Carteira de vacinação digital: como emitir a sua?

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Com o avanço da vacinação contra COVID-19 pelo mundo e a gradual reabertura das fronteiras dos países, os brasileiros vacinados já têm permissão de entrada em diversos países - seja como turista ou como estudante.

Com isso, muitos viajantes têm dúvidas: o que fazer para comprovar a vacinação? A maneira mais fácil é com a Carteira de Vacinação Digital ou com o Certificado Nacional de Vacinação contra COVID-19.

Neste post nós te explicamos passo a passo como você pode obter sua Carteira de Vacinação Digital com a comprovação da sua imunização contra COVID-19.

Carteira de vacinação digital: o que é o Conecte SUS?

Antes de tudo, é preciso entender um pouco melhor sobre como funciona a digitalização do seu cartão de vacinação.

O Ministério da Saúde do Brasil lançou a ferramenta Conecte SUS, um aplicativo gratuito e que mostra todas as informações de saúde do cidadão brasileiro, com histórico de atendimentos no Sistema Único de Saúde, remédios adquiridos nas farmácias públicas e muito mais.

Com a pandemia de COVID-19, o app Conecte SUS também passou a servir como um certificado digital de vacinação. Atualmente, as únicas vacinas disponíveis no Conecte SUS são as vacinas contra COVID-19 aplicadas no Brasil.

A intenção é que o app se torne, gradualmente, uma versão digital daquele papelzinho cheio de datas de vacinas que todos nós, brasileiros, possuímos!

Como emitir a Carteira de Vacinação Digital contra COVID-19?

O app Conecte SUS pode ser baixado gratuitamente para Android, iOS e também pode ser acessado via navegadores da web.

Passo 1 - cadastro no site do Governo Federal do Brasil

O primeiro passo é ter um cadastro no site do Governo Federal. Se você utiliza sua CNH digital ou se possui a versão digital dos documentos de seu carro, então você já tem um cadastro no Gov.br - pode pular para o Passo 2!

Há várias maneiras de fazer o cadastro no sistema do Governo, mas as mais comuns são por meio de Validação Facial no app "Meu gov.br", por meio de validação de internet banking ou com o seu número de CPF + email.

Caso você busque emitir sua carteira de vacinação, mas ainda não possui uma conta no site do Governo Federal, basta clicar no botão "Crie sua conta gov.br" neste site. Veja imagem abaixo:

Passo 2 - download do app Conecte SUS

Pronto! Com o cadastro no site do Governo Federal, agora você já pode baixar o aplicativo Conecte SUS no seu smartphone. O app é gratuito e há versões para Android, iOS e a versão web.

Passo 3 - faça login no app

Haverá uma tela de boas-vindas logo quando você abrir o app pela primeira vez. Clique no botão "Pular" para pular esta tela ou no botão "Próximo" para entender mais sobre o app.

A tela principal é como a tela abaixo. Como é a sua primeira vez no app, basta clicar no botão "Entrar com Gov.br". Ele o redirecionará para fazer o login com as suas credenciais criadas no Passo 1, basta digitar o seu CPF e sua senha.

Depois, basta aceitar os Termos de Uso e a Política de Privacidade do aplicativo para começar a utilizá-lo.

Passo 4 - acessando suas vacinas

Na página inicial, clique nas ações rápidas "Vacinas", como na imagem abaixo.

Nessa área você já consegue ver as informações básicas sobre sua vacinação contra COVID-19, como fabricante e data das vacinas tomadas.

Nesta tela, se você clicar sobre o botão "Carteira de Vacinação Digital", será gerado um PDF em que você poderá salvar no smartphone, imprimir ou exportar por e-mail. Essa função serve para quem tomou a primeira ou as duas doses da vacina pelo Programa Nacional de Imunizações.

Passo 5 - emitindo o certificado de vacinação

Como você fará intercâmbio, você poderá emitir o certificado com todos os dados da sua vacinação em Português (pt-br), Inglês ou Espanhol. Para isso ser possível, é necessário que todo o ciclo vacinal esteja completo, com as duas doses ou a dose única.

Na tela das vacinas, clique em cima do nome da vacina (veja seta):

Na próxima tela, toque no botão azul "certificado de vacinação". A versão em português será gerada, mas se você quiser trocar o idioma, basta clicar na bandeira do Brasil e selecionar o Inglês ou Espanhol. Para exportar em pdf ou e-mail, é só clicar no botão com a seta apontando para cima, no canto superior direito.

Você também pode acessar o próprio aplicativo do Conecte SUS para mostrar seu Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 quando lhe for solicitado, entretanto, é necessário estar conectado à internet para isso.

Então, antes de embarcar para o seu intercâmbio, conecte-se à internet e faça o download do certificado de vacinação no seu smartphone! A carteira digital pode ser exigida a qualquer momento a partir do seu check-in no aeroporto e é importante que você a tenha facilmente em mãos!

A carteira de vacinação digital tem validade?

O certificado de vacinação digital contra COVID-19 tem validade em todo o território nacional por tempo indeterminado.

Além disso, como atualmente não existe nenhuma regulamentação internacional para um certificado de vacinação global contra COVID-19 - como existe no caso da febre amarela o CIVP - o Conecte SUS pode e deve ser utilizado por quem vai fazer intercâmbio ou viajar ao exterior.

O certificado de vacinação emitido pelo Conecte SUS é um documento oficial brasileiro e pode ser aceito em outros países normalmente. Para a validação do certificado, o próprio documento ainda exibe um QR Code, o que é algo muito importante, pois alguns países exigem este QR code para comprovar sua veracidade.

Mesmo podendo ser utilizado em outros países, vale ressaltar que as regras de cada um dos destinos podem ser diferentes. Verifique se o seu destino considera o certificado do Conecte SUS um documento válido.

As informações demoram para aparecer no sistema?

Geralmente sim. Para que a sua vacina conste no sistema do Governo, ela pode demorar de alguns minutos até alguns dias. Nós conhecemos casos em que a dose demorou 25 dias corridos (e contando!) para aparecer no Conecte SUS!

A responsabilidade de cadastro das informações da vacina na plataforma do Governo Federal é dos postos de saúde em que a dose foi aplicada.

Por isso, caso as informações da sua vacinação demore a aparecer no sistema, após 7 dias você pode entrar em contato com a unidade de saúde que aplicou a sua dose e solicitar a inclusão no sistema.

O certificado digital substitui a versão em papel?

Sim, ele não apenas substitui como é o mais recomendado. O certificado de vacinação digital dispensa a apresentação da carteira de vacinação em papel, já que este é um documento oficial do Governo Federal.

Além disso, o certificado digital possui o QR Code, que pode ser solicitado por alguns destinos de intercâmbio. O idioma estrangeiro também será exigido na maioria dos destinos. Com o certificado digital, você terá as funções do QR Code e a tradução para o idioma estrangeiro facilmente em mãos.

Está na hora de fazer seu intercâmbio. Partiu?

Com a vacinação avançando, as fronteiras de muitos países reabrindo e as viagens retornando gradualmente ao normal, está na hora de programar seu intercâmbio!

Aqui na Optima você conta com uma equipe especializada para garantir que o seu intercâmbio seja um sucesso do começo ao fim, com toda a qualidade, segurança e transparência que você merece!

Clique aqui para agendar um horário com nossos consultores! Tenho certeza que o seu intercâmbio será incrível! Mas corre, pois as vagas para este período de reabertura são limitadas!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco