O Salário mínimo é a maneira pela qual um país consegue controlar o quanto seus trabalhadores irão receber pelos seus serviços em todo o território nacional. Essa prática é muito comum, e é praticada na maioria dos países da atual comunidade internacional.
As primeiras nações a implementarem uma política de salário mínimo foram a Austrália e Nova Zelândia, que desde o século XIX já garantiam um valor base para os trabalhadores do país.
Apesar disso, a política do salário mínimo é criticada por pessoas que defendem políticas de mercado mais livres e sem imposições do governo. E apesar das controvérsias acerca do assunto, conhecer o salário mínimo de um país nos ajuda a entender suas condições e pensar se vale ou não a pena estudar e até trabalhar naquela nação.
No Brasil, o salário mínimo é definido por um valor mensal, mas nos outros países é comum definir o salário por horas trabalhadas.
Confira os 10 países com os maiores salários mínimos do mundo (Atualizado em 2024):
Luxemburgo é o país com o maior salário mínimo do mundo, nessa nação europeia trabalhadores com mais de 18 anos ganham o equivalente a EUR €2.570,90 por mês.
Seu alto salário mínimo reflete a qualidade de vida do país e seus altos custos, mas também proporciona segurança financeira aos trabalhadores, mesmo quando passou por crises financeiras.
Embora estudantes internacionais não possam trabalhar, a proximidade de Luxemburgo com outros países europeus e o alto nível educacional fazem deste um excelente local para visitas e estudos de alta qualidade.
Os Países Baixos, com o segundo salário mínimo mais alto da Europa, oferecem um ambiente ideal para viajantes que buscam uma educação de qualidade, em uma sociedade aberta e multicultural.
Com cidades vibrantes como Amsterdã e Roterdã, o país oferece uma atmosfera moderna e multicultural, além de uma sólida rede de transporte, conectando facilmente os estudantes a outros destinos europeus.
Um ponto interessante sobre o mercado de trabalho holandês é que o salário mínimo é ajustado de acordo com a idade do trabalhador, atingindo seu valor máximo aos 21 anos. Isso reflete uma política de apoio ao desenvolvimento dos jovens que ingressam no mercado.
A Austrália é conhecida não só por suas paisagens exuberantes, mas também por oferecer um dos maiores salários mínimos do mundo. O país também tem fama por sua qualidade de vida de primeiro mundo, que frequentemente disputa prêmios com os países nórdicos.
A Austrália permite que estudantes trabalhem por até 48 horas quinzenais durante o período letivo. Nas férias é permitido trabalho por tempo integral.
Dessa forma, os estudantes podem cobrir seus custos no país e ainda ter uma experiência de imersão mais profunda.
A Terra dos Cangurus também é reconhecida pela segurança e alta qualidade de suas instituições de ensino, que oferecem opções de ensino de línguas e cursos profissionalizantes.
A Ilha Esmeralda é um país perfeito para estudantes, os valores são acessíveis e a possibilidade de trabalhar por até 20 horas semanais atrai viajantes de todo o mundo.
O salário mínimo na Irlanda permite que muitos estudantes consigam cobrir seus custos e desfrutar do país. Além de conhecer outros destinos da Europa, como França e Inglaterra.
Com paisagens exóticas, uma cultura rica em tradições e um ambiente acolhedor, o país oferece uma excelente experiência para quem busca combinar educação de qualidade com uma imersão cultural autêntica.
Dublin, a capital, é um centro vibrante de inovação e negócios, enquanto cidades como Cork e Galway oferecem um ambiente universitário acolhedor e cheio de charme.
Saiba mais: Salário mínimo da Irlanda em 2024: conheça os valores hoje!
Além disso, a Irlanda permite que estudantes renovem seu visto e permaneçam estudando no país por até 7 anos, possibilitando uma experiência educacional contínua e um longo período de imersão no estilo de vida irlandês.
Com uma das paisagens naturais mais belas do mundo, a Nova Zelândia combina um ambiente de estudos dinâmico com uma cultura amigável. Além disso, a economia do país proporciona uma das melhores qualidades de vida do mundo.
Na Nova Zelândia também é permitido trabalhar por até 48 horas quinzenais durante o período letivo, assim os estudantes conseguem se manter financeiramente enquanto aproveitam a vida no país.
As regras para estudantes no país são semelhantes às da Austrália, seu vizinho.
O salário mínimo elevado e as oportunidades em setores como turismo, agricultura e tecnologia fazem da Nova Zelândia um destino atrativo e muito vantajoso para estudantes internacionais.
O Reino Unido é um destino ajustado para estudantes internacionais, especialmente por suas universidades famosas e por sua riqueza cultural.
O salário mínimo do país é um dos mais altos da Europa, o que favorece quem busca algum tipo de imigração. Infelizmente estudar e trabalhar no país não é uma opção viável para brasileiros.
Apesar disso, o país não deixa de ser uma das melhores opções para uma imersão e aprendizado do inglês, que teve suas raízes no país.
A Bélgica é um país europeu renomado por sua alta qualidade de vida, infraestrutura moderna e ampla diversidade cultural.
Com um dos salários mínimos mais elevados da Europa, a nação oferece uma excelente estrutura de suporte para estudantes internacionais, que encontram nas universidades belgas um padrão de ensino de alto nível, especialmente em áreas como ciências sociais, artes e engenharia.
Além disso, a Bélgica é famosa por suas cidades históricas e movimentadas, como Bruxelas, Bruges e Antuérpia, que oferecem uma experiência cultural rica. Apesar de não oferecer permissão de trabalho para intercambistas, é uma ótima opção para visitar!
A Alemanha é um dos destinos de estudo mais atrativos da Europa, conhecida por sua forte economia, excelente sistema de ensino superior e uma vasta herança cultural.
Com universidades de renome global, o país oferece programas de alta qualidade, especialmente nas áreas de engenharia, ciências exatas e tecnologia.
Além disso, estudantes de cursos superiores na Alemanha têm a possibilidade de trabalhar durante o curso, o que ajuda na experiência acadêmica e profissional.
Outro diferencial é que estudantes internacionais podem levar sua família consigo, tornando o país uma escolha ideal para quem busca oportunidades de imigração e uma qualidade de vida excepcional enquanto estuda.
Com o suporte completo da Optima, que vai desde a escolha do programa até o seu dia-a-dia no país, seu intercâmbio na Alemanha será um sucesso!
O Canadá é um dos destinos queridinhos dos brasileiros, ele é conhecido por sua alta qualidade de vida, segurança e paisagens naturais impressionantes.
Com seu sistema de ensino reconhecido mundialmente, o país oferece instituições de alto nível e programas acessíveis em diversas áreas de estudo.
Para estudantes que desejam trabalhar durante o intercâmbio, é importante destacar que apenas alunos matriculados em programas de college (faculdades técnicas e profissionalizantes) têm permissão para trabalhar durante os estudos.
Esse tipo de programa é perfeito para quem deseja se especializar em uma área de atuação, para quem quer dar um up na sua carreira ou mesmo para quem deseja uma vida no país.
Nos Estados Unidos, o salário mínimo varia de estado para estado, porém o valor nacional é de USD $7.25 por hora. É comum que os salários mínimos de cada estado sejam maiores do que o estabelecido nacionalmente.
Por ter uma economia diversa, com alto desenvolvimento tecnológico e um setor privado competitivo e global, os EUA lideram a economia mundial. A influência do país na economia global torna os EUA a economia mais importante do mundo.
O sistema de trabalho para estudantes internacionais possui restrições, o que torna a opção de trabalho limitada a vistos de trabalho, e não de estudantes, como na Irlanda.
No entanto, para aqueles que desejam se concentrar nos estudos em instituições renomadas, os EUA ainda são uma excelente escolha. Com ótimas opções para aprender inglês e se especializar em diversas áreas.
Estudar, e quando possível trabalhar, em um país com um alto salário mínimo pode ser uma experiência enriquecedora para brasileiros.
Cada um desses países oferecem uma base financeira sólida, permitindo que estudantes internacionais não só cubram seus custos de vida, mas também aproveitem experiências culturais e profissionais.
Além disso, países com alta remuneração mínima tendem a ter forte proteção ao trabalhador e boas condições de trabalho.
Um intercâmbio de estudo e trabalho pode transformar o seu futuro acadêmico e profissional.
A Optima está aqui para transformar esse sonho em realidade, com nossa experiência, podemos te levar para os melhores países do mundo com segurança e tranquilidade, entre em contato conosco e comece a planejar!
O MultiMoedas é um cartão pré-pago internacional recarregável que pode ser utilizado para saques e débitos em qualquer parte do mundo. Este cartão ...
Uma parte importante de qualquer programa de intercâmbio cultural é saber administrar bem seu dinheiro para poder se manter durante o período de es...
O intercâmbio cultural é um grande investimento que fazemos para a vida pessoal e profissional! E assim como em outros grandes projetos de vida, o ...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos