Onde fica Dublin?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Provavelmente você já sabe que Dublin é a capital da Irlanda. Mas Você sabe, exatamente, onde fica Dublin no mapa da Irlanda? Se essa é uma pergunta que se passa na sua mente durante os preparativos do seu intercâmbio, venha saber tudo sobre a geografia da cidade!

Onde fica Dublin: aspectos econômicos e políticos

A capital irlandesa é uma cidade com quase 2 milhões de habitantes em toda sua região metropolitana, a qual abrange uma área de aproximadamente 318 km². Isso transforma a cidade no maior centro urbano da Irlanda, visto que é a cidade mais populosa do país.

Nesse sentido, devemos mencionar também que Dublin é o maior centro econômico, cultural e político do país. Há um número tão grande de empresas na cidade que ela já esteve na vanguarda da expansão econômica irlandesa. Durante esse período a Ilha Esmeralda ficou conhecida como "Celtic Tiger", em referência aos Quatro Tigres Asiáticos (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan) - países que tiveram grande crescimento econômico entre 1960 e 1990.

Com isso, a capital da Ilha da Irlanda se transformou em um grande pólo tecnológico, recebendo grandes empresas em toda sua região metropolitana. Escritórios da Microsoft, Google, Amazon e Citibank, por exemplo, têm sedes na cidade.

No sentido político, a cidade de Dublin é a sede do parlamento irlandês - o Oireachtas - e de vários outros órgãos do governo, como o Taoiseach, que é a sede do primeiro-ministro irlandês.

Onde fica Dublin: aspectos físicos-geográficos

Dublin no mapa da Irlanda. A Inglaterra fica logo do outro lado! (Mapa por Google Maps)

Assim como várias cidades pelo mundo, Dublin foi construída ao longo de um rio. Dessa maneira a cidade se situa na foz do Rio Liffey, onde ele se encontra com o Mar da Irlanda por meio da Baía de Dublin.

Geograficamente falando, a cidade de Dublin se localiza na porção leste da Ilha das Irlandas. A cidade é limitada pela região costeira a leste, uma cordilheira ao sul e terras agrícolas ou outras cidades nos limites do norte e oeste.

O Rio Liffey desempenha um grande papel social na história da cidade de Dublin. Tradicionalmente ele divide a cidade na região Norte e Sul. Essas regiões, ao longo da história, acabaram sendo caracterizadas com disparidade econômica e social, onde o lado norte (Northside) era visto como a área onde a classe trabalhadora morava. O sul, por sua vez, era o lado onde a classe média e alta viviam.

Além disso, o Rio Liffey também se encontra com outros rios secundários que desaguam na Baía de Dublin, como o Rio Tolka e o Rio Dodder. Esses e outros rios secundários acabam cercando a região do centro de Dublin.

A cordilheira ao sul de Dublin é conhecida como Wicklow Mountains. Essa cordilheira ocupa boa parte da região do condado de Wicklow e se espalham para os condados de Dublin, Wexford e Carlow. Na verdade, quando esse conjunto de montanhas chegam à região de Dublin, seu nome muda para Montanhas de Dublin.

Onde fica Dublin: divisões postais

Fonte

Se você olhar algum endereço da cidade de Dublin poderá estranhar que todos eles contam com algo do tipo "Dublin 1", "Dublin 2" ou "D1" e "D2", por exemplo. Esses números correspondem às regiões postais da cidade. Apesar do nome lembrar o nosso CEP, em Dublin esses códigos também servem para ajudar a descentralizar o poder e as atividades governamentais da cidade.

Essa divisão enumera 21 regiões postais e são divididas de acordo com o "lado" que estão do Rio Liffey. As divisões que estão no lado sul são numeradas pelos números pares. As que estão do lado norte utilizam os números ímpares.

O centro de Dublin propriamente dito corresponde por D1 e D2. Há, ainda, as regiões D3, D4, D6, D7, D8 e D9 que ainda são consideradas centrais e, dependendo de onde estiver, poderá chegar ao marco zero da cidade em apenas 15 minutos de caminhada.

Além de servirem para ajudar na governança da cidade de Dublin e como códigos postais, esses números também servem para fazer a cobrança no transporte público da cidade. De acordo com o número de zonas que você percorre - ou seja, quanto mais longe você andar - mais cara será sua passagem.

Onde fica Dublin: o clima da cidade

Nevascas na cidade não são tão comuns como em outras cidades da Europa. Mas acontecem! Foto via Flicker @ mo_ie_us

Por ser localizada ao lado do oceano, a cidade de Dublin, bem como boa parte da República da Irlanda, tem um clima muito influenciado pelo mar. Assim, seus verões são amenos, com temperaturas que dificilmente ficam acima dos 20ºC. Durante o inverno, a temperatura costuma ficar, em média, entre 2ºC e 4,5ºC. Nessa época também pode nevar um pouco na cidade, apesar de não haver grande acúmulo de neve normalmente. Entretanto, isso é menos comum de acontecer do que em outros países da Europa.

Diferente de boa parte do Reino Unido, seu vizinho, a região onde Dublin se localiza recebe relativamente poucas chuvas, que são distribuídas irregularmente ao longo do ano. Assim, o sul da cidade, por exemplo, pode chegar a ter 100mm de chuva a menos do que a região de Temple Bar ou do centro da cidade anualmente.

Onde fica Dublin: conhecendo outras cidades a partir da capital

A cidade de Dublin é muito bem servida por transporte público. Há diversas estações dos Luas e dos DART que cobrem boa parte da cidade e da região metropolitana.

A partir da rede ferroviária da Irlanda é possível chegar nas principais cidades da Irlanda, como Cork ou Limerick, por exemplo.

Por meio do Dublin Airport é possível chegar facilmente às outras cidades da Europa em apenas algumas poucas horas de voos.

A localização geográfica de Dublin é perfeita para quem deseja fazer um intercâmbio em um lugar relativamente mais em conta do que outras grandes cidades europeias. Isso vai, ao mesmo tempo, facilitar o turismo por diversas partes da Europa e da própria Ilha da Irlanda. Assim, você pode visitar o Reino Unido, a Irlanda do Norte, França e diversos outros países de maneira muito fácil e rápida!

Viu só como a cidade de Dublin é um lugar muito bem localizado? Então aproveite e programe já o seu intercâmbio para Dublin com ajuda da Optima Intercâmbio! Clique aqui e peça já para um consultor entrar em contato com você!

Dublin Moradia
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco