande experiência poder assistir o derby local ou jogos dos campeonatos europeus.

Para estudantes que preferem cidades litorâneas, Brighton e Worthing são ótimas alternativas. Com uma rotina repleta de atrações à beira mar, as cidades possuem atmosfera tranquila e intimista.

As cidades de Cambridge e Oxford se destacam como importantes centros intelectuais da Inglaterra. Ficam próximas à capital Londres, com cerca de 1 hora de trem. Nelas estão instaladas grandes universidades que se destacam entre as melhores do mundo. Portanto, para jovens e adultos que desejam desenvolvimento e progressos acadêmicos, são ótimas escolhas.

Outra opção, para intercambistas que querem um local com características interioranas, Harrogate é uma cidade muito procurada para intercâmbio na Inglaterra.

Conheça os programas de intercâmbio na Inglaterra da Optima

A Towe Bridge é um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade de Londres

A Optima Intercâmbio está presente em várias cidades inglesas, oferecendo a melhor consultoria aos estudantes brasileiros. Com programas e modalidades de intercâmbio para atender diferentes estilos, a Optima trabalha em parcerias com as mais renomadas instituições de ensino para intercâmbio na Inglaterra.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

62 milhões de habitantes

Moeda Libras (GBP)
Línguas oficiais Inglês
Culinária Ensopados e assados com batatas e vegetais cozidos. Chás e tortas também são amplamente consumidos.
Clima Temperado marítimo com tempo inconstante, chuvas frequentes e distribuídas ao longo do ano. Verão fresco e úmido.
Fuso Horário UTC+0
Território 130,395 km2
Orçamento Fácil Londres
Bristol
Brighton
Cambridge
Oxford
Worthing
Manchester
Harrogate

PROMOÇÃO DO MÊS

Promoção de Intercâmbio na Inglaterra

Este programa inclui: Curso Inglês na Cidade com 12 semanas de duração *Hospedagem em Homestay por 4 semanas (Quarto Individual com meia pensão). *Transfer de Chegada – Aeroporto Gatwick/Acomodação. *Seguro médico EC Taxa de registro VISA – Válido para matrículas efetuadas até o dia 30/12/2017 – Vagas Limitadas.

  • País:Inglaterra
  • Cidade:Oxford
  • Escola:EC English Language Center
  • Curso:Inglês na Cidade (30)
  • Duração:12 semanas
  • Acomodação:Homestay / 4 semanas
  • Quarto: Individual / Meia Pensão
  • GBP 4.480,00 = R$ 20.416,84
  • em até 12x
  • *Valores em Reais convertidos de acordo como câmbio de hoje. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09