Perdi meu passaporte: o que fazer? Posso tirar outro?

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

"Perdi meu passaporte no exterior, o que fazer?" Mesmo nas aventuras mais bem planejadas, imprevistos podem acontecer!

A gente sabe que perder o passaporte é um dos pesadelos mais comuns de quem viaja para o exterior. E, por isso, queremos te ajudar a manter a calma e agir com eficiência e rapidez diante dessa situação.

Não importa se você apenas quer se preparar com todas as informações necessárias caso isso ocorra ou precisa de uma ajuda urgente porque está acontecendo agora. Neste artigo, você conhecerá o passo a passo em caso de perda do passaporte em outro país.

Continue lendo e saiba mais!

Para se preparar antes da viagem!

Antes mesmo de sair do Brasil, a gente recomenda: faça uma cópia autenticada do seu documento de identidade, da sua certidão de nascimento e uma cópia simples do seu passaporte para manter na sua acomodação, em um lugar seguro, durante todo o intercâmbio.

Ao longo da sua viagem, mesmo com esses documentos em mãos, é importante que você cuide bem do seu passaporte e não o perca de vista!

Essa simples atitude pode ser fundamental para agilizar a obtenção de um novo documento de viagem.

Mas o que fazer em caso de perda de passaporte no exterior?

Percebeu que o passaporte não está com você durante o intercâmbio? Foi furtado, extraviado ou passou por um momento de descuido? Não se preocupe.

A sua primeira atitude deve ser tentar manter a calma!

Emitir um novo passaporte pode ser mais fácil do que você pensa, mas demanda alguns detalhes ao longo deste passo a passo.

Veja o que é preciso fazer a seguir.

1º Passo: Faça um boletim de ocorrência

Não importa se você teve seu passaporte extraviado, roubado ou perdido. O primeiro passo é sempre procurar a polícia local e fazer um boletim de ocorrência.

Além de registrar um boletim de ocorrência na polícia local, você deve fazer o mesmo na polícia aqui do Brasil por meio do B.O no site da polícia do seu estado.

Em ambos casos, é importante informar os dados do passaporte perdido, como o número, a data de emissão e a validade.

2º Passo: Procurar a embaixada ou consulado brasileiro no exterior

Se você perdeu o seu passaporte no exterior, o segundo passo é procurar a assistência consular no destino de intercâmbio ou cidade mais próxima de onde estiver.

Você pode consultar uma lista de todas as repartições consulares do Brasil no mundo ao clicar neste link.

Siga as orientações dadas por telefone. Provavelmente, você terá que se deslocar até o órgão no exterior, por isso, leve o B.O. local e brasileiro consigo.

Vale lembrar que a perda de passaportes e outros documentos não caracteriza situação de emergência, uma vez que não configura risco à vida ou à segurança de cidadão brasileiro.

Portanto, todo pedido de novo passaporte deverá ser feito durante o horário de expediente, e não por meio do plantão consular.

3º Passo: Solicite um novo passaporte

Ao perder o passaporte durante uma viagem você poderá solicitar ao posto consular brasileiro um novo passaporte. Ele vai custar em torno de US$ 160 e pode ficar pronto em até 10 dias a depender do local.

Se você retorna ao Brasil em um período menor e não consegue esperar a emissão de um novo passaporte, siga para o passo número 4!

4º Passo: Solicitação da Autorização de Retorno ao Brasil

Se o seu passaporte é necessário para voltar ao Brasil e ele não será emitido a tempo, você pode emitir gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no setor consular.

Esse documento pode ser solicitado em caso de perda ou roubo, com uma denúncia policial (B.O) e qualquer documento comprobatório da sua nacionalidade brasileira.

Se isso não estiver disponível, será necessário levar duas testemunhas que atestem a sua nacionalidade brasileira.

Caso queira continuar a sua viagem para outro país ou tiver escalas e conexões no seu voo de retorno ao Brasil, não será possível solicitar uma Autorização de Retorno. É preciso esperar a emissão de passaporte.

5º Passo: Retire seu novo passaporte

Assim como o processo de tirar passaporte no Brasil, você também precisa ir retirá-lo na embaixada onde ele foi solicitado.

Vale dizer que este é um novo documento. Portanto, informações como o número do passaporte e vistos não serão os mesmos do anterior.

Por isso, você precisará da concessão de um novo visto para o(s) seu(s) destino(s) de intercâmbio.

6º Passo: se necessário, procure um departamento de imigração do seu destino

Cada destino de intercâmbio tem uma maneira diferente de agir em caso de perda de passaporte com visto e o que e necessário fazer.

Mas a maior dica é visitar a imigração do seu destino de intercâmbio com o seu passaporte para evitar qualquer tipo de problemas com o seu visto, caso isso seja necessário.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer!

Tudo certo. Agora você já pode viajar tranquilo, pois sabe o que é preciso para fazer todo o processo burocrático em caso de perda ou roubo do seu passaporte.

Quer ir com segurança fazer o intercâmbio dos seus sonhos? Conte com a Optima Intercâmbio!

Nós estamos há mais de 13 anos no mercado oferecendo os melhores pacotes de intercâmbio para quem quer aprender um novo idioma, investir em sua carreira acadêmica, conhecer novas culturas e trabalhar no exterior.

Fale com um dos nossos consultores e descubra novas possibilidades ao fazer um intercâmbio com a nossa equipe!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco