5 museus de fotografia para visitar durante o intercâmbio

4 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

5 museus de fotografia para visitar durante o intercâmbio

No dia 19 de agosto é um dia muito especial para o mundo da arte. É nessa data que o dia da fotografia é comemorado em todo o mundo, o World Photography Day. Sabe por que essa data? Nesse mesmo dia, em 1839 o francês Louis Daguerre apresentou ao mundo o invento do daguerreótipo, que seria o primeiro protótipo da câmera que fez a primeira fotografia.

Faz parte da experiência do intercâmbio sair fotografando tudo por aí, os pontos turísticos, paisagens, monumentos e tudo que valha a pena ser registrado. As fotos servem como registro de lembrança, mas também como exercício artístico e criativo. Conheça abaixo 5 museus de fotografia que vão enriquecer ainda mais a bagagem cultural do seu intercâmbio.

Maison Européenne de la Photographie

Estabelecido no coração cultural da França, o Museu Europeu da Fotografia conta com um centro de exposições com mais de 20 mil obras de artistas de todo o mundo. O museu situado no bairro Marais em Paris possui uma biblioteca com seu acervo todo dedicado a fotografia e uma videoteca com filmes e documentários sobre a arte de fotografar.

Museum of Modern Art – New York

O mundialmente famoso Museu de Arte Moderna de Nova York começou seu acervo de fotografia ainda na década de 1930 e atualmente conta com mais de 25 mil fotos, configurando como uma das mais importantes coleções do gênero em todo o mundo.

O museu se destaca por expor não só obras de artistas profissionais ou consagrados, mas também dá espaço para jornalistas, cientistas e fotógrafos amadores. Já pensou como seria incrível ter uma foto sua exposta no MoMA? É possível até submeter trabalhos pelo site do museu clicando aqui.

The Photographers' Gallery

Situado no coração da cidade de Londres, a Photographers' Gallery é o principal centro de fotografia do Reino Unido para apresentações e apreciação da fotografia em todas as suas formas, além de abrigar uma comunidade internacional de fotógrafos.

Algo curioso desse centro cultural é que ele fica aberto durante todos os dias da semana, então não tem desculpa para não visitar enquanto estiver no seu intercâmbio pela Inglaterra. O museu apresenta uma programação bastante diversificada de exposições, eventos, palestras, workshops e cursos.

Fazendo merecer o título de maior centro cultural de fotografia, o museu ainda conta com um espaço dedicado à descoberta e venda de fotos, além de um belo e aconchegante café. Definitivamente a visita ao museu durante o intercâmbio é uma programação imperdível.

C/O Berlin

C/O Berlin é um museu dedicado à fotografia e artes visuais situado em Berlim. O espaço possui mais de 2500 m² onde são apresentados trabalhos de artistas locais e internacionais, apoiando talentos emergentes. O museu também organiza eventos educacionais sobre fotografia e arte.

O espaço foi fundado em 2000 o C/O Berlin já apresentou mais de 180 exposições do gênero e atualmente é conhecida como uma das instituições fotográficas mais ativas e renomadas em todo o mundo, com o destaque de ser a única instituição da Europa a oferecer um sólido programa de apoio a talentos emergentes.

Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires

O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires está localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires, e é um espaço dedicado à coleção, conservação e estudo de arte latino-americana. Em funcionamento desde 1996, muitas de suas obras já foram emprestadas para exposições em diversos países da Europa e América Latina.

O MALBA, como é conhecido, faz parte de uma das principais paradas de um roteiro cultural da Argentina e não pode deixar de ser visitado durante o intercâmbio.

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco