Olá, pessoal!
Meu nome é Renan Ferreira e eu vim para Dublin com a Optima Intercâmbio. O atendimento prestativo deles foi o critério essencial que influenciou na minha escolha. Eles são feras no que fazem, e isso me passou uma tranquilidade imensa quanto às minhas decisões.Vamos lá!
Depois de cruzar o oceano e fazer uma escala de 1 hora e meia (muito tranquila) em Amsterdã, cheguei à Ilha Esmeralda no dia 06 de março deste ano. Ainda no aeroporto, tudo ocorreu tranquilamente. Antes de recolher a minha bagagem e encontrar o Thalisson da Optima, que estava me aguardando do outro lado, passei pelo oficial de imigração que me fez uma única pergunta: "Quanto tempo o senhor ficará neste país?", SÓ! Entretanto, não tive receio das eventuais perguntas, pois eu estava com todos os documentos necessários em mãos. Nada a temer!Do lado de fora o Transfer contratado pela Optima nos levou à minha Host-Family. Pronto, estava oficialmente "instalado" em Dublin.
Minhas primeiras impressões de uma outra realidade: Sinalização em todo o canto (em inglês e gaélico, outra língua oficial dos irlandeses); arquitetura das charmosas casas e das construções seculares; parques lindos; policiais que não usam arma de fogo; transporte público de qualidade; free wi-fi em quase todo lugar do centro (inclusive nos ônibus); a cultura; a música; pubs de verdade; o friozinho bom (não sou fã do calor, mas as vezes o sol faz falta, rsrs), e claro a educação. Este último talvez seja um dos mais famosos estereótipos irlandeses. E, como todo esteriótipo, não podemos generalizar. Como há brasileiros que não gostam de carnaval e futebol, há também irlandeses mal-educados. Mas eu pude tirar a prova disso, quando certa vez, por uma falta de atenção ímpar, eu acabei pegando um ônibus errado de volta para casa. Perguntei ao motorista sobre a minha localização e ele me disse que para chegar no bairro da minha casa, à noite, só de táxi, pois não haveria mais ônibus.. era o fim da linha. E para piorar eu estava sem dinheiro, pois eu havia levado só uma quantia mínima para o centro e havia gastado tudo. Ok, tinha uns 2 euros, mas isso não pagaria nem 200 metros de táxi, eu acho. Pois bem, uma mulher, no mesmo ônibus ouvindo a conversa, muito bem educada, se propôs a me ajudar, não só com informações mas também pagando um táxi para mim. Isso mesmo que você leu! Ela foi muito bem solícita e gentil. Antes, perguntou da onde eu era, aonde eu morava em Dublin, perguntou sobre a minha família no Brasil. Fiquei atônito, abismado com tudo aquilo, me imaginando na mesma situação no Brasil. Existem pessoas boas em todo o lugar. Mas quais são as probabilidades de você ser ajudado desta forma em um lugar ou num outro? Enfim, isso é para mostrar o quanto deste esteriótipo é verdadeiro.
Retornando à linha do tempo. Comecei a estudar na CES School. Ótima escola. Bem localizada no centro, aulas dinâmicas, professores excelentes, atividades complementares, conteúdo e-learning, infraestrutura muito boa. Estou aproveitando o máximo e evoluindo a cada dia. Minha primeira meta é alcançar o nível avançado em 2 meses. Haja estudo! Meu foco é melhorar o meu inglês e não o desvio. Não sou de ir à festas e beber centenas de Pints (rsrs). Tudo tem limites, você tem que saber os seus. Se ultrapassá-los, poderá impactar no seu objetivo principal. Dou valor a cada euro. Ainda não estou trabalhando, mas estou a procura.
Quanto ao suporte da Optima aqui em Dublin, só tenho que elogiar! O Thalisson é super gente boa e tem me ajudado nas burocracias e me dado dicas super importantes, essenciais para quem está chegando.
Com a minha câmera tenho registrado grandes momentos. Pretendo conhecer outras cidades da Irlanda e desfrutar o que há de melhor desta ilha e talvez visitar alguns outros países, e quando completar 6 meses, em setembro, voltarei para o Brasil, para a minha família e para a minha namorada Jéssica Lima, a quem eu amo demais e tem me apoiado bastante!Um conselho: Não pense duas vezes, escolha a Irlanda!
Renan Ferreira
Piracaia / SP
Hello folks!Estou vivendo em Dublin a 3 meses e sei que quando eu voltar para casa poderei dizer que o valor investido no intercâmbio não paga tudo...
Olá pessoal,Meu nome é Luana, estou estudando na IBAT College, localizada no Temple Bar e cheguei aqui em Dublin em Julho de 2012.Eu sou formada em...
Olá futuros intercambistas,Eu estava precisando aprender o inglês pois estava fazendo falta no meu trabalho no Brasil, estava estudando inglês no B...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos