Por que planejar o seu intercâmbio com antecedência é tão importante?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Fazer um intercâmbio é uma experiência enriquecedora e transformadora na vida de todos os estudantes que se aventuram a fazê-la.

A perspectiva de explorar novas culturas, aprimorar habilidades linguísticas e acadêmicas, além de vivenciar aventuras únicas são muitos dos benefícios que um viajante pode ter.

No entanto, embarcar nessa jornada é algo que deve ser preparado com cuidado, com uma agência de confiança como a Optima, e com bastante antecedência para evitar desafios ao longo da sua experiência no exterior.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para mostrar a você a importância de um intercâmbio planejado com antecedência. Continue lendo e saiba mais!

1. Planejar seu intercâmbio com antecedência ajuda a fazer o curso que você sempre sonhou!

Planejar o seu intercâmbio com antecedência dá a você a melhor oportunidade de fazer o curso dos seus sonhos. Você tem mais tempo para pesquisar e comparar opções, considerar os pré-requisitos necessários que possam ser exigidos e buscar pela melhor alternativa.

Além disso, a maioria das instituições de ensino no exterior tem vagas limitadas e, para os cursos de ensino superior, também é importante se organizar para iniciar o semestre letivo nas datas pré-estabelecidas.

Portanto, quanto antes você começar a se planejar, maiores serão as suas chances de estudar no programa desejado.

2. Planejamento com antecedência ajuda você a encontrar a melhor acomodação

Viver confortavelmente no intercâmbio é muito importante e faz parte da experiência. Mesmo que todas as acomodações sejam padronizadas pelas instituições de ensino, planejar o seu intercâmbio com antecedência pode assegurar vagas em acomodações mais próximas da sua instituição de ensino.

Além disso, com a alta demanda por intercâmbio dos últimos anos, as acomodações estão cada vez mais concorridas, o que torna o planejamento antecipado ainda mais vital para assegurar a escolha da acomodação perfeita!

Tudo isso ajuda a evitar escolhas limitadas, contratempos de última hora e permite que você se adapte mais facilmente ao novo ambiente!

3. Planejar-se antecipadamente é uma oportunidade para conseguir todos os documentos a tempo

Quem já viajou para outro país, principalmente os que precisam de visto, saberá o que nós estamos falando: existem muitas etapas burocráticas que você precisa passar para realizar a sua viagem.

A obtenção de vistos, autorizações de estudos e outros requisitos legais podem se transformar em uma jornada por si só. E é claro: cada um desses requisitos oferecem prazos diferentes, que podem levar algumas semanas para serem concluídos.

Por isso, iniciar o processo de coleta e organização dos documentos com antecedência, ajuda a evitar o estresse de enfrentar prazos apertados e a possibilidade de postergar o embarque devido à falta de documentação adequada.

4. Planejamento financeiro também deve fazer parte da sua viagem!

Fazer um intercâmbio é um investimento muito recompensador. Entretanto, é preciso se organizar financeiramente para viajar sem preocupações e boletos a serem pagos!

Além do seu pacote de intercâmbio, que aqui na Optima inclui o curso, acomodação, seguro saúde, material didático e várias outras coisas, você ainda precisa colocar na ponta do lápis e reservar valores como passagens aéreas e o próprio dinheiro que você precisa levar para o exterior.

Tudo isso demanda uma organização financeira muito regrada para poder tomar decisões mais informadas e conscientes a partir dos recursos que você tem disponível.

Com o planejamento antecipado, você pode ter mais tempo para pesquisar, estimar o investimento total de maneira realista e criar um plano financeiro sólido que ofereça possibilidades de economia dentro de um prazo pré-definido.

5. Planejar-se com antecedência te ajuda a conseguir orçamentos com o melhor custo-benefício

Continuando a falar sobre a importância do planejamento financeiro, programar o seu intercâmbio com antecedência oferece a oportunidade de investir no seu pacote de intercâmbio a partir de um orçamento mais em conta.

Além de ter mais tempo para explorar as diferentes opções de cursos, destinos e acomodação, você poderá se programar para comprar em épocas de promoção, por exemplo.

Vale a pena lembrar que, quanto antes você comprar o pacote de intercâmbio, mais barato ele será, pois as escolas internacionais aplicam reajustes mensais ou semestrais no valor dos cursos. Por isso, o valor de um pacote de hoje pode não ser o mesmo valor de amanhã!

6. Passagens aéreas compradas com antecedência saem mais baratas

As passagens aéreas ocupam uma boa parcela do orçamento de quem vai fazer intercâmbio. Mas o planejamento antecipado pode ser a chave para garantir tarifas mais acessíveis. Afinal, as companhias aéreas oferecem valores mais baixos para aqueles que compram com antecedência.

Ao começar a pesquisar pelas passagens aéreas mais cedo, os estudantes têm a vantagem de acompanhar as flutuações de preços e aproveitar as oportunidades de descontos e ofertas especiais.

Além disso, comprar com antecedência oferece mais flexibilidade na escolha das datas de viagem, escolhendo-a de maneira que o início do curso não seja impactado ou ainda tenha tempo suficiente para flexibilizar essa data.

7. Mais tempo para planejar o seu roteiro de viagens

Um dos maiores pontos positivos de fazer um intercâmbio é a oportunidade de explorar diferentes lugares durante a estadia no exterior.

Por isso, planejar o seu intercâmbio com antecedência é uma maneira de pesquisar destinos e pontos turísticos, criando um itinerário personalizado que abrange diferentes atrações que você mais deseja visitar.

Um planejamento cuidadoso proporciona uma experiência de viagem mais tranquila e gratificante, com menos preocupações logísticas e mais focada na descoberta cultural.

8. Mais chances para aproveitar baixas no câmbio

Viajar para outro país implica lidar com moeda estrangeira e as variações da taxa de câmbio.

E o planejamento com antecedência oferece aos estudantes a oportunidade de monitorar essas flutuações nas taxas de câmbio para escolher o melhor momento para comprar moeda estrangeira. Assim, é possível economizar significativamente na compra de moeda estrangeira.

Qual é o tempo ideal para planejar um intercâmbio?

Se é a sua primeira viagem internacional, aqui na Optima nós recomendamos que você faça o seu planejamento de intercâmbio com um prazo de oito a doze meses de antecedência da sua data de embarque.

Esse tempo é mais do que suficiente para tirar seu passaporte, o visto de estudante, conseguir as melhores passagens aéreas e ainda garantir bons valores no seu pacote de intercâmbio. Além, é claro, de ter mais tempo para se organizar financeiramente e lidar com as pequenas burocracias de viagem que sempre surgem.

Entretanto, se você quer viajar em breve e já tem certa experiência com viagens internacionais, seis meses também é tempo suficiente para viajar para qualquer destino!

Se você quer fazer tudo isso em um prazo mais curto, entre três e quatro meses de antecedência pode ser um tempo hábil, desde que você não perca nenhuma data e prazo.

Com um mês de antecedência ainda dá tempo de planejar o seu intercâmbio. As opções de cursos e acomodações podem ser mais limitadas, mas você ainda encontra pacotes com bom custo-benefício. Se você ainda não tem passaporte, nem visto, talvez seja interessante se organizar com um pouco mais de tempo.

É possível embarcar em menos de um mês? Sim, desde que você tenha todas as coisas muito organizadas, principalmente no que diz respeito às burocracias e ao valor a ser investido em tão pouco tempo!

Se não planejar o intercâmbio com antecedência, não é possível viajar?

Planejar um intercâmbio com antecedência é altamente recomendado, pois é por meio do planejamento e dos detalhes que as suas chances de ter uma experiência bem-sucedida no exterior aumentam.

No entanto, um planejamento mais a curto prazo não significa necessariamente que você não conseguirá viajar, mesmo que alguns desafios e limitações sejam previstos.

A Optima Intercâmbio reafirma a importância de uma preparação antecipada e consciente sobre todo o processo do seu intercâmbio. Entretanto, se você quer viajar em pouco tempo, você poderá contar com uma equipe especializada para te ajudar com cada detalhe da sua viagem!

Embarque nessa aventura com a gente! Agende seu horário com um dos nossos especialistas e tenha a consultoria que você merece para fazer um intercâmbio de sucesso!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco