Como se vestir para encarar o inverno na Europa?

3 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Morar no exterior é uma experiência única e transformadora que nos ajuda a entender o mundo e expandir os horizontes. Porém, se adaptar à um novo clima é sempre um desafio. Nós da Optima Intercâmbio estamos sempre atentos às necessidades de nossos clientes e por isto reunimos as melhores dicas como se vestir para encarar o inverno na Europa.

Normalmente os intercambistas brasileiros que estão acostumados com temperaturas tropicais sentem um contraste grande com o inverno europeu. A temperatura média no inverno na Europa costuma variar desde 5 graus até baixíssimas temperaturas negativas, dependendo do destino.

Comprar roupas no país de destino

É comum que, com a perspectiva de encontrar muito frio, intercambistas encham suas malas com roupas de inverno do Brasil. Mas este costuma ser um erro comum da maioria. Sempre recomendamos aos nossos clientes levar para o intercâmbio as roupas que já se tem, mas não recomendamos que comprem roupas novas.

As roupas vendidas no seu destino costumam ser muito mais adequadas ao clima do país, especialmente no inverno entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Já nos meses de março e abril, as lojas começam a apresentar suas coleções de primavera. Portanto é mais difícil encontrar casacos pesados nesta época do ano. A menos que se procure em lojas especializadas em roupas para atividades ao ar livre e aventura, como montanhismo, escalada, etc.

A grande dica para quem sente muito frio no exterior é se vestir em camadas, já que, dependendo de onde se está a temperatura pode mudar (dentro da escola, de lojas, bares, casa, transporte público). Recomendamos o uso de uma regata ou meia-calça/ceroula por baixo da roupa (quando as temperaturas estão muito baixas); na camada por cima a roupa normal (como uma calça jeans e camiseta de manga longa). Na seguinte camada uma blusinha de lã fina (para manter seu corpo quente), por último um bom casaco impermeável, que corte o vento e de preferência com capuz.

Ainda com frio?

Se ainda tiver frio: meias grossas, gorro, luvas e cachecóis são recomendados. Caso você sinta calor com todas estas camadas, você pode ir removendo partes para ficar mais fresco sem sentir frio. Se você vestir como no Brasil e se cobrir unicamente com um casaco pesado por cima de sua camiseta, você vai tirá-lo quando entrar em qualquer lugar pois vai sentir calor. Mas logo você sentirá frio por estar totalmente desprotegido por baixo. Fica a dica!

Preste atenção nos calçados

Outra dica importante é utilizar calçados confortáveis com solado grosso e antiderrapante (com ranhuras). Assim, caso você encontre condições com chuva e neve, seus pés ficarão protegidos da humidade. Vale a pena lembrar que a Europa é considerada como o “Velho Continente”. Apesar de ter incríveis avanços modernos também tem bastante coisas tradicionais. Isso vale para calçadas e ruas que podem ser de pedra ou paralelepípedos. E acreditem, as pedras podem causar sérios acidentes quando molhadas.

Nós da Optima Intercâmbio consideramos o bem-estar de nossos clientes acima de tudo! Como temos conhecimento e experiência de vida na Europa, reunimos as melhores dicas (testadas e aprovadas) de como se vestir para o inverno na Europa.

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco