5 vantagens do intercâmbio que ninguém te conta

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Fazer um intercâmbio em outro país a gente já sabe que é uma experiência incrível! É o tipo de investimento que não tem nem como descrever todas as vantagens de estudar fora.

Os benefícios de passar uma temporada em outro país e estudar no exterior vão desde aprender um novo idioma ou desenvolver alguma língua que você já saiba o básico, até também fazer algum curso profissionalizante ou até mesmo uma graduação. Melhor ainda se você participar dos programas de bolsa em escolas de outros países, já que é algo bastante comum conseguir bolsa para estudar no exterior.

Um dos melhores benefícios de estudar fora do país é conhecer novas culturas, novos povos e novos hábitos! Estudar faz bem e fora do país é melhor ainda, mas hoje vamos falar sobre cinco vantagens de fazer intercâmbio que ninguém te conta.

Estudar em outro país aumenta a criatividade

Estudos da Universidade da Flórida evidenciam aquilo que já sabemos: a relação entre intercâmbio e o aumento da criatividade é bastante real. Estar em um ambiente multicultural e com diversas nacionalidades estimula o desenvolvimento do raciocínio na solução de problemas, estimula a capacidade de aprender e aumenta a criatividade.

Estudar em outro país não se limita à grade de disciplinas das escolas. Em muitos programas de intercâmbio você poderá fazer também atividades extracurriculares que contribuem bastante para o aprendizado e vivência no país de destino. Essas atividades estimulam bastante o aprendizado de novas habilidades criativas que evidenciam uma experiência bem sucedida.

Estudar no exterior desenvolve a empatia

Um dos principais estímulos trabalhados durante um intercâmbio é a necessidade de processar diferenças culturais. Conhecer diferentes origens e múltiplas culturas aumenta a capacidade de desenvolver empatia de maneira significativa. Intercambista que fazem trabalho voluntário se deparam com diversas situações cotidianas que não têm oportunidade de vivenciar em seu país

Estudar fora melhora o crescimento pessoal

Estar sozinho em um outro país, sem a família e os amigos da terra natal com certeza é uma experiência de crescimento muito grande. Perder a timidez e adquirir autoconfiança vai ser fundamental nesse momento de intercâmbio. Enquanto não conhece pessoas novas, algumas coisas você vai ter que se virar sozinho até se adaptar à nova cultura e ao novo idioma.

A autonomia e o crescimento pessoal são características que se desenvolvem bastante durante uma experiência internacional. O processo de adaptação cultural, a vivência com um mercado de trabalho diferente e a necessidade de se virar sozinho são os principais momentos em que um estudante de intercâmbio tem para se desenvolver como ser humano.

Uma coisa é certeza: você jamais voltará a mesma pessoa depois de um intercâmbio.

Amizades que duram a vida inteira

Uma das partes mais legais de realizar o sonho de estudar fora é quando você começa a conhecer pessoas novas e, definitivamente, esse é o melhor benefício de fazer um intercâmbio.

Fazer amizades e conhecer pessoas é fundamental para a saúde mental durante o período longe de casa, mas o que ninguém te fala é que essas amizades vão durar a vida inteira. É com essas pessoas que você vai vivenciar as melhores experiências do seu intercâmbio. Juntos vocês vão aprender sobre a cultura local, vão se ajudar a se virar no novo país e, principalmente, compartilhar momentos incríveis e inesquecíveis.

Fazer intercâmbio aumenta a vontade de viajar

Se tem uma coisa que aumenta durante um intercâmbio, é a vontade de viajar cada vez mais! Voltar para casa também é bom, mas planejar o novo destino é melhor ainda. A inquietação de se preparar para a nova viagem, os locais que planeja visitar, ver vídeos sobre o próximo país, tudo isso vai aumentar quando você chegar do seu primeiro intercâmbio!

O desejo de estar rodando o mundo vai te transformar num cidadão do mundo, te fazer pensar globalmente e se inspirar em experiências internacionais para resolver problemas locais.

Segurança durante o intercâmbio é com a Optima!

A Optima Intercâmbio tem compromisso com a segurança do estudante independentemente do tipo de programa ou destino escolhido.

Nós temos uma equipe dedicada e especializada que poderá te informar e tirar todas as suas dúvidas quando o assunto é intercâmbio.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível te ajudar nessa nova etapa da sua vida!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco