Como economizar no intercâmbio

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
dinheiro em moeda

Fazer um intercâmbio é um momento único em nossas vidas. É um período de muitas descobertas, superações e aprendizados! Mas, nem tudo são flores no intercâmbio, principalmente quando o assunto é grana. Com as moedas internacionais mais valorizadas que o real, mesmo com o pé de meia que fazemos para levar para o intercâmbio, economia é fundamental para a maioria dos intercambistas. Por isso, a Optima Intercâmbio separou algumas dicas que vão te ajudar a economizar no intercâmbio.

More em uma share house

Optar por uma share house é uma das formas mais bacanas de se economizar no intercâmbio, já que o aluguel vai ser uma das suas maiores despesas no mês. Na share house, além do aluguel, as despesas como conta de energia, internet e produtos de limpeza também serão divididos. Em alguns casos até as compras de supermercado são divididas entre os flatmates. Por isso, ao invés de alugar uma apartamento para você, optar por uma acomodação compartilhada sai bem mais em conta. Além disso, você fará muitos amigos na share house e muitos deles se tornarão a sua família durante o intercâmbio.

Meio de transporte público alternativo

São poucos os intercambistas que possuem carros enquanto faz intercâmbio. O ponto positivo é que você não precisará se preocupar com os custos de combustível, estacionamento e seguro. Os meios de transporte públicos como ônibus, metrô ou trem são boas alternativas. Entretanto, se usados todos os dias, podem acabar pesando no orçamento no fim do mês.

Por isso, se você quiser gastar menos ainda durante o intercâmbio, que tal optar por meios de transporte como a bicicleta? Além de ser prática, rápida e uma alternativa que preserva o meio ambiente, você vai se deslocar pela cidade sem se preocupar com o trânsito. E dá pra economizar com a academia também, já que você vai praticar um exercício físico todos os dias! Você pode comprar uma bicicleta de segunda mão ou até mesmo alugar em estações que são muito tradicionais em grandes cidades.

Por falar em meios de transporte alternativos, podemos dar uma chance também aos patinetes elétricos e skates. Eles já estão em alta nas grandes cidades brasileiras, mas, lá fora, são muito comuns, principalmente se for para percorrer curtas distâncias. Portanto, você vai conseguir facilmente encontrar um serviço de aluguel desses veículos lá fora.

Evite comer na rua

Na hora da fome a gente nem pensa muito e come no primeiro lugar que encontramos. Muitas vezes se alimentar fora de casa é uma das maiores válvulas de escape de dinheiro durante o intercâmbio. Para evitar isso, você pode fazer lanchinos em casa e carregá-los com você! Assim, quando a fome apertar, você não precisa gastar dinheiro.

Homebrand, melhor forma de economizar no intercâmbio

Os grandes supermercados no exterior, assim como no Brasil, possuem produtos que são da sua própria marca. Na Irlanda e Inglaterra, por exemplo, o Tesco oferece uma gama de produtos próprios que custam bem menos. Exemplo disso são produtos como pão de forma. O intercambista pode comprar um pacote de pão de forma da marca do Tesco por 0,65 € enquanto outras marcas de pão chegam a custar 2,00€. E não para por aí! Outras coisas como produtos de limpeza e bebidas homebrand são consideravelmente mais baratas e não perdem nada em qualidade.

supermercado

Programas gratuitos e com descontos

Ainda bem que um intercâmbio não é só para estudar um novo idioma, não é mesmo? Se você vai estudar no exterior também deve conhecer um pouco de outra cultura e se divertir como os locais! Para economizar bastante nesse sentido, é bom procurar programas culturais gratuitos. No exterior, diversos museus, festivais, exposições e pontos turísticos costumam não cobrar entrada. Aqueles que cobram, normalmente têm desconto para estudantes, o que dá para economizar mais ainda!

Para sair com os amigos, vários restaurantes e bares oferecem descontos especiais nas horas de happy hour. Eles costumam acontecer nos fins das tardes de determinados dias da semana.

A calculadora é a sua aliada para economizar no intercâmbio

Antes mesmo de embarcar para seu intercâmbio, é importante se planejar! Para isso, procure saber qual é o custo de vida do local escolhido. Faça uma estimativa dos gastos e, quando estiver por lá, anote todos eles em uma planilha e faça as contas. Se você se organizar de verdade, consegue até juntar dinheiro! Já pensou que maravilha?

Dicas para o seu intercâmbio? É com a Optima!

A Optima Intercâmbio oferece programas de estudos de idiomas e atividades profissionais em diversos países do mundo. Mas um grande diferencial da nossa agência é o suporte pré e pós embarque. Tanto durante a preparação do seu intercâmbio como na sua viagem você poderá contar com as dicas da equipe Optima facilitando a sua vida no exterior.

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo