Intercâmbio em Melbourne

Informações gerais

População
4,94 milhões
Idioma
Inglês
Extensão territorial
9.990 km²
Moeda
Dólar australiano (AUD)
Fuso Horário
UTC +10 ou UTC +11 (DST)
Data da viagem
  • Nos próximos 3 meses
  • Em 3 meses à 6 meses
  • Em 6 meses à 1 anos
  • Em mais de 1 ano
  • Não defini a data
Duração do intercâmbio
  • 1 mês
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • Outro / Ainda não sei

Capital do estado de Victoria, na Austrália, Melbourne é uma cidade cheia de charme e encantadoramente urbana. A cidade é também a segunda mais populosa do país, chegando a receber milhares de intercambistas todos os anos.

Conheça a cidade Conheça a cidade
Clima predominante

Clima predominante

Temperado Oceânico

Salário mínimo

Salário mínimo

AU$ 19,49/hora

Código telefônico

Código telefônico

+61

Tomada

Tomada

230/240 V

Características do país

Cultura

Melbourne é uma cidade cheia de charme e encantadoramente urbana. A cidade é, também, a segunda mais populosa do país, chegando a receber milhares de intercambistas todos os anos.

Fundada em 1835, o nome da cidade se refere-se a “aglomeramento urbano”, especialmente devido ao grande número de prédios e habitantes da cidade. Desde o século 19 a cidade é considerada uma das mais ricas do mundo. Como resultado, está sempre investindo bastante na educação, saúde, entretenimento, esportes e, claro, no turismo! Por isso, Melbourne foi eleita várias vezes consecutivas como a melhor cidade no mundo para se viver!

Melbourne tem um enorme número de atrações. De museus a passeios de balão sobre o Rio Yarra, quem vive ou visita a cidade não vai ficar entediado nem por um segundo! Um divertido passeio para se fazer com os amigos é no Puffing Billy Railway, onde você experiencia uma aventura de trem na Dandenong Ranges, uma floresta cercada por belíssimas montanhas. Do alto do Eureka Skydeck é possível ver a cidade se encontrar com o oceano!

Outro ponto bacana a ser visitado é a Great Ocean Road. Com 243 km de extensão ao longo da costa sudeste, a estrada nos proporciona uma vista simplesmente maravilhosa do mar. Dela é possível ver muitas pessoas surfando e outras praticando paraquedismo.

Para os fãs de tênis, o Melbourne Park é o melhor lugar! O parque pois possui mais de 4 quadras profissionais para as pessoas interessadas em competir nos torneios anuais realizados na Austrália. Por fim, não deixe de dar uma passada nos dois jardins botânicos da cidade. O Royal Botanic Gardens, Melbourne e o Royal Botanic Gardens, Cranbourne.

Culinaria

Melbourne é considerada a capital gastronômica da Austrália! A cidade passou por uma revolução culinária nas últimas três décadas e se transformou em um grande polo alimentício australiano.

São comidas de todos os cantos do mundo que levam às ruas da cidade o aroma dos temperos e especiarias. Mais de 40% dos moradores de Melbourne são considerados imigrantes e a cena gastronômica local é amplamente influenciada por isso. Chineses, gregos e italianos, principalmente, se reúnem nos sabores da comida melbourniana!

Melbourne oferece todos os pratos típicos australianos, como as pavlovas, os barbies e os hambúrgueres com beterraba. Mas o destaque fica mesmo para os inúmeros restaurantes e pratos diferentes com os produtos locais. A torta de carne é servida em quase todos os restaurantes e das mais diversas maneiras. Pratos à base de frutos do mar ou vegetais também fazem parte do cardápio da cidade.

Não tão conhecidos como os europeus, mas igualmente deliciosos e de qualidade, os vinhos produzidos na região de Melbourne são surpreendentes! Os restaurantes na cidade toda oferecem os rótulos locais e as vinícolas promovem tours para apresentar como esses vinhos são feitos!

Vida Noturna

As noites em Melbourne são para lá de agitadas. Se você é fã de nightclubs? Então conheça os badalados Chaise Lounge e Sorry Grandma. Além de terem ótimas decorações, recebem grandes eventos e Djs renomados semanalmente.

Contudo, para tomar aquela breja no final de semana ou mesmo depois de um longo dia de trabalho, o The Last Jar é o lugar certo! Tradicional pub Irlandês, o local oferece um ambiente amigável e aconchegante. Sempre com ótimas cervejas, e refeições que são de dar água na boca. Entretanto, para aqueles que preferem uma caminhada, as ruas da cidade são excelentes, e suas luzes noturnas nos fazem querer nunca estar em casa. O intercâmbio em Melbourne vai mudar sua vida para melhor, fazendo você viver o inesquecível. Então faça dessa oportunidade uma experiência para a vida toda.

Transporte Público

O transporte público em Melbourne é sem igual. A cidade possui mais de 323 rotas de ônibus e 16 linhas metroviárias. Ainda conta com linhas de ônibus estaduais e a maior via expressa do país. A rede de bondes elétricos (trams) roda todo o centro da cidade e funciona gratuitamente. O lugar conta também com 2 enormes aeroportos. E para quem quer fugir do tráfego, há um serviço de aluguel de bicicletas disponível por toda a cidade.

Diferencial

Melbourne não é a queridinha dos intercambistas à toa! A cidade foi eleita como um dos melhores destinos do mundo em 2019. Ela é considerada uma cidade criativa, com ótimas comidas, povo acolhedor e um multiculturalismo impressionante.

Quem escolhe Melbourne como destino de seu intercâmbio terá um ensino de muita qualidade. Há excelentes escolas de idiomas, além de contar com duas universidades entre as melhores do mundo!

A cidade de Melbourne é muito charmosa. Com uma bela vista para a Baía de Port Phillip, a cidade fascina com a sua arquitetura vitoriana e convida para um passeio ao ar livre. Além disso, ela é conhecida como um museu a céu aberto! São inúmeros eventos e atrações culturais que enchem a cidade de vida!

Não menos importante, a segurança e a qualidade de vida da cidade é um dos pontos mais observados por quem escolhe a cidade. A grande infraestrutura que a cidade dispõe, como o transporte público eficiente e a preocupação com o meio ambiente, fazem da cidade o lugar perfeito para quem quer estudar ou trabalhar no exterior!

Custo de Vida

Um dos primeiros passos para escolher um bom destino de intercâmbio é verificar os custos de vida da cidade. Especialmente na Austrália, os custos costumam variar bastante entre as cidades. Apesar disso, o governo australiano exige logo de cara que o intercambista disponha de AU$ 1.691 por mês. Esse valor é entendido como a quantia mínima necessária para cobrir os gastos de cada estudante.

Entretanto, o custo de vida na cidade de Melbourne pode ser um pouco mais elevado do que esse valor solicitado. Estima-se que o estudante gaste, aproximadamente, AU$ 1.760 por mês.

Uma pesquisa da Universidade de Melbourne calculou que, semanalmente, o estudante pode gastar entre AU$ 80 e AU$ 150 em compras de supermercado. Caso escolha comer fora, o intercambista poderá gastar, em média, AU$ 17 em uma única refeição.

A maioria dos estudantes terá direito a desconto nos transportes públicos da cidade de Melbourne. Entretanto, as tarifas cheias do transporte público local podem variar entre AU$ 3,60 a AU$ 5,30 por bilhete individual. Quem escolher comprar o bilhete semanal, poderá desembolsar entre AU$ 30 e AU$ 44.

Trabalho

No geral, o mercado de trabalho na Austrália está em grande crescimento e oferece grandes oportunidades para quem procura trabalhar no exterior.

A cidade de Melbourne tem uma economia bem diversificada. Mas o destaque fica mesmo para o mercado financeiro, manufatura, pesquisa, Tecnologia da Informação e hotelaria/turismo. A cidade é um grande centro industrial para o país e é a sede local de diversas multinacionais automotivas e de aviação.

Entretanto, quem chega na Austrália com um nível de inglês intermediário ou básico, acaba trabalhando em funções que não exigem tanta comunicação. Mas, conforme o nível de inglês vai evoluindo, há outras oportunidades na área de atendimento em recepções, eventos, bares e restaurantes.

Quem já possui um curso superior e apenas quer aperfeiçoar o inglês, a Austrália facilita ainda mais a procura por emprego. Anualmente o governo divulga uma lista de vagas que necessitam de mão-de-obra no país e fornecem incentivos para que imigrantes busquem empregos no país.

Perguntas frequentes

Como é o clima de Melbourne? +

O clima durante o verão em Melbourne é morno, com temperaturas médias entre 15 ºC e 26 ºC. No inverno, o clima fica fresco e agradável, mantendo temperaturas médias abaixo de 15 ºC. Se você quer aproveitar o clima mais quente durante seu intercâmbio, opte por viajar entre janeiro e março. Já durante o restante do ano,a temperatura se mantém mais amenas

Qual é a diferença de horário entre Melbourne e o Brasil? +

Melbourne é uma cidade que fica 13 horas a frente do horário de Brasília. Assim, se aqui é meio-dia, em Melbourne será 1h da manhã. Durante o horário de verão em Melbourne, essa diferença aumenta para 14 horas.

Vamos começar a planejar seu intercâmbio?

Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo