Onde fica Cork? Saiba tudo sobre a segunda maior cidade da Irlanda!

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Procurar um destino de intercâmbio nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando nos preocupamos com a localização da cidade. Por isso, se você quer fazer um intercâmbio na Irlanda e procura uma cidade bem localizada, Cork pode ser uma boa opção! Neste post nós vamos falar um pouquinho sobre essa cidade, além de te mostrar onde fica Cork!

Onde fica Cork: um pouco sobre a cidade

Cork é uma charmosa cidade no sul da Irlanda e que tem muita história para contar. Historiadores apontam que a região onde a cidade hoje se localiza foi fundada como um assentamento monástico.

Entre os anos de 915 e 922 a.C. o então refúgio religioso foi invadido e colonizado por vikings, que expandiram a cidade e a transformaram em uma grande cidade murada. Resquícios arqueológicos apontam que a cidade já foi totalmente murada, como um grande forte de guerra. Os restos medievais de Cork podem ser facilmente encontrados nas principais ruas da cidade.

Hoje em dia, Cork é a segunda maior cidade da Irlanda. São quase 125 mil habitantes que levam um estilo de vida bastante movimentado, principalmente por causa do número de estudantes que vivem por lá. Isso mesmo, Cork é uma ótima cidade para quem procura estudar na Irlanda! Há diversas universidades e instituições que oferecem grande qualidade de educação para os estudantes.

O The English Market é uma das paradas obrigatórias de um intercâmbio em Cork. Foto via Flickr @ infomatique

Onde fica Cork: aspectos econômicos

Atrás apenas da capital Dublin, a cidade de Cork se demonstra como uma das mais proeminentes na Irlanda quando falamos de economia. A região onde a cidade se encontra é reconhecida por sua localização privilegiada para empreendedorismo, negócios, indústria e turismo.

Inclusive, Cork City já foi classificada como a cidade número um em termos de negócios entre as cidades pequenas da Europa - em termos populacionais, quando comparada a outras cidades europeias, Cork pode ser considerada uma cidade pequena.

São mais de 150 empresas multinacionais operando na cidade e que empregam mais de 35 mil pessoas. Marcas líderes como Apple, Johnson Controls, IBM e Pfizer possuem sedes na cidade e ajudam a transformar Cork em um grande centro econômico irlandês.

No meio de toda a beleza da cidade de Cork está o maior porto natural do mundo depois de Sydney. O porto de Cork é um dos mais importantes portos marítimos da Irlanda, movimentando a economia da cidade e fazendo com que ela cresça cada vez mais.

Onde fica Cork: aspectos geográficos

onde fica cork no mapa

A cidade de Cork está posicionada às margens do Rio Lee. O centro da cidade, inclusive, é uma ilha que fica posicionada entre os dois canais do Rio Lee que se encontram, novamente, para desaguar no Oceano Atlântico por meio do Lago Mahon e da Baía de Cork.

Geograficamente falando, a cidade de Cork fica no sudoeste da Irlanda. Assim, ela se limita pelo Lago Mahon a leste e com outras cidades e áreas agrícolas em outras direções. Tecnicamente, a cidade não está, de fato, a beira-mar, uma vez que essa conexão é feita por meio do Lago Mahon e o Rio Lee.

Diferente de outras regiões da Irlanda, a região onde fica Cork apresenta baixas altitudes e um relevo pouco montanhoso. Especialmente por causa de sua proximidade junto ao Rio Lee, a cidade de Cork está em uma região considerada bastante pantanosa.

E o nome da cidade tem origem justamente nessa característica pantanosa do terreno. Na língua irlandesa antiga a palavra “corcach” significa pântano. E é dessa palavra que o nome da cidade tem origem! Curioso, não é?

A região onde fica Cork também influencia em seu clima. Você sabia que a cidade é considerada como uma das mais ensolaradas da Irlanda? Há uma média de apenas 67 dias onde o sol não aparece. Boa parte desses dias estão no inverno. Apesar disso, pode chover na cidade quase todos os dias, visto que a chuva - nem sempre forte - aparece, em média, por 204 dias por ano.

cork fica às margens do rio liffey
Cork fica às margens do Rio Liffey

O clima da cidade é bastante influenciado pelo oceano, assim como boa parte do resto da Irlanda. Há chuvas abundantes e as temperaturas mais amenas do que em outras regiões do país. Os invernos têm temperaturas que dificilmente ficam negativas e, durante os verões, os termômetros raramente passam de 30ºC.

Sua localização na região sudoeste da Irlanda facilita ainda mais para quem deseja viajar pela Europa e Reino Unido: uma viagem de avião para alguma capital europeia pode durar menos do que duas horas!

Onde fica Cork: estilo de vida da cidade

Apesar de ser a segunda maior cidade da Irlanda, Cork tem clima de uma pequena cidade universitária. Seu estilo de vida é praticamente em função das universidades e das grandes empresas. Ainda mais quando falamos em vida noturna: a cidade tem vários bares, pubs e baladas para você se divertir e se jogar na noite! Assim, podemos dizer que Cork é uma cidade muito cosmopolita e que recebe muito bem seus visitantes!

Além disso, o seu cenário natural e histórico é muito rico. Você poderá encontrar uma paisagem rica em colinas, vales, rios e praias. E se você quer conhecer os famosos castelos irlandeses, Cork apresenta alguns dos castelos mais conhecidos da Irlanda: o Blarney Castle e o Blackrock Castle. Ambos com centenas de anos de história e retratam muito bem a história da Irlanda medieval!

E se você procura uma cidade que ofereça um bom custo-benefício para fazer um intercâmbio, saiba que o custo de vida em Cork é um dos mais baixos da Irlanda. Seja nos preços de aluguéis como nos preços de alimentos ou transporte, Cork apresenta o custo de uma pequena cidade universitária. Tem como ser mais atrativo do que isso?

Acredito que depois de saber isso tudo sobre Cork você ficou com ainda mais vontade de fazer seu intercâmbio na cidade, não é mesmo? Então, clique aqui e entre já em contato com a Optima Intercâmbio! Nós temos os melhores pacotes de intercâmbio em Cork e uma equipe especializada que vai te ajudar a realizar todas as etapas desse sonho de um intercâmbio no exterior!

Cork
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco